Diogo Teixeira: diferenças entre revisões

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===Carreira===   
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Era pintor de "imaginária de óleo". Num alvará de 06 de maio de 1577 é dispensado dos encargos da bandeira de S. Jorge.
Era pintor de "''imaginária de óleo''". Num alvará de 06 de maio de 1577 é dispensado dos encargos da bandeira de S. Jorge.


Trabalhou no Porto executando um retábulo para a igreja da [http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74505 Misericórdia], do qual restam apenas três tábuas.
Trabalhou no Porto executando um retábulo para a igreja da [http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74505 Misericórdia], do qual restam apenas três tábuas<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 142.</ref>.


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*1590 - Pintura do retábulo do altar-mor da Igreja do Convento de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Luz_(Carnide) Nossa Senhora da Luz de Carnide], Lisboa, com [[Francisco Venegas]].
*1590 - Pintura do retábulo do altar-mor da Igreja do Convento de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Luz_(Carnide) Nossa Senhora da Luz de Carnide], Lisboa, com [[Francisco Venegas]].


*1590-1592 - Pintura do retábulo da Misericórdia do Porto por encomenda de D. Lopo de Almeida<ref> vide Serrão, Vítor "O retábulo de D. Lopo de Almeida e a actividade do pintor Maneirista Diogo Teixeira na Misericórdia do Porto (1590-1592): inovação da obra e expansão regional dos seus modelos"...</ref>.
*1590-1592 - Pintura do retábulo da Misericórdia do Porto por encomenda de D. Lopo de Almeida<ref>vide Serrão, Vítor "O retábulo de D. Lopo de Almeida e a actividade do pintor Maneirista Diogo Teixeira na Misericórdia do Porto (1590-1592): inovação da obra e expansão regional dos seus modelos"...</ref>.


*Pintura "Santa Irene sarando as feridas de São Sebastião" para a [http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/75030 Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos], Lisboa.
*Pintura "Santa Irene sarando as feridas de São Sebastião" para a [http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/75030 Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos], Lisboa.


*Pintura de retábulo para a [http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73858 Ermida do Espírito Santo] das Caldas da Rainha, com [[Belchior de Matos].
*Pintura de retábulo para a [http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73858 Ermida do Espírito Santo] das Caldas da Rainha, com [[Belchior de Matos]].


==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Araújo, Maria Augusta de Sousa, "O pintor lisboeta Diogo Teixeira e o maneirismo do Norte de Portugal: 1591-1623." Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra, 1995.
*Araújo, Maria Augusta de Sousa. "O pintor lisboeta Diogo Teixeira e o maneirismo do Norte de Portugal: 1591-1623." Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra, 1995.


*Basto, A. de Magalhães, "O pintor quinhentista Diogo Teixeira: da sua actividade artística no Porto." <i>Pátria</i> 1-2 (1931).
*Basto, A. de Magalhães. "O pintor quinhentista Diogo Teixeira: da sua actividade artística no Porto." ''Pátria'' 1-2 (1931).


*Cordeiro, Filipa Raposo e Serrão, Vítor, <i>Tomás Luís e o retábulo da igreja da Misericórdia do  Montijo (1591-1597)</i>. Montijo: Câmara Municipal do Montijo, 2005.
*Cordeiro, Filipa Raposo e Serrão, Vítor. ''Tomás Luís e o retábulo da igreja da Misericórdia do  Montijo (1591-1597)''. Montijo: Câmara Municipal do Montijo, 2005.


*[http://hdl.handle.net/10451/11426  Cordeiro, Filipa Raposo, "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro:casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10451/11426  Cordeiro, Filipa Raposo. "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro:casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]


*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]
*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In ''Visiones renovadas del Barroco iberoamericano'', editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]


*Gusmão, Adriano, <i>Diogo Teixeira e os seus colaboradores</i>, Lisboa: Artis, 1955.
*Gusmão, Adriano. ''Diogo Teixeira e os seus colaboradores'', Lisboa: Artis, 1955.


*Gusmão, Adriano, <i>Ensaios de arte e crítica</i> introdução de Vítor Serrão e Dagoberto L. Markl. [Lisboa]: Vega, 2004.
*Gusmão, Adriano. ''Ensaios de arte e crítica'' introdução de Vítor Serrão e Dagoberto L. Markl. Lisboa: Vega, 2004.


*Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
*Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade da Madeira, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade da Madeira, 2014.]


*Serrão, Vítor Manuel, "As novas tábuas da escola de Diogo Teixeira." <i>Arquivos do Centro Cultural Português</i> 4 (1972): 519-535.
*Serrão, Vítor Manuel. "As novas tábuas da escola de Diogo Teixeira." ''Arquivos do Centro Cultural Português'' 4 (1972): 519-535.


*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor. ''A pintura maneirista em Portugal.'' Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).


*[https://www.academia.edu/6689772/O_ret%C3%A1bulo_de_D._Lopo_de_Almeida_e_a_actividade_do_pintor_maneirista_Diogo_Teixeira_na_Miseric%C3%B3rdia_do_Porto_1590-1592_inova%C3%A7%C3%A3o_da_obra_e_expans%C3%A3o_regional_dos_seus_modelos Serrão, Vítor "O retábulo de D. Lopo de Almeida e a actividade do pintor Maneirista Diogo Teixeira na Misericórdia do Porto (1590-1592): inovação da obra e expansão regional dos seus modelos". <i>II Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Culto, Cultura, Caridade, Santa Casa da Misericórdia do Porto</i>, 108-147.]  
*[https://www.academia.edu/6689772/O_ret%C3%A1bulo_de_D._Lopo_de_Almeida_e_a_actividade_do_pintor_maneirista_Diogo_Teixeira_na_Miseric%C3%B3rdia_do_Porto_1590-1592_inova%C3%A7%C3%A3o_da_obra_e_expans%C3%A3o_regional_dos_seus_modelos Serrão, Vítor. "O retábulo de D. Lopo de Almeida e a actividade do pintor Maneirista Diogo Teixeira na Misericórdia do Porto (1590-1592): inovação da obra e expansão regional dos seus modelos". ''II Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Culto, Cultura, Caridade, Santa Casa da Misericórdia do Porto'', 108-147.]  


*Serrão, Vítor, "O retrato da Pelicana por Diogo Teixeira" In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.</i> 59-68. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
*Serrão, Vítor. "O retrato da Pelicana por Diogo Teixeira" In ''A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.'' 59-68. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.


*[https://www.academia.edu/6567312/O_mecenato_art%C3%ADstico_de_D._Gil_Eanes_da_Costa_1543-1612_a_capela_privada_no_Mosteiro_dos_gracianos_de_Santar%C3%A9m_e_o_seu_ret%C3%A1bulo Serrão, Vítor, "O mecenato artístico de D. Gil Eanes da Costa (1543-1612): a capela privada no Mosteiro dos gracianos de Santarém e o seu retábulo". In <i>D. Álvaro da Costa e a sua descendência, séculos XV-XVII: poder, arte e devoção</i>, coordenação de Maria de Lurdes Rosa, 293-309. Lisboa: IEM – Instituto de Estudos Medievais, CHAM – Centro de História de Além-Mar e Editora Caminhos Romanos, 2013.]
*[https://www.academia.edu/6567312/O_mecenato_art%C3%ADstico_de_D._Gil_Eanes_da_Costa_1543-1612_a_capela_privada_no_Mosteiro_dos_gracianos_de_Santar%C3%A9m_e_o_seu_ret%C3%A1bulo Serrão, Vítor. "O mecenato artístico de D. Gil Eanes da Costa (1543-1612): a capela privada no Mosteiro dos gracianos de Santarém e o seu retábulo". In ''D. Álvaro da Costa e a sua descendência, séculos XV-XVII: poder, arte e devoção'', coordenação de Maria de Lurdes Rosa, 293-309. Lisboa: IEM – Instituto de Estudos Medievais, CHAM – Centro de História de Além-Mar e Editora Caminhos Romanos, 2013.]


*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". <i>Conservar Património</i> 3-4 (2006): 53-71.]
*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor. "Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico»." In ''Conservar Património'' 3-4 (2006): 53-71.]


*[http://revistas.rcaap.pt/ecr/article/view/3093 Sousa, Maria João, Cruz, António, "Materiais e Técnica do Painel Representando a Visitação Executado para o Retábulo da Capela de Santa Isabel (Porto), pelo Pintor Maneirista Diogo Teixeira." <i>ECR: Estudos de Conservação e Restauro</i> 4 (2012).
*[http://revistas.rcaap.pt/ecr/article/view/3093 Sousa, Maria João, Cruz, António, "Materiais e Técnica do Painel Representando a Visitação Executado para o Retábulo da Capela de Santa Isabel (Porto), pelo Pintor Maneirista Diogo Teixeira." ''ECR: Estudos de Conservação e Restauro'' 4 (2012).]


*[http://revistas.rcaap.pt/ecr/article/view/7523 Sousa, Maria João et al., "Estudo técnico e material do suporte das pinturas de Diogo Teixeira realizadas para o Mosteiro de Arouca." <i>ECR: Estudos de Conservação e Restauro</i> 6 (2014).]
*[http://revistas.rcaap.pt/ecr/article/view/7523 Sousa, Maria João et al. "Estudo técnico e material do suporte das pinturas de Diogo Teixeira realizadas para o Mosteiro de Arouca." ''ECR: Estudos de Conservação e Restauro'' 6 (2014).]


*Serrão, Vítor, "Património Artístico – O Quadro de Diogo Teixeira (1603) na Igreja do Hospital de Santarém." <i>Correio do Ribatejo</i>, 4 de maio de 2015: http://correiodoribatejo.com/patrimonio-artistico-o-quadro-de-diogo-teixeira-1603-na-igreja-do-hospital-de-santarem/#.WafeufmGPIU
*Serrão, Vítor. "Património Artístico – O Quadro de Diogo Teixeira (1603) na Igreja do Hospital de Santarém." ''Correio do Ribatejo'', 4 de maio de 2015: http://correiodoribatejo.com/patrimonio-artistico-o-quadro-de-diogo-teixeira-1603-na-igreja-do-hospital-de-santarem/#.WafeufmGPIU


*[http://hdl.handle.net/10400.14/21591 Sousa, Maria João Rego da Silva, "A matéria da arte e as suas circunstâncias : estratégias adaptativas do pintor maneirista Diogo Teixeira." Tese de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2016.]
*[http://hdl.handle.net/10400.14/21591 Sousa, Maria João Rego da Silva. "A matéria da arte e as suas circunstâncias : estratégias adaptativas do pintor maneirista Diogo Teixeira." Tese de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2016.]


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
   
   
==Ligações Externas==
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Edição atual desde as 16h15min de 13 de fevereiro de 2020


Diogo Teixeira
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1540
Morte 1612 (72 anos)
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Sogro de António da Costa. Residia na freguesia de Santa Justa em Lisboa. Era cavaleiro-fidalgo da casa de D. António, prior do Crato.

Carreira

Era pintor de "imaginária de óleo". Num alvará de 06 de maio de 1577 é dispensado dos encargos da bandeira de S. Jorge.

Trabalhou no Porto executando um retábulo para a igreja da Misericórdia, do qual restam apenas três tábuas[1].

Outras informações

Obras

  • 1590-1592 - Pintura do retábulo da Misericórdia do Porto por encomenda de D. Lopo de Almeida[2].

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 142.
  2. vide Serrão, Vítor "O retábulo de D. Lopo de Almeida e a actividade do pintor Maneirista Diogo Teixeira na Misericórdia do Porto (1590-1592): inovação da obra e expansão regional dos seus modelos"...

Bibliografia e Fontes

  • Araújo, Maria Augusta de Sousa. "O pintor lisboeta Diogo Teixeira e o maneirismo do Norte de Portugal: 1591-1623." Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra, 1995.
  • Basto, A. de Magalhães. "O pintor quinhentista Diogo Teixeira: da sua actividade artística no Porto." Pátria 1-2 (1931).
  • Cordeiro, Filipa Raposo e Serrão, Vítor. Tomás Luís e o retábulo da igreja da Misericórdia do Montijo (1591-1597). Montijo: Câmara Municipal do Montijo, 2005.
  • Gusmão, Adriano. Diogo Teixeira e os seus colaboradores, Lisboa: Artis, 1955.
  • Gusmão, Adriano. Ensaios de arte e crítica introdução de Vítor Serrão e Dagoberto L. Markl. Lisboa: Vega, 2004.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Serrão, Vítor Manuel. "As novas tábuas da escola de Diogo Teixeira." Arquivos do Centro Cultural Português 4 (1972): 519-535.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor. "O retrato da Pelicana por Diogo Teixeira" In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes. 59-68. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

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