Tapeçaria dos Planetas

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search
Tapeçaria dos Planetas

Descrição

Tapeçaria representando os planetas que decorava a sala do estrado da duquesa de Bragança no palácio ducal de Vila Viçosa, são descritas por Diogo de Figueiroa e Manuel Galhegos durante as celebrações do casamento do duque D. João II de Bragança (futuro D. João IV) com D. Luísa de Gusmão.

É mencionada a decorar uma sala no Paço da Ribeira aquando do baptizado de D. Isabel Josefa, filha de D. Pedro II e D. Maria Francisca de Sabóia[1].

Notas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Artes e Artistas em Portugal. (Lisboa: Livraria Ferreira, 1892), 100.

Bibliografia e Fontes

  • Enríquez de Villegas, Diego, Piramide natalicio y baptismal a la Soberana... Magestad De la... Reyna D. Maria Francisca Isabel de Saboya, Princeza de Portvgal delineava D. Diego Enriquez de Villegas. En Lisboa En la Emprenta de Antonio Craesbeeck de Mello, 1670. 
  • Figueiroa, Diogo Ferreira, Epitome das festas que se fizeram no cazamento do serenisso principe Dom João deste nome segundo... com Dona Luiza Francisca de Gusmão.... Évora: Manuel Carvalho Impressor da Universidade, 1633.
  • Galhegos, Manuel, Templo da memoria: poema epithalamico nas feliccissimas bodas do Excellentissimo Senhor Duque de Bragança & de Barcelos... Lisboa: por Lourenço Craesbeeck Impressor delRey: a custa do Duque, 1635.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo