Diogo Teixeira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Diogo Teixeira
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1540
Morte 1612 (72 anos)
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Sogro de António da Costa. Residia na freguesia de Santa Justa em Lisboa. Era cavaleiro-fidalgo da casa de D. António, prior do Crato.

Carreira

Era pintor de "imaginária de óleo". Num alvará de 06 de maio de 1577 é dispensado dos encargos da bandeira de S. Jorge.

Trabalhou no Porto executando um retábulo para a igreja da Misericórdia, do qual restam apenas três tábuas[1].

Outras informações

Obras

  • 1590-1592 - Pintura do retábulo da Misericórdia do Porto por encomenda de D. Lopo de Almeida[2].

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 142.
  2. vide Serrão, Vítor "O retábulo de D. Lopo de Almeida e a actividade do pintor Maneirista Diogo Teixeira na Misericórdia do Porto (1590-1592): inovação da obra e expansão regional dos seus modelos"...

Bibliografia e Fontes

  • Araújo, Maria Augusta de Sousa. "O pintor lisboeta Diogo Teixeira e o maneirismo do Norte de Portugal: 1591-1623." Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra, 1995.
  • Basto, A. de Magalhães. "O pintor quinhentista Diogo Teixeira: da sua actividade artística no Porto." Pátria 1-2 (1931).
  • Cordeiro, Filipa Raposo e Serrão, Vítor. Tomás Luís e o retábulo da igreja da Misericórdia do Montijo (1591-1597). Montijo: Câmara Municipal do Montijo, 2005.
  • Gusmão, Adriano. Diogo Teixeira e os seus colaboradores, Lisboa: Artis, 1955.
  • Gusmão, Adriano. Ensaios de arte e crítica introdução de Vítor Serrão e Dagoberto L. Markl. Lisboa: Vega, 2004.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Serrão, Vítor Manuel. "As novas tábuas da escola de Diogo Teixeira." Arquivos do Centro Cultural Português 4 (1972): 519-535.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor. "O retrato da Pelicana por Diogo Teixeira" In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes. 59-68. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo