José de Oliveira Bernardes

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


José de Oliveira Bernardes
Outras Grafias EQUAL
Pai António de Oliveira Bernardes
Mãe Francisca Xavier de Araújo
Irmão(s) Policarpo de Oliveira Bernardes, Inácio de Oliveira Bernardes, Valério de Oliveira Bernardes, Ana Oliveira Bernardes, Pedro de Oliveira Bernardes, Aurélia Maria Bernardes, Silvério de Oliveira Bernardes, Apolinário de Oliveira Bernardes, Maria Oliveira Bernardes
Nascimento 1702
[[Lisboa]]
Morte 22 de fevereiro de 1781 (79 anos)
[[Tomar]]
Sexo maculino

Biografia

Dados biográficos

Filho do pintor António de Oliveira Bernardes, foi pintor e membro da Irmandade de São Lucas, para onde entrou em 1731. Tomou ordens e entrou como religioso no Convento de Cristo, de Tomar, com o nome Fr. José de Santa Marta. Foi baptizado a 13 de dezembro de 1702[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. António de Oliveira Bernardes In Az Infinitum: http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/autor_ficha.aspx?id=46 consultado a 25 de agosto de 2017.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela, Flor. Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo