Manuel Piolti

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Manuel Piolti
Outras Grafias EQUAL
Nascimento
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho de italianos, nascido em Lisboa, foi discípulo de Giacomo Azzolini, juntamente com José Carlos Binheti.

Carreira

Trabalhou nas obras do Real Paço da Ajuda. Foi arquitecto, decorador e pintor, esteve empregado no Teatro Régio.

Fez com Domingos Sequeira projectos para os tectos do Palácio da Ajuda, não realizados. Dirigiu com Cirilo Volkmar Machado a direcção da pintura da casa do dossel desse palácio, desenhando ele a perspectiva e os ornamentos, e Volkmar o painel e as outras figuras. Os seus desenhos foram executados por José António Narciso e pelo seu filho Anacleto José Narciso, Vicente Paulo, Eusébio de Oliveira, Eugénio Joaquim Alvade, José Tomás e João de Deus.

Em 1821 aparece na documentação como encarregado das decorações, recebendo 1600 reis diários. Em 1822 sabe-se que fez desenhos para a ornamentação dos tectos das escadas do vestíbulo principal do Palácio da Ajuda. Também lhe foi entregue grande parte do trabalho de pintuura das salas da frontaria de leste. Em 1823 apresentou um projecto para a pintura do tecto da sala quadrada do torreão, que foi aprovado.

Ensinava desenho numa das aulas do Palácio[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 137-139 e Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 283.

Bibliografia e Fontes

  • Carvalho, A. Aires." A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." Belas artes S. 3, n. 2 (1980): 59-65.
  • Gonçalves, Mónica. "Arcangelo Fuschini (1771 - 1834) e a pintura do Neoclassicismo em Portugal." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2016.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Miranda, Rita. A Pintura Mural da Sala do Trono do Palácio Nacional de Mafra.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo