António Rodrigues (3)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


António Rodrigues (3)
Nome completo valor desconhecido
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Albufeira, Faro, Portugal
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Era natural de Albufeira e morava em Lisboa, em S. Miguel da Alfama, por volta de 1659, exercendo aí o ofício de pintor. Era casado com Luzia Correia. Nesse ano retirou-se para o Algarve com a sua família e casa, mas regressou a Lisboa em 1660[1].

Carreira

Em 1659 aceitou pintar uma imagem de Santo Erasmo para uma mulher viúva, saqueira, moradora à Portagem que vivia com uma filha solteira. Representou o santo deitado com dois diabos de cada lado a tirar-lhe as tripas pelas costas, enquanto Herodes e a filha as iam dobrando. Por suspeitar, um ano depois, que a saqueira usava a pintura para bruxarias, fez uma denúncia sobre ela ao Tribunal do Santo Ofício. Viterbo menciona ter encontrado uma pintura com o mesmo tema na casa do arquitecto José Maria Nepomuceno[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. 1,0 1,1 Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 66.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo