Rodrigo Álvares

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Rodrigo Álvares
Nome completo Rodrigo Álvares
Outras Grafias EQUAL

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Mestre de obras de carpintaria da Casa da Índia a partir de 1520, cargo confirmado em 1525 por D. João III. Recebia como ordenado 4500 réis anuais[1].

Será o mesmo Rodrigo Álvares mencionado numa carta de Bartolomeu de Paiva a propósito de uns altares que se mandaram fazer para a igreja de São Francisco de Évora, em 1521[2]?

Sousa Viterbo começa por afirmar que foi nomeado por D. Manuel em (1520) para mestre das obras da Casa da Índia; refere depois a confirmação em 1525 por D. João III com ordenado de 4500 réis anuais. Inclui outras informações sobre a distribuição do dinheiro. As duas cartas referem instruções sobre as obras. "Rodrigo Alvares que faz os cordois de maçenaria" e os "madeiramentos dos telhados".

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 23-24 e 498-499 e Vol 3 (1922), 221-222.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 290.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo