Willem van der Kloet

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Willem van der Kloet
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintor de azulejos activo nos séculos XVII e XVIII. Viterbo supõe que seja de procedência germânica (na verdade é holandês), mas não consta que residisse em Portugal, nem que tivesse cá vindo, embora existam entre nós obras suas e da sua oficina[1].

Outras informações

Obras

  • Azulejos do Palácio Galvões Mexias na rua dos Mouros - "tanto a escada como algumas das salas estão revestidas de bellos azulejos, azues e brancos, de interessante e correcto desenho. Os das escadas enfeitam-os graciosos grupos de mininos. Os das salas representam danças, concertos, scenas e costumes domesticos, da epocha e do estylo de Luiz XV, ou talvez ainda anterior. Mas, de todos, os melhores, são oos de uma capella, hoje profanada, em quadros allusivos á vida de Christo. Parecem todos da mesma procedencia industrial e artistica, mas só os da capella estão assignados, tendo esta rubrica: Willelm van der Kloet fecit.
  • Painel de azulejos no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré - "grandes paineis de azulejo, azues e brancos… tendo esta inscripção: W. V. D. Kloet. f."

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 95-96.

Bibliografia e Fontes

  • Marggraf, Rainer; Oldenziel, Ruth, co-aut.; Dam, Jan Daan van, co-aut.; Shaffer, Wendie, trad. Os Azulejos de Willem Van der Kloet em Portugal =: Willem Van der Kloet tile pictures in Portugal. Lisboa: Sociedade de Lisboa 94, 1994.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo