António Rodrigues (3): diferenças entre revisões

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==Biografia==  
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=== Dados biográficos ===
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Era natural de Albufeira e morava em Lisboa, em S. Miguel da Alfama, por volta de 1659, exercendo aí o ofício de pintor. Era casado com Luzia Correia. Nesse ano retirou-se para o Algarve com a sua família e casa, mas regressou a Lisboa em 1660<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (2ª série), 66.</ref>. <!-- não tenho a certeza se ele é mesmo morador em Lisboa ou se apenas está aí temporariamente -->
Era natural de Albufeira e morava em Lisboa, em S. Miguel da Alfama, por volta de 1659, exercendo aí o ofício de pintor. Era casado com Luzia Correia. Nesse ano retirou-se para o Algarve com a sua família e casa, mas regressou a Lisboa em 1660<ref name="ReferenceA">Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (2ª série), 66.</ref>. <!-- não tenho a certeza se ele é mesmo morador em Lisboa ou se apenas está aí temporariamente -->
   
   
===Carreira===   
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Em 1659 aceitou pintar uma imagem de Santo Erasmo para uma mulher viúva, saqueira, moradora à Portagem que vivia com uma filha solteira. Representou o santo deitado com dois diabos de cada lado a tirar-lhe as tripas pelas costas, enquanto Herodes e a filha as iam dobrando. Por suspeitar, um ano depois, que a saqueira usava a pintura para bruxarias, fez uma denúncia sobre ela ao Tribunal do Santo Ofício. Viterbo menciona ter encontrado uma pintura com o mesmo tema na casa do arquitecto [[José Maria Nepomuceno]]<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (2ª série), 66.</ref>.  
Em 1659 aceitou pintar uma imagem de Santo Erasmo para uma mulher viúva, saqueira, moradora à Portagem que vivia com uma filha solteira. Representou o santo deitado com dois diabos de cada lado a tirar-lhe as tripas pelas costas, enquanto Herodes e a filha as iam dobrando. Por suspeitar, um ano depois, que a saqueira usava a pintura para bruxarias, fez uma denúncia sobre ela ao Tribunal do Santo Ofício. Viterbo menciona ter encontrado uma pintura com o mesmo tema na casa do arquitecto [[José Maria Nepomuceno]]<ref name="ReferenceA"/>.  
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==Bibliografia e Fontes==
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*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
   
   
==Ligações Externas==   
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Revisão das 14h14min de 13 de fevereiro de 2020


António Rodrigues
Outras Grafias EQUAL
Nascimento
[[Albufeira]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Era natural de Albufeira e morava em Lisboa, em S. Miguel da Alfama, por volta de 1659, exercendo aí o ofício de pintor. Era casado com Luzia Correia. Nesse ano retirou-se para o Algarve com a sua família e casa, mas regressou a Lisboa em 1660[1].

Carreira

Em 1659 aceitou pintar uma imagem de Santo Erasmo para uma mulher viúva, saqueira, moradora à Portagem que vivia com uma filha solteira. Representou o santo deitado com dois diabos de cada lado a tirar-lhe as tripas pelas costas, enquanto Herodes e a filha as iam dobrando. Por suspeitar, um ano depois, que a saqueira usava a pintura para bruxarias, fez uma denúncia sobre ela ao Tribunal do Santo Ofício. Viterbo menciona ter encontrado uma pintura com o mesmo tema na casa do arquitecto José Maria Nepomuceno[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. 1,0 1,1 Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 66.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).

Ligações Externas

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