Gaspar Vaz: diferenças entre revisões

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Certamente é o mesmo Gaspar Vaz a quem [[Cristóvão de Figueiredo]] foi avaliar as obras em S. João de Tarouca e Viseu, por mandado de D. João III.
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Em 1540 foi padrinho de um filho de [[João Dinis]], pintor. Em 1566-67 trazia umas casas foreiras ao cabido de Viseu. Era casado com Maria Lopes, filha de um Francisco, de quem teve um filho "''muito bom gramático e latino''"<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 155.</ref>.
Em 1540 foi padrinho de um filho de [[João Dinis]], pintor. Em 1566-67 trazia umas casas foreiras ao cabido de Viseu. Era casado com Maria Lopes, filha de um Francisco, de quem teve um filho "''muito bom gramático e latino''"<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 155.</ref>.
   
   
===Carreira===   
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==Bibliografia e Fontes==
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*Aragão, Maximiano. <i>Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viziense, Principe dos pintores portuguezes.</i> Viseu: Typographia Popular da Liberdade, 1900.
*Aragão, Maximiano. ''Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viziense, Principe dos pintores portuguezes.'' Viseu: Typographia Popular da Liberdade, 1900.


*[http://hdl.handle.net/10174/18922 Caetano, Joaquim de Oliveira. "Jorge Afonso: uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Évora, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10174/18922 Caetano, Joaquim de Oliveira. "Jorge Afonso: uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Évora, 2014.]
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*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto. "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2004.]
*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto. "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2004.]


*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto. "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". <i>Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto</i>, 5-6 (2006-2007): 87-114.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto. "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". ''Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto'', 5-6 (2006-2007): 87-114.]


*Henriques, Ana de Castro (coord.). <i>Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
*Henriques, Ana de Castro (coord.). ''Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves''. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.


*Markl, Dagoberto. "Duas Gravuras de Albrecht Dürer no painel 'Jesus em Casa de Marta'." <i>Revista Beira Alta</i> (1984): 325-334.
*Markl, Dagoberto. "Duas Gravuras de Albrecht Dürer no painel 'Jesus em Casa de Marta'." ''Revista Beira Alta'' (1984): 325-334.


*Rodrigues, Dalila (coord.). <i>Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento</i>. Lisboa: IPM, 1992.
*Rodrigues, Dalila (coord.). ''Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento''. Lisboa: IPM, 1992.


*[http://hdl.handle.net/10316/645 Rodrigues, Dalila. "Modos de expressão na pintura portuguesa: o processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542)." Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2000.]
*[http://hdl.handle.net/10316/645 Rodrigues, Dalila. "Modos de expressão na pintura portuguesa: o processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542)." Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2000.]


*Rodrigues, Dalila (ed. lit.). <i>Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.</i>. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
*Rodrigues, Dalila (ed. lit.). ''Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.''. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.


*Rodrigues, Dalila.  "O núcleo quinhentista da Igreja de S. João de Tarouca do pintor Gaspar Vaz." <i>Património – Estudos</i> 2 (2002)..
*Rodrigues, Dalila.  "O núcleo quinhentista da Igreja de S. João de Tarouca do pintor Gaspar Vaz." ''Património – Estudos'' 2 (2002)..


*Santos, Reinaldo dos. <i>Os primitivos portugueses.</i> Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
*Santos, Reinaldo dos. ''Os primitivos portugueses.'' Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.


*Silva, Alcina Santos. “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.
*Silva, Alcina Santos. “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


==Ligações Externas==
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Edição atual desde as 14h23min de 13 de fevereiro de 2020


Gaspar Vaz
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Sabe-se que em 1514 era criado de Jorge Afonso, em Lisboa, devendo ter-se formado com ele. Aparece mencionado numa escritura que diz respeito a Gregório Lopes.

Certamente é o mesmo Gaspar Vaz a quem Cristóvão de Figueiredo foi avaliar as obras em S. João de Tarouca e Viseu, por mandado de D. João III.

Em 1540 foi padrinho de um filho de João Dinis, pintor. Em 1566-67 trazia umas casas foreiras ao cabido de Viseu. Era casado com Maria Lopes, filha de um Francisco, de quem teve um filho "muito bom gramático e latino"[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 155.

Bibliografia e Fontes

  • Aragão, Maximiano. Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viziense, Principe dos pintores portuguezes. Viseu: Typographia Popular da Liberdade, 1900.
  • Henriques, Ana de Castro (coord.). Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
  • Markl, Dagoberto. "Duas Gravuras de Albrecht Dürer no painel 'Jesus em Casa de Marta'." Revista Beira Alta (1984): 325-334.
  • Rodrigues, Dalila (coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
  • Rodrigues, Dalila (ed. lit.). Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
  • Rodrigues, Dalila. "O núcleo quinhentista da Igreja de S. João de Tarouca do pintor Gaspar Vaz." Património – Estudos 2 (2002)..
  • Santos, Reinaldo dos. Os primitivos portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
  • Silva, Alcina Santos. “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

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