Virgem com Menino (medalhão)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search
Virgem com o Menino (medalhão)
Autor Andrea della Robbia (cercadura), Andrea Sansovino (?) (medalhão)
Data c. 1501-1535
Género Escultura
Técnica Medalhão em mármore esculpido. Cercadura em barro vidrado e policromado.
Localização Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Historial

Este medalhão, de proveniência desconhecida, mas possivelmente vindo do Mosteiro da Madre de Deus de Xabregas, ou do Mosteiro dos Jerónimos[1].

Figurou na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola de 1882, estando exposto na Sala J com o número 107. No catálogo diz-se ser proveniente da Academia de Belas Artes de Lisboa. Está descrito da seguinte maneira: "Medalhão em marmo branco representando Nossa Senhora com o Menino e dois anjos sustendo uma grinalda. Moldura de faiança com fundo azul ornada de cherubins e na orla uma grinalda a côres representando flores, fructos e folhas com uma fita. A moldura é de della Robbia"[2].

Descrição

Notas

  1. http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=248777 consultado a 8 de setembro de 2017
  2. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 184.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo