Willem van der Kloet

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Willem van der Kloet
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintor de azulejos activo nos séculos XVII e XVIII. Viterbo supõe que seja de procedência germânica (na verdade é holandês), mas não consta que residisse em Portugal, nem que tivesse cá vindo, embora existam entre nós obras suas e da sua oficina[1].

Outras informações

Obras

  • Azulejos do Palácio Galvões Mexias na rua dos Mouros - "tanto a escada como algumas das salas estão revestidas de bellos azulejos, azues e brancos, de interessante e correcto desenho. Os das escadas enfeitam-os graciosos grupos de mininos. Os das salas representam danças, concertos, scenas e costumes domesticos, da epocha e do estylo de Luiz XV, ou talvez ainda anterior. Mas, de todos, os melhores, são oos de uma capella, hoje profanada, em quadros allusivos á vida de Christo. Parecem todos da mesma procedencia industrial e artistica, mas só os da capella estão assignados, tendo esta rubrica: Willelm van der Kloet fecit.
  • Painel de azulejos no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré - "grandes paineis de azulejo, azues e brancos… tendo esta inscripção: W. V. D. Kloet. f."

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 95-96.

Bibliografia e Fontes

  • Marggraf, Rainer; Oldenziel, Ruth, co-aut.; Dam, Jan Daan van, co-aut.; Shaffer, Wendie, trad. Os Azulejos de Willem Van der Kloet em Portugal =: Willem Van der Kloet tile pictures in Portugal. Lisboa: Sociedade de Lisboa 94, 1994.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo