Salva com Agnus Dei (PNA)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search
Salva de Pé Baixo
Data século XVI
Género Ourivesaria
Técnica Prata dourada e cinzelada
Dimensões 6 cm  × 27,2 cm (diâmetro) 
Localização Palácio Nacional da Ajuda (PNA), Lisboa

Historial

Figurou na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola de 1882, na sala F, que continha os objectos pertencentes à colecção do rei D. Fernando II, com o número 103[1]. Em 1910, adornava os aposentos do rei D. Manuel II no Palácio das Necessidades. Actualmente encontra-se no Palácio Nacional da Ajuda, para onde foi transferida em 1931[2].

Descrição

Descrição do catálogo da exposição de 1882: "Fructeiro de prata dourada. No medalhão central o Agnus Dei; em roda figuras e ramagens em relevo; na zona exterior ornamentação formada de segmentos esphericos. Seculo XVI[3]".

Notas

  1. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 249.
  2. http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=991045 consultado a 13 de setembro de 2017
  3. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 249.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo