Próspero Lassere

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Próspero Lassere
Outras Grafias EQUAL
Morte 10 de janeiro de 1900
[[Paris]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor natural de França, residiu muitos anos em Portugal e considerava este país a sua segunda pátria, tendo casado com uma senhora portuguesa de quem enviuvara. Morreu em Paris, para onde partira pouco menos antes a conselho do médico, no dia 10 de janeiro de 1900, depois de uma operação que correu bem, mas à qual se seguiu uma febre intensa que o matou. Pintou nas obras dos Paços do Concelho em Lisboa e era membro da Academia de Belas Artes de Lisboa[1].

Viterbo menciona-o entre os que frequentavam as palestras noturnas da loja de modas do Chiado, designando-o como "primoroso florista e ornamentista"[2].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 96-97.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 147.

Bibliografia e Fontes

  • Mourato, António. "Pintores floristas em Portugal (1850-1910)." População e Sociedade 23 (2015): 117-143.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo