Tapeçarias de Nuno Álvares Pereira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search
Tapeçarias de D. Nuno Álvares Pereira

Descrição

Ciclo de tapeçarias pertencente à Casa de Bragança, narrando os feitos da vida do seu antepassado, D. Nuno Álvares Pereira. Em 1571 e em 1670 estava no palácio ducal de Vila Viçosa. Decoravam o guarda-roupa e a câmara do duque de Bragança. Os que estavam "na sala que fica no topo da escada" eram "de ouro, prata e seda, lavrados de figuras representando uma victoria ganha por Nunalvares, condestavel de Portugal, contra os castelhanos.. Dos mesmos pannos está forrada outra sala também no cimo da escada, da parte opposta, bem como a camara e ante-camara do legado, etc.".

Decoravam o Paço da Ribeira em 1669, aquando do baptizado da princesa D. Isabel Josefa.

Notas

Bibliografia e Fontes

  • Enríquez de Villegas, Diego, Piramide natalicio y baptismal a la Soberana... Magestad De la... Reyna D. Maria Francisca Isabel de Saboya, Princeza de Portvgal delineava D. Diego Enriquez de Villegas. En Lisboa En la Emprenta de Antonio Craesbeeck de Mello, 1670.
  • Figueiroa, Diogo Ferreira, Epitome das festas que se fizeram no cazamento do serenisso principe Dom João deste nome segundo... com Dona Luiza Francisca de Gusmão.... Évora: Manuel Carvalho Impressor da Universidade, 1633.
  • Galhegos, Manuel, Templo da memoria: poema epithalamico nas feliccissimas bodas do Excellentissimo Senhor Duque de Bragança & de Barcelos... Lisboa: por Lourenço Craesbeeck Impressor delRey : a custa do Duque, 1635.
  • Herculano, Alexandre, Opúsculos. Vol. 6. Lisboa: Viúva Bertrand, 1873-1908.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo