Gaspar Vaz

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Gaspar Vaz
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Sabe-se que em 1514 era criado de Jorge Afonso, em Lisboa, devendo ter-se formado com ele. Aparece mencionado numa escritura que diz respeito a Gregório Lopes.

Certamente é o mesmo Gaspar Vaz a quem Cristóvão de Figueiredo foi avaliar as obras em S. João de Tarouca e Viseu, por mandado de D. João III.

Em 1540 foi padrinho de um filho de João Dinis, pintor. Em 1566-67 trazia umas casas foreiras ao cabido de Viseu. Era casado com Maria Lopes, filha de um Francisco, de quem teve um filho "muito bom gramático e latino"[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 155.

Bibliografia e Fontes

  • Aragão, Maximiano. Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viziense, Principe dos pintores portuguezes. Viseu: Typographia Popular da Liberdade, 1900.
  • Henriques, Ana de Castro (coord.). Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
  • Markl, Dagoberto. "Duas Gravuras de Albrecht Dürer no painel 'Jesus em Casa de Marta'." Revista Beira Alta (1984): 325-334.
  • Rodrigues, Dalila (coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
  • Rodrigues, Dalila (ed. lit.). Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
  • Rodrigues, Dalila. "O núcleo quinhentista da Igreja de S. João de Tarouca do pintor Gaspar Vaz." Património – Estudos 2 (2002)..
  • Santos, Reinaldo dos. Os primitivos portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
  • Silva, Alcina Santos. “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo