Valentim José Correia

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Valentim José Correia
Nome completo Valentim José Correia
Outras Grafias valor desconhecido
Pai Feliciano de Sousa Correia
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 14 fevereiro 1822
Lisboa, Portugal
Morte 14 julho 1900
Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Valentim José Correia nasceu em Lisboa a 14 de fevereiro de 1822 e faleceu na mesma cidade a 14 de julho de 1900. Era filho do arquitecto Feliciano de Sousa Correia.

Tinha o curso de arquitecto da Academia de Belas Artes de Lisboa, obteve quatro prémios em dinheiro e o diploma de accessit à medalha de ouro no último exame de composição e construção arquitectónica. Concluiu o curso em 1843.

Carreira

A 19 de abril de 1849 entrou como arquitecto em comissão, na Inspecção Geral das Obras Públicas do Reino, até 3 de novembro de 1852. Nesse ano foi nomeado desenhador de 1ª classe da Direcção Geral das Obras Públicas.

Em 1862 foi nomeado por portaria de 15 de setembro segundo arquitecto da Intendência das Obras Públicas do distrito de Lisboa.

Por decreto de 23 de fevereiro de 1865 foi nomeado arquitecto de 2ª classe do quadro do Ministério das Obras Públicas. A 12 de maio de 1880 foi promovido a 1ª classe.

Pela lei de 24 de julho de 1886 foi classificado arquitecto de 2ª classe, a 16 de setembro, mas voltou a ser promovido a 2ª classe a 1 de dezembro de 1892.

Foi sócio fundador da Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses[1].

Outras informações

Obras

  • Dirigiu obras importantes no palácio de Vila Viçosa.
  • Construção do Teatro D. Maria II com o seu pai Feliciano de Sousa Correia.
  • Projectou e construiu as janelas do 1º andar no Mosteiro dos Jerónimos.

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 274-275.

Fontes

Bibliografia

Ribeiro, António Manuel. O museu de imagens na imprensa do Romantismo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Projecto para o trono da capela-mor da igreja de São Nicolau em Lisboa (BNP).

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo