Quartel

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

(Termo militar): Diz-se particularmente do lugar e sítio em que está aquartelado cada terço de um exército. Castra, orum. Neut. Plural é todo o arraial ou todo o campo castrum no singular poderia significar quartel. (...)

Quartel da corte, onde campam os generais por ser mais seguro do inimigo; chamam-lhe alguns quartel da saúde castra ducum.

O aposento do soldado, nos quartéis del-rei ou alojamento de cada terço. (...)

(Em frase de armaria). Se diz das diferentes partes em que se esquartela o escudo. Muitas foram as razões da partição ou divisão dos escudos em quartéis. 1. A multiplicação dos feudos, senhorios, etc. Os reis de Castela têm quartéis de Leão, Aragão, Granada, Sicília, etc. os reis de Inglaterra, outro da Escócia e outro de Ibérnia e são os três reinos que foram unidos na pessoa del rei Jacques, filho da rainha Maria Stuart. 2. A descendência, parentesco, aliança, etc. Em Portugal, os Albuquerques por descenderem de um filho natural del-rei D. Dinis, trazem o escudo esquartelado ao primeiro as quinas de Portugal, o segundo de vermelho e cinco flores de Lis. Outras razões de divisão do escudo em quartéis se acham nos livros que tratam das armas da nobreza e suas divisas[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VII: Q), 22.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VII: Letra Q-S. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716-1728.