Rodrigo Álvares

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Rodrigo Álvares
Nome completo Rodrigo Álvares
Outras Grafias EQUAL

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Mestre de obras de carpintaria da Casa da Índia a partir de 1520, cargo confirmado em 1525 por D. João III. Recebia como ordenado 4500 réis anuais[1].

Será o mesmo Rodrigo Álvares mencionado numa carta de Bartolomeu de Paiva a propósito de uns altares que se mandaram fazer para a igreja de São Francisco de Évora, em 1521[2]?

Sousa Viterbo começa por afirmar que foi nomeado por D. Manuel em (1520) para mestre das obras da Casa da Índia; refere depois a confirmação em 1525 por D. João III com ordenado de 4500 réis anuais. Inclui outras informações sobre a distribuição do dinheiro. As duas cartas referem instruções sobre as obras. "Rodrigo Alvares que faz os cordois de maçenaria" e os "madeiramentos dos telhados".

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 23-24 e 498-499 e Vol 3 (1922), 221-222.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 290.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo