Inácio de Oliveira Bernardes: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 186: Linha 186:
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}


[[Categoria:Pessoas|Bernades, Inácio de Oliveira]]
{{DEFAULTSORT:Inácio de Oliveira Bernades}}
[[Categoria:Portugal|Bernades, Inácio de Oliveira]]
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Lisboa|Bernades, Inácio de Oliveira]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Lisboa]]
[[Categoria:Nascimentos Século XVIII]]

Revisão das 19h36min de 9 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = Inácio de Oliveira Bernardes | data_nascimento = 1/2/1697 | nascimento_data = | local_nascimento = Santa Catarina, Lisboa | nascimento_local = | data_morte = 19/01/1781 | morte_data = | local_morte = Lisboa | morte_local = | residência = Lisboa | nacionalidade = portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = António de Oliveira Bernardes | mãe = Francisca Xavier de Araújo }}


Inácio de Oliveira Bernardes
Nome completo Inácio de Oliveira Bernardes
Nascimento 1/2/1697
Santa Catarina, Lisboa
Morte 19/01/1781
Lisboa
Residência Lisboa
Nacionalidade portuguesa
Progenitores Mãe: Francisca Xavier de Araújo
Pai: António de Oliveira Bernardes
Ocupação pintor, arquitecto
Local de descanso Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo
Filho(s) Michaela Arcangela Romaneti em 1713, João Pedro de Oliveira em 1752
Irmão(s) Policarpo de Oliveira Bernardes, Ana Oliveira Bernardes, José de Oliveira Bernardes, Valério de Oliveira Bernardes, Pedro de Oliveira Bernardes, Aurélia Maria Bernardes, Silvério de Oliveira Bernardes, Apolinário de Oliveira Bernardes, Maria de Oliveira Bernardes
Ordem de Nascimento segundo filho


Biografia

Dados genealógicos

Filho de António de Oliveira Bernardes e de Francisca Xavier de Araújo e irmão do pintor de azulejos Policarpo de Oliveira Bernardes. Casou em 1718 com Anastácia Teresa Romaneti de quem teve dois filhos que lhe seguiram os passos, Michaela Arcangela Romaneti em 1713, João Pedro de Oliveira em 1752... tem outras duas filhas mencionadas por Taborda que ficaram com a sua pensão. .

Carreira

Foi um dos artistas que D. João V enviou a Roma para estudar. Foi membro da Irmandade de S. Lucas e pintor em Mafra. D. João V empregou-o na pintura de quadros para o Palácio de Mafra. D. Pedro III concedeu-lhe uma pensão de 300 mil réis.

Outras informações

Obras

  • século XVIII - Plano de restauro do Palácio de Monserrate em Sintra [1]
  • século XVIII - Construção da nova Casa da Ópera do Palácio de Queluz [2]
  • século XVIII - Pintura para o Palácio de Mafra [3]
  • 1730 - Pintura da Assunção da Virgem do Convento de S. Pedro de Alcântara em Lisboa (atribuído) [4]
  • 1730 - Pintura de telas para a Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai de Lisboa [5]
  • 1730-1750 - Sagrada Família, Palácio Nacional de Mafra [6]
  • 1745 - Pintura de telas para o Colégio de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Lisboa [7]
  • 1747-1750 - Pintura para o Palácio das Necessidades, em Lisboa [8]
  • século XVIII (segunda metade) - Pintura de grotescos na abóbada da igreja do mosteiro de Santa Teresa de Jesus de Carnide (atribuído) [9]
  • 1764 - Provável pintura do tecto da nave da Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa [10]
  • 1764 - Pintura das telas de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa [11]
  • 1764 - Pintura da Sagrada Família, São Miguel e Coroação da Virgem da Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa [12]
  • 1765 - Esboço (e pintura?) da Imaculada Conceição para a Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa [13]
  • 1765 - Pintura da Coroação da Virgem para a Igreja Paroquial de São Francisco de Paula em Lisboa (atribuído) [14]
  • 1770-1778 - Projecto para a Quinta Devisme em São Domingos de Benfica, Lisboa [15]
  • 1781 - Elaboração de um projecto para o túmulo de D. Mariana Vitória, não concretizado [[16]]


Referências


Bibliografia

  • ... In Paulo Pereira (coord.) Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. - verificar a entrada e a página!
  • AA. VV., Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750. [Lisboa] : IPPAR, D.L. 1994.
  • Couto, João (textos), Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António Sequeira: Segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: Catálogo. Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.
  • Flor, Susana Varela, Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais.... Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002.
  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gomes, Joaquim da Conceição, Descripção Minuciosa do Monumento de Mafra. Lisboa, 1871.
  • Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, André Gonçalves e a pintura de cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750). Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002 [17].
  • Ivo, Júlio, O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906.
  • Machado, Cirilo Volkmar, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823[18].
  • Massa, Sílvia Marília Moniz, A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII.. Tese de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010[19].
  • Mata, Jorge, "Pedro António Avondano e a sua ópera Il Mondo della Luna", Colóquio. Artes, série 2, ano 38, nº 110, Julho-Setembro 1996, pp. 52-61.
  • Pamplona, Fernando de, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988.
  • Raczynski, Atanazy, Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre : Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.[20]
  • Reis, Vítor, O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII. Dissertação de Doutoramento em Belas Artes com especialidade em Teoria da Imagem, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, 2007[21].
  • Santa Anna, Frei João de, Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com a explicação das Plantas, que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. Mafra: manuscrito, 1828.
  • Taborda, José da Cunha, Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba. Lisboa: Imprensa Regia, 1815.[22]
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.[23]

Ligações Externas

Obra digitalizada http://purl.pt/index/geral/aut/PT/217156_P1.html

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo