Inácio de Oliveira Bernardes: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE) |
|||
| Linha 1: | Linha 1: | ||
{{Info/ | {{Info/TechNetEMPIRE | ||
<!-- dados da imagem --> | <!-- dados da imagem --> | ||
|largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm | |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm | ||
| Linha 46: | Linha 46: | ||
==Biografia== | ==Biografia== | ||
=== Dados biográficos=== | === Dados biográficos=== | ||
Filho de [[António de Oliveira Bernardes]] e de [[Francisca Xavier de Araújo]] e irmão do pintor de azulejos [[Policarpo de Oliveira Bernardes]], nasceu a 1 de Fevereiro de 1697 na freguesia de Santa Catarina. Casou em 1718 com Anastácia Teresa Romaneti de quem teve dois filhos que lhe seguiram os passos, [[Micaela Arcângela Romaneti]] em 1713, [[João Pedro de Oliveira]] em 1752... tem outras duas filhas mencionadas por Taborda que ficaram com a sua pensão<ref>Taborda. | Filho de [[António de Oliveira Bernardes]] e de [[Francisca Xavier de Araújo]] e irmão do pintor de azulejos [[Policarpo de Oliveira Bernardes]], nasceu a 1 de Fevereiro de 1697 na freguesia de Santa Catarina. Casou em 1718 com Anastácia Teresa Romaneti de quem teve dois filhos que lhe seguiram os passos, [[Micaela Arcângela Romaneti]] em 1713, [[João Pedro de Oliveira]] em 1752... tem outras duas filhas mencionadas por Taborda que ficaram com a sua pensão<ref>Taborda. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' 230.</ref><ref name="Vol II">Viterbo, ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II], 477.</ref>. | ||
<!-- HÁ MAIS FILHAS TENHO DE VER ONDE! --> | <!-- HÁ MAIS FILHAS TENHO DE VER ONDE! --> | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Foi um dos artistas que D. João V enviou a Roma para estudar. Foi membro da Irmandade de S. Lucas e pintor em Mafra. D. João V empregou-o na pintura de quadros para o Palácio de Mafra. D. Pedro II concedeu-lhe uma pensão de 300 mil réis<ref | Foi um dos artistas que D. João V enviou a Roma para estudar. Foi membro da Irmandade de S. Lucas e pintor em Mafra. D. João V empregou-o na pintura de quadros para o Palácio de Mafra. D. Pedro II concedeu-lhe uma pensão de 300 mil réis<ref name="Vol II"/>. | ||
===Outras informações=== | ===Outras informações=== | ||
| Linha 92: | Linha 92: | ||
==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*"Inácio de Oliveira Bernardes" In Paulo Pereira (coord.) | *"Inácio de Oliveira Bernardes" In Paulo Pereira (coord.) ''Dicionário da Arte Barroca em Portugal.'' Lisboa: Ed. Presença. 1989. | ||
*AA. VV., | *AA. VV., ''Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.'' Lisboa: IPPAR, D.L. 1994. | ||
*Couto, João (textos). | *Couto, João (textos). ''Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António Sequeira: Segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: Catálogo.'' Setúbal: Museu de Setúbal, 1960. | ||
*Flor, Susana Varela. "Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais...". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002. | *Flor, Susana Varela. "Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais...". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002. | ||
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. | *Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013. | ||
*Gomes, Joaquim da Conceição. | *Gomes, Joaquim da Conceição. ''Descripção Minuciosa do Monumento de Mafra.'' Lisboa: 1871. | ||
*[http://dited.bn.pt/30125/index.html?BEAUT_PATH Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "André Gonçalves e a pintura de cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750)." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.] | *[http://dited.bn.pt/30125/index.html?BEAUT_PATH Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "André Gonçalves e a pintura de cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750)." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.] | ||
*Ivo, Júlio. | *Ivo, Júlio. ''O Monumento de Mafra. Guia Illustrado.'' Lisboa: A Editora, 1906. | ||
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. | *[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823]. | ||
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz. "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, 2010.] | *[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz. "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, 2010.] | ||
*Mata, Jorge. "Pedro António Avondano e a sua ópera Il Mondo della Luna" In | *Mata, Jorge. "Pedro António Avondano e a sua ópera Il Mondo della Luna" In ''Colóquio. Artes'', 110 (Julho-Setembro 1996): 52-61. | ||
*Pamplona, Fernando de. | *Pamplona, Fernando de. ''Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal.'' Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988. | ||
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. | *[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre : Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.] | ||
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa, 2007.] | *[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa, 2007.] | ||
*Santa Anna, Frei João de. | *Santa Anna, Frei João de. ''Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com a explicação das Plantas, que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. '' Mafra: MS, 1828. | ||
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. | *[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.] | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal''. [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904. | ||
*[https://archive.org/stream/noticiadealgunsp00viteuoft#page/n9/mode/2up Viterbo, Francisco de Sousa. | *[https://archive.org/stream/noticiadealgunsp00viteuoft#page/n9/mode/2up Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.] | ||
==Ligações Externas== | ==Ligações Externas== | ||
| Linha 137: | Linha 137: | ||
{{DEFAULTSORT: Inacio de Oliveira Bernades}} | {{DEFAULTSORT: Inacio de Oliveira Bernades}} | ||
[[Categoria: Pessoas]] | [[Categoria:Pessoas]] | ||
[[Categoria: Activos Século XVIII]] | [[Categoria:Activos Século XVIII]] | ||
[[Categoria: Portugal]] | [[Categoria:Portugal]] | ||
[[Categoria: Lisboa]] | [[Categoria:Lisboa]] | ||
[[Categoria: Mafra]] | [[Categoria:Mafra]] | ||
[[Categoria: Pintores]] | [[Categoria:Pintores]] | ||
[[Categoria: Irmandade de São Lucas]] | [[Categoria:Irmandade de São Lucas]] | ||
[[Categoria: Com Bibliografia]] | [[Categoria:Com Bibliografia]] | ||
[[Categoria: Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai]] | [[Categoria:Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai]] | ||
Edição atual desde as 11h13min de 13 de fevereiro de 2020
| Inácio de Oliveira Bernardes | |
|---|---|
| Nome completo | Inácio de Oliveira Bernardes |
| Outras Grafias | EQUAL |
| Pai | António de Oliveira Bernardes |
| Mãe | Francisca Xavier de Araújo |
| Filho(s) | Micaela Arcângela Romaneti em 1713, João Pedro de Oliveira em 1752 |
| Irmão(s) | Policarpo de Oliveira Bernardes, Ana Oliveira Bernardes, José de Oliveira Bernardes, Valério de Oliveira Bernardes, Pedro de Oliveira Bernardes, Aurélia Maria Bernardes, Silvério de Oliveira Bernardes, Apolinário de Oliveira Bernardes, Maria de Oliveira Bernardes |
| Nascimento | 1 de fevereiro de 1697 [[Lisboa]] |
| Morte | 19 de janeiro de 1781 (83 anos) [[Lisboa]] |
Biografia
Dados biográficos
Filho de António de Oliveira Bernardes e de Francisca Xavier de Araújo e irmão do pintor de azulejos Policarpo de Oliveira Bernardes, nasceu a 1 de Fevereiro de 1697 na freguesia de Santa Catarina. Casou em 1718 com Anastácia Teresa Romaneti de quem teve dois filhos que lhe seguiram os passos, Micaela Arcângela Romaneti em 1713, João Pedro de Oliveira em 1752... tem outras duas filhas mencionadas por Taborda que ficaram com a sua pensão[1][2].
Carreira
Foi um dos artistas que D. João V enviou a Roma para estudar. Foi membro da Irmandade de S. Lucas e pintor em Mafra. D. João V empregou-o na pintura de quadros para o Palácio de Mafra. D. Pedro II concedeu-lhe uma pensão de 300 mil réis[2].
Outras informações
Obras
- Século XVIII - Plano de restauro do Palácio de Monserrate em Sintra.
- Século XVIII - Construção da nova Casa da Ópera do Palácio de Queluz.
- Século XVIII - Pintura para o Palácio de Mafra.
- 1730 - Pintura de telas para a Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai de Lisboa.
- 1730-1750 - Sagrada Família, Palácio Nacional de Mafra.
- 1745 - Pintura de telas para o Colégio de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Lisboa.
- 1747-1750 - Pintura para o Palácio das Necessidades, em Lisboa.
- século XVIII (segunda metade) - Pintura de grotescos na abóbada da igreja do mosteiro de Santa Teresa de Jesus de Carnide (atribuído).
- 1764 - Provável pintura do tecto da nave da Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa.
- 1764 - Pintura das telas de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa.
- 1764 - Pintura da Sagrada Família, São Miguel e Coroação da Virgem da Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa.
- 1765 - Esboço (e pintura?) da Imaculada Conceição para a Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa.
- 1765 - Pintura da Coroação da Virgem para a Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa (atribuído).
- 1770-1778 - Projecto para a Quinta Devisme em São Domingos de Benfica, Lisboa.
Referências bibliográficas
- ↑ Taborda. Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba. 230.
- ↑ 2,0 2,1 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 477.
Bibliografia e Fontes
- "Inácio de Oliveira Bernardes" In Paulo Pereira (coord.) Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989.
- AA. VV., Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750. Lisboa: IPPAR, D.L. 1994.
- Couto, João (textos). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António Sequeira: Segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: Catálogo. Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.
- Flor, Susana Varela. "Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais...". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
- Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Gomes, Joaquim da Conceição. Descripção Minuciosa do Monumento de Mafra. Lisboa: 1871.
- Ivo, Júlio. O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906.
- Mata, Jorge. "Pedro António Avondano e a sua ópera Il Mondo della Luna" In Colóquio. Artes, 110 (Julho-Setembro 1996): 52-61.
- Pamplona, Fernando de. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988.
- Santa Anna, Frei João de. Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com a explicação das Plantas, que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. Mafra: MS, 1828.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Inácio de Oliveira Bernardes (última modificação: 13/02/2020). eViterbo. Visitado em 04 de dezembro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_de_Oliveira_Bernardes