Giacomo Azzolini: diferenças entre revisões
Sem resumo de edição |
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE) |
||
(Há 3 revisões intermédias de 2 utilizadores que não estão a ser apresentadas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
{{Info/ | {{Info/TechNetEMPIRE | ||
<!-- dados da imagem --> | <!-- dados da imagem --> | ||
|largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm | |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm | ||
Linha 45: | Linha 45: | ||
=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | === Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ||
Vem para Portugal em 1752. Naturalizado cidadão português em 1760 | Vem para Portugal em 1752. Naturalizado cidadão português em 1760. | ||
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
Sousa Viterbo reproduz o artigo de Volkmar. | Sousa Viterbo reproduz o artigo de Volkmar. | ||
Entre 1786 e 1787 trabalha na direcção dos cenários do Teatro Régio da Ajuda<ref>Viterbo, | Entre 1786 e 1787 trabalha na direcção dos cenários do Teatro Régio da Ajuda<ref>Viterbo, ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 84-86.</ref><ref>Viterbo, ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 518-519.</ref>. | ||
Na ''Ópera de Assur'', propõe que cada um dos seus discípulos - [[José Carlos Binheti]] e [[Manuel Piolti]] - fizessem cenários para escolher quem ocuparia o cargo. Naturalizam-se vários italianos na mesma altura. Sousa Viterbo apresenta uma lista: [[D. Francisco Assiza]], [[Oracio Felici]], [[Domingos Federici]], [[Valerio Bertozzi]], [[Francisco Pocaragi]], [[Alexandre Berthocelini]], [[Claudiano Dorelli]], [[Filippe Conti]], [[José Maruzzi]], [[Angelo Miguel Gallini]], [[Crispim Profile]], [[João Antonio Penacchini]], [[Nicolau Apolloni]], [[João Baptista Ceccoli]], [[Serafin Seri]], [[Luís Bistorini]], [[Petronio Mazzoni]], [[Sinibaldo Dorelli]], [[J. Siccinio]], [[Bibiena]], [[João Simão Ciuci]], [[Francisco Xavier Constanzi]], [[Maximino Bernabei]], [[Nicoalo Conti]], [[Carlos Baldi]]. | Na ''Ópera de Assur'', propõe que cada um dos seus discípulos - [[José Carlos Binheti]] e [[Manuel Piolti]] - fizessem cenários para escolher quem ocuparia o cargo. Naturalizam-se vários italianos na mesma altura. Sousa Viterbo apresenta uma lista: [[D. Francisco Assiza]], [[Oracio Felici]], [[Domingos Federici]], [[Valerio Bertozzi]], [[Francisco Pocaragi]], [[Alexandre Berthocelini]], [[Claudiano Dorelli]], [[Filippe Conti]], [[José Maruzzi]], [[Angelo Miguel Gallini]], [[Crispim Profile]], [[João Antonio Penacchini]], [[Nicolau Apolloni]], [[João Baptista Ceccoli]], [[Serafin Seri]], [[Luís Bistorini]], [[Petronio Mazzoni]], [[Sinibaldo Dorelli]], [[J. Siccinio]], [[Giovanni Carlo Bibiena]], [[João Simão Ciuci]], [[Francisco Xavier Constanzi]], [[Maximino Bernabei]], [[Nicoalo Conti]], [[Carlos Baldi]]. | ||
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores--> | ===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores--> | ||
Linha 62: | Linha 62: | ||
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM --> | ==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM --> | ||
*Anthony, R. DelDonna,Pierpaolo Polzonetti (eds.). | *Anthony, R. DelDonna,Pierpaolo Polzonetti (eds.). ''The Cambridge Companion to Eighteenth-Century Opera''. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 237. | ||
*Carvalho, A. Aires. "A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." In | *Carvalho, A. Aires. "A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." In ''Belas artes'' S. 3, n. 2 (1980): 59-65. | ||
*Bessone, Silvana. | *Bessone, Silvana. ''De picadeiro a museu, de museu a picadeiro''. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995. | ||
*Brito, Manuel Carlos de. | *Brito, Manuel Carlos de. ''Opera in Portugal in the Eighteenth Century''. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 25 e 38. | ||
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10204.pdf Carneiro, Luís Soares. "Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses. Dois Documentos"]. | *[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10204.pdf Carneiro, Luís Soares. "Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses. Dois Documentos"]. | ||
*Gonçalves, A. Nogueira. | *Gonçalves, A. Nogueira. ''O arquitecto e cenógrafo Giacomo Azzolini em Coimbra''. Lisboa : Tip. Editorial Império, 1971. | ||
*Guedes, Natália Correia. | *Guedes, Natália Correia. ''Museu Nacional dos Coches''. Lisboa, 1986. | ||
*Lobo, Rui. "Giacomo Azzolini: a Bolognese architect in Lisbon and Coimbra (1753-1791)", comunicação apresentada no | *Lobo, Rui. "Giacomo Azzolini: a Bolognese architect in Lisbon and Coimbra (1753-1791)", comunicação apresentada no ''Convegno Internazionale di Studi "Da Bologna all'Europa:artisti bolognesi in Portogallo" (XVI-XIX Secolo)'' .Bolonha, 30 de Novembro a 01 de Dezembro 2015. | ||
*"O Picadeiro Real de Belém: documentos inéditos relativos à sua construção" In | *"O Picadeiro Real de Belém: documentos inéditos relativos à sua construção" In ''Museus de Portugal'', vol. 1. Lisboa: Direcção-Geral do Património Cultural, 1978. | ||
*Raggi, Giuseppina. "Pinturas de fundais e falsos interiores: decorações pictóricas integrais de Pasquali Parente" In | *Raggi, Giuseppina. "Pinturas de fundais e falsos interiores: decorações pictóricas integrais de Pasquali Parente" In ''Monumentos''. Lisboa, 2003. 109-117. | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal''. [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899. | ||
---- | ---- | ||
Linha 98: | Linha 98: | ||
{{DEFAULTSORT: Giacomo Azzolini}} | {{DEFAULTSORT: Giacomo Azzolini}} | ||
[[Categoria: Pessoas]] | [[Categoria:Pessoas]] | ||
[[Categoria: Activos Século XVIII]] | [[Categoria:Activos Século XVIII]] | ||
[[Categoria: Itália]] | [[Categoria:Itália]] | ||
[[Categoria: Portugal]] | [[Categoria:Portugal]] | ||
[[Categoria: Lisboa]] | [[Categoria:Lisboa]] | ||
[[Categoria: Arquitectos]] | [[Categoria:Arquitectos]] | ||
[[Categoria: Cenógrafos]] | [[Categoria:Cenógrafos]] | ||
[[Categoria: Com Bibliografia]] | [[Categoria:Com Bibliografia]] | ||
[[Categoria:TechNetEMPIRE]] | |||
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]] |
Edição atual desde as 11h37min de 13 de fevereiro de 2020
Giacomo Azzolini | |
---|---|
Nome completo | Giacomo Azzolini |
Outras Grafias | EQUAL |
Nascimento | Bolonha |
Biografia
Dados biográficos
Vem para Portugal em 1752. Naturalizado cidadão português em 1760.
Carreira
Sousa Viterbo reproduz o artigo de Volkmar.
Entre 1786 e 1787 trabalha na direcção dos cenários do Teatro Régio da Ajuda[1][2].
Na Ópera de Assur, propõe que cada um dos seus discípulos - José Carlos Binheti e Manuel Piolti - fizessem cenários para escolher quem ocuparia o cargo. Naturalizam-se vários italianos na mesma altura. Sousa Viterbo apresenta uma lista: D. Francisco Assiza, Oracio Felici, Domingos Federici, Valerio Bertozzi, Francisco Pocaragi, Alexandre Berthocelini, Claudiano Dorelli, Filippe Conti, José Maruzzi, Angelo Miguel Gallini, Crispim Profile, João Antonio Penacchini, Nicolau Apolloni, João Baptista Ceccoli, Serafin Seri, Luís Bistorini, Petronio Mazzoni, Sinibaldo Dorelli, J. Siccinio, Giovanni Carlo Bibiena, João Simão Ciuci, Francisco Xavier Constanzi, Maximino Bernabei, Nicoalo Conti, Carlos Baldi.
Outras informações
Obras
Referências bibliográficas
Bibliografia e Fontes
- Anthony, R. DelDonna,Pierpaolo Polzonetti (eds.). The Cambridge Companion to Eighteenth-Century Opera. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 237.
- Carvalho, A. Aires. "A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." In Belas artes S. 3, n. 2 (1980): 59-65.
- Bessone, Silvana. De picadeiro a museu, de museu a picadeiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995.
- Brito, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 25 e 38.
- Carneiro, Luís Soares. "Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses. Dois Documentos".
- Gonçalves, A. Nogueira. O arquitecto e cenógrafo Giacomo Azzolini em Coimbra. Lisboa : Tip. Editorial Império, 1971.
- Guedes, Natália Correia. Museu Nacional dos Coches. Lisboa, 1986.
- Lobo, Rui. "Giacomo Azzolini: a Bolognese architect in Lisbon and Coimbra (1753-1791)", comunicação apresentada no Convegno Internazionale di Studi "Da Bologna all'Europa:artisti bolognesi in Portogallo" (XVI-XIX Secolo) .Bolonha, 30 de Novembro a 01 de Dezembro 2015.
- "O Picadeiro Real de Belém: documentos inéditos relativos à sua construção" In Museus de Portugal, vol. 1. Lisboa: Direcção-Geral do Património Cultural, 1978.
- Raggi, Giuseppina. "Pinturas de fundais e falsos interiores: decorações pictóricas integrais de Pasquali Parente" In Monumentos. Lisboa, 2003. 109-117.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
Ligações Externas
- Edifício do Museu Nacional dos Coches (atribuído a Giacomo Azzolini.
- Obras de Giacomo Azzolini.
- Giacomo Azzolini In Treccani.
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Giacomo Azzolini (última modificação: 13/02/2020). eViterbo. Visitado em 11 de outubro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Giacomo_Azzolini