António de Oliveira Bernardes: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 
(Há 43 revisões intermédias de 4 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver -->
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
|nome                = <big>{{PAGENAME}}</big>
|nome                = <big>Antonio de Oliveira Bernardes</big>
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
Linha 20: Linha 20:
|filhos              = [[Policarpo de Oliveira Bernardes]] em 1695, [[Inácio de Oliveira Bernardes]] em 1697, [[Ana Oliveira Bernardes]] em 1700, [[José de Oliveira Bernardes]] em 1702, [[Valério de Oliveira Bernardes]] em 1702, [[Pedro de Oliveira Bernardes]] em 1706, [[Aurélia Maria Bernardes]] em 1707, [[Silvério de Oliveira Bernardes]] em 1708, [[Apolinário de Oliveira Bernardes]] em 1711, [[Maria de Oliveira Bernardes]] em 1713
|filhos              = [[Policarpo de Oliveira Bernardes]] em 1695, [[Inácio de Oliveira Bernardes]] em 1697, [[Ana Oliveira Bernardes]] em 1700, [[José de Oliveira Bernardes]] em 1702, [[Valério de Oliveira Bernardes]] em 1702, [[Pedro de Oliveira Bernardes]] em 1706, [[Aurélia Maria Bernardes]] em 1707, [[Silvério de Oliveira Bernardes]] em 1708, [[Apolinário de Oliveira Bernardes]] em 1711, [[Maria de Oliveira Bernardes]] em 1713
|consorte            = [[Francisca Xavier de Araújo]] {{1670-1750}}
|consorte            = [[Francisca Xavier de Araújo]] {{1670-1750}}
|data_nascimento      = 1662
|data_nascimento      = {{dni|||1662|sem idade}}
|local_nascimento    = Santa Maria, [[Beja]]
|local_nascimento    = [[Beja]]
|país_nascimento      = [[Portugal]] [[Ficheiro:Flag of Portugal.svg|20px]]
|país_nascimento      = [[Portugal]] [[Ficheiro:Flag of Portugal.svg|20px]]
|nascimento_info      =  foi baptizado a {{10|12|1662}}  <!-- outras informações sobre o nascimento ex.: nasceu aos 7 meses de gravidez, durante o bombardeio dos nazistas -->
|nascimento_info      =  foi baptizado a {{10|12|1662}}  <!-- outras informações sobre o nascimento ex.: nasceu aos 7 meses de gravidez, durante o bombardeio dos nazistas -->
|data_morte          = 10/4/1732
|data_morte          = {{morte|10|4|1732|||1662}}
|nacionalidade        =  <!-- nacionalidades ex: ao nascer, recebeu a nacionalidade {{AUTb}} [[Austríaca]], em 1948 recebeu a nacionalidade de [[israel|israelense]] -->
|nacionalidade        =  [[Portuguesa]] <!-- nacionalidades ex: ao nascer, recebeu a nacionalidade {{AUTb}} [[Austríaca]], em 1948 recebeu a nacionalidade de [[israel|israelense]] -->
|residência          = <!-- residência oficial ex.: [[Casa Blanca]], [[Marrocos]] --> Santa Catarina, [[Lisboa]]
|residência          = <!-- residência oficial ex.: [[Casa Blanca]], [[Marrocos]] --> [[Lisboa]], [[Portugal]]
|etnia                = <!-- etnia ou grupo de identidade cultural ex: [[corintiano]] e [[Judeu]] [[asquenazes|asquenaze]]
|etnia                = <!-- etnia ou grupo de identidade cultural ex: [[corintiano]] e [[Judeu]] [[asquenazes|asquenaze]]
|dinastia            = <!-- dinastia ou grupo familiar ex.: Bonaparte -->
|dinastia            = <!-- dinastia ou grupo familiar ex.: Bonaparte -->
|religião            = <!-- fé ex.: [[Doutrina Espírita|Espírita]] até 1755</br>[[ateu]] de 1755 até 1833 -->
|religião            = <!-- fé ex.: [[Doutrina Espírita|Espírita]] até 1755</br>[[ateu]] de 1755 até 1833 -->
|sexo                =  
|sexo                = masculino
|orientação_sexual    = <!-- orientação sexual ex.: [[bisexual]] -->
|local_morte          = [[Lisboa]]
|local_morte          = Santa Catarina, [[Lisboa]]
|país_morte          = [[Portugal]] [[Ficheiro:Flag of Portugal.svg|20px]]
|país_morte          = [[Portugal]] [[Ficheiro:Flag of Portugal.svg|20px]]
|morte_info          =  morreu de doença <!-- outras informações sobre a morte ex.: morreu engasgado com uma azeitona -->
|morte_info          =  morreu de doença <!-- outras informações sobre a morte ex.: morreu engasgado com uma azeitona -->
Linha 38: Linha 37:
|sepultamento_inicial = <!-- cidade da primeira sepultura ex.: [[Lisboa]] -->
|sepultamento_inicial = <!-- cidade da primeira sepultura ex.: [[Lisboa]] -->
|sepultamento_país    = <!-- país da primeira sepulturadata ex.: {{bra}} -->
|sepultamento_país    = <!-- país da primeira sepulturadata ex.: {{bra}} -->
|sepultura_info      = <!-- outras informações do enterro ex.: Houve 5 mil visitas durante o velório, em {{sepulturafinal|10|1|1780}} sua sepultura foi transferida para o templo de [[cambonblé]] [[Mãe Menininha]] -->
|sepultura_info      =
|altura              = <!-- altura da pessoa ex.: nasceu com 53 cm e na vida adulta tinha 1,50 m -->
|local_descanso      =  
|peso                = <!-- peso da pessoa ex.: nasceu com 3,400 kg e na vida adulta tinha em média 90 kg -->
 
|local_descanso      =
<!-- dados formais -->
<!-- dados formais -->
|leg_brasão          = <!-- brasão da família ou do grupo ex.: [[Brasão de armas do Brasil|Brasão de armas]] -->
|leg_brasão          = <!-- brasão da família ou do grupo ex.: [[Brasão de armas do Brasil|Brasão de armas]] -->
Linha 50: Linha 48:
|antecessor_formal    = <!-- antecessor dos títulos ex.: 1- [[Luís XVII de França|Luís XVII]] <small>(como Rei de França)</small><br />2- [[Luís XVIII de França|Luís XVIII]] <small>(como Rei de França)</small> -->
|antecessor_formal    = <!-- antecessor dos títulos ex.: 1- [[Luís XVII de França|Luís XVII]] <small>(como Rei de França)</small><br />2- [[Luís XVIII de França|Luís XVIII]] <small>(como Rei de França)</small> -->
|sucessor_formal      = <!-- sucessor dos títulos ex.: 1- [[Luís XVIII de França|Luís XVIII]] <small>(como Rei de França)</small><br />2- [[Napoleão II de França|Napoleão II]] -->
|sucessor_formal      = <!-- sucessor dos títulos ex.: 1- [[Luís XVIII de França|Luís XVIII]] <small>(como Rei de França)</small><br />2- [[Napoleão II de França|Napoleão II]] -->
|herdeiro_teórico    = <!-- herdeiro teórico que devia assumir o título ex.: [[Napoleão II de França|Napoleão II]] -->
 
|primeira-dama        = <!-- conjuge durante o título ex.: [[Beatriz Velasco]] de {{título|10|1|1753}} até {{morte e idade|1|10|1854|9|1|1753}} -->
<!--- formação -->
|cargos              = <!-- cargos e promoções ex.: Cirurgião-tenente de 1856-1861 no [[Exército do Brasil|Exército]]</br>[[vereador]] em [[Florianópolis]] de 2005-2008 -->
|escolariedade_formal =  
|cargos              = Pintor
|cargo_suplente      = <!-- suplente do cargo ex.: para vereador, [[José Bonfácio]] -->
|cargo_suplente      = <!-- suplente do cargo ex.: para vereador, [[José Bonfácio]] -->
|cargo_antecessor    = <!-- antecessor do cargo ex.: não havia antecessores -->
|cargo_antecessor    = <!-- antecessor do cargo ex.: não havia antecessores -->
|cargo_sucessor      = <!-- sucessor do cargo ex.: seu [[João Antônio]] -->
|cargo_sucessor      = <!-- sucessor do cargo ex.: seu [[João Antônio]] -->
|cargo_primeira-dama  = <!-- conjuge durante o cargo ex.: [[Beatriz Velasco]] de {{título|1|1|2005}} até {{morte e idade|31|12|2008|1|1|2005}} -->
 
|professor            = <!-- atuação como professora ex.: [[culinária]] -->
 
|ocupação            = [[pintor]] <!-- ocupações principais ex.: [[sapateiro]] --> miniaturista
|conhecido por        = <!-- ficou famosa por ex.: [[cantora lírica]] -->
|outras ocupações    = <!-- Outras ocupações ex.: [[pedinte|mendiga]] -->
|escolariedade_formal = <!-- formação escolar ex.: pré-escola de 1973 até 1974 [[Escola Municipal Infantil Maria das Dores]]</br>de 1975 até 1982 [[Escola Munipal Carolina Dantas]]</br>de 1983 até 1986 [[técnico em eletrônica]] no [[ETE Aristóteles Ferreira]]</br>em 1987 [[técnico em eletrotécnica]] incompleto</br>em 1988 [[CUSP]], em 1989 [[Engenharia Química]] na [[USP]]
|alma_mater          = <!-- curso superior e pós ex.: [[Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro|Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro]] -->
<!-- dados diversos -->
|instrumentos        = <!-- utiliza instrumentos musicais ex.: [[violão]] acústico, violão elétrico, [[voz]] -->
|volista              = <!-- tipo de voz ex.: [[soprano]] -->
|dança                = <!-- tipo de dança ex.: [[balé clássico]] -->
|artes plásticas      = <!-- tipo de arte ex.: [[cubismo]] em [[aquarela]] -->
|projetos_significantes  = <!-- projetos famosos que participou ex.: projetou a [[torre eifeu]]</br>presidente da comissão de Direitos Humanos no senado -->
|design_significante    = <!-- desenhos de destaque ex.: desenhou a cadeira moller  -->
|grupo_nome          = <!-- nome da banda ex.: [[Mamonas Assassinas]] -->
|integrantes          = <!-- Integrantes do grupo/da banda -->
|exintegrantes        = <!-- Ex-integrantes do grupo/da banda -->
|gênero              = <!-- gênero musical ou artístico ex.: [[MPB]], [[Indie Rock]] -->
|gravadora            = <!-- Gravadoras que lançaram material do artista ex.: [[RCA]], [[Universal Music]] -->
|afiliações          = <!-- Bandas e parcerias com outros músicos ex.: foi vocalista do [[Chiclete com Banana]] em 1999 -->
|magnum_opus          = <!-- obras mais famosas ex.: livro ''[[Assim falou Zaratustra]]'' -->
|editora              = <!-- nome das editoras ou galerias ex: em exposíção no [[metrô Ana Rosa]] -->
|principal_templo    = <!-- local religioso de atuação ex.: pregação na praia da [[Biquinha]] em São Vicente (São Paulo) -->
|partido              = <!-- filições políticas ex.: ''[[Partido Revolucionario Institucional]]'' - PRI -->
|luta por            = <!-- principais lutas sociais ex.: pela proibição do casamento der [[padeiros]] -->
|polêmicas            = <!-- Apesar de o [[Santo Irmão Jaime Hilário|Irmão Jaime Hilário]] não ter sido martirizado em Turón, foi canonizado juntamente com os outros nove irmãos por ser lasallista e ter morrido fuzilado e por motivo de perseguição política -->
|interesses          = <!-- interesse em quais áreas ex.: [[Neurologia]]<br />[[Filosofia]]<br />[[Psiquiatria]]<br />[[Psicologia]]<br />[[Psicoterapia]]<br />[[Psicanálise]]<br />[[Literatura]] -->
|prêmios              = <!-- prêmios recebidos e a data ex.: em 1954 [[Prêmio Goethe]] -->
|idéias_notáveis      = <!-- idéias de maior repercussão ex.: [[Deus está morto|Morte de Deus]], [[Vontade de poder|Vontade de Poder]], [[Eterno retorno]], [[Super-Homem (filosofia)|Super-Homem]], [[Perspectivismo]], [[O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música#Figuras do Nascimento da Tragédia|Apolíneo e Dionisíaco]] -->
|influências          = <!-- Influências que sofreu ex.: [[Carl Jung|Jung]], [[Ernst Brücke|Brücke]], [[Charles Darwin|Darwin]] -->
|influenciados        = <!-- pessoas influênciadas pelas suas idéias ex.: [[Francesco Saverio Todi]]<br />[[David Perez]] -->
|time                = <!-- torcedor de time esportivo ou de esporte ex.: [[Palmeiras]]</br>[[natação]]-->
|posição              = <!-- colocação em algum ranking ex.: artilheiro do campeonato paukists de 2005 -->
|Outras informações  = <!-- outras informções ex.: tinha [[aracnofobia]] -->
|assinatura          = <!-- arquivo da assinatura ex.: BM-assinatura.png -->
|Endereço de [[correio electrónico]] = <!-- email oficial ex.: {{{url_email}}} -->


}}
}}
==Biografia==
==Biografia==
=== Dados genealógicos ===
=== Dados biográficos ===
Pintor a óleo, de tectos e de azulejos, António de Oliveira Bernardes deixou uma vasta obra assinada e documentada. Para mais informações sobre a sua biografia consultar o link em ligações externas.
Pintor a óleo, de tectos e de azulejos, António de Oliveira Bernardes deixou uma vasta obra assinada e documentada. Era filho do pintor [[Pedro Figueira]], natural do Alvito e de [[Isabel Rodrigues]] e nasceu em [[Beja]] na freguesia de Santa Maria. Morreu em Lisboa, depois de uma doença, na sua casa na Rua de Santa Catarina. Para mais informações sobre a sua biografia consultar o link em ligações externas.
 
A 17 de Março de 1694 casou com [[Francisca Xavier de Araújo]], filha do pintor [[Francisco Ferreira de Araújo]] e de [[Madalena Costa]] e irmã de outro pintor, [[José Ferreira de Araújo]]. Vários dos seus filhos foram artistas: [[Policarpo de Oliveira Bernardes]] que seguiu as pegadas do pai como pintor de azulejos, [[Inácio de Oliveira Bernardes]], também pintor,  [[José de Oliveira Bernardes]], que para além de pintar ingressou na Ordem de Cristo. Para além destes filhos teve também outros, [[Ana de Oliveira Bernardes]], [[Valério de Oliveira Bernardes]], [[Pedro de Oliveira Bernardes]], [[Aurélia Maria Bernardes]], [[Silvério de Oliveira Bernardes]], [[Apolinário de Oliveira Bernardes]] e [[Maria de Oliveira Bernardes]].


===Carreira===
===Carreira===
Pensa-se que, para além da formação dada pelo seu pai, tenha estudado com [[Marcos da Cruz]] ou com [[Francisco Ferreira de Araújo]], casando com uma filha deste, [[Francisca Xavier de Araújo]], a 17 de Março de 1694.
Tornou-se membro da Irmandade de São Lucas em 1683, exercendo o cargo de mordomo entre 1686 e 1687<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 118.</ref>
===Outras informações===


Tornou-se membro da Irmandade de São Lucas em 1683, exercendo o cargo de mordomo entre 1686 e 1867<ref>Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903,
<!-- Viterbo diz que o seu pai se chamava Manuel Rodrigues, mas bibliografia mais recente diz que se chama Pedro Figueira; na adenda, Viterbo diz que os azulejos de Porto Salvo afinal não serão de Oliveira Bernardes mas de um P. D. Bernardes. -->
p. 118.</ref>.


===Outras informações===
==Obras==
==Obras==
==Referências==
 
*século XVII (segunda metade) - Revestimento cerâmico do coro-baixo da Igreja Paroquial de Marvila, em Lisboa [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5946]
 
*1698 - Decoração do interior da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=903]
 
*1698-1699 - Pintura de azulejos e do tecto da capela e da sala anexa à capela da Casa de Santa Maria em Cascais [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=22905]
 
*século XVIII - Pintura de azulejos na Igreja Paroquial da Charneca, em Lisboa [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=22223]
 
*século XVIII - Revestimento cerâmico do coro-baixo da igreja do mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada (assinado) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=8146]
 
*século XVIII (inícios) - Revestimento cerâmico da Capela da Nossa Senhora da Nazaré (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9600]
 
*século XVIII (inícios) - Pintura das telas do apostolado do espaldar do cadeiral da capela-mor da Sé de Faro [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1289]
 
*século XVIII (1º quartel) - Revestimento cerâmico da nave e capela-mor da Ermida de Nossa Senhora dos Remédios de Peniche (assinado) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1485]
 
*século XVIII (1º quartel) - Painéis de azulejo alusivos à vida de São Paulo Eremita na portaria de Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra da Ossa, em Lisboa (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5186]
 
*século XVIII (fins do 1º quartel) - Revestimento cerâmico da Igreja e Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Chaves (atribuído)[http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=14056]
 
*século XVIII (primeira metade) - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja Paroquial de São Lourenço de Setúbal (atribuído, colaboração possível com o filho [[Policarpo de Oliveira Bernardes]]) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4079]
*1700-1701 - Revestimento cerâmico da sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído)[http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=756]
 
*1700-1719 - Revestimento cerâmico do arco triunfal da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído)[http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=726]
 
*1700-1725 - Revestimento cerâmico de altares da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=722]
 
*1700-1725 - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=728]
 
*1701-1720 - Revestimento cerâmico da sala das Metamorfoses do Palácio Tancos em Lisboa (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=1341] [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3031]
 
*1701-1720 - Revestimento cerâmico da sala das Damas do Palácio Tancos em Lisboa (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=2626] [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3031]
 
*1710-1720 - Revestimento cerâmico da nave e da capela-mor da Ermida de Nossa Senhora da Cabeça de Évora (assinado)[http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=2626] [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4445]
 
*1701-1725 - Revestimento cerâmico da biblioteca da Sala do Capítulo do Antigo Convento dos Congregados de Estremoz, actual biblioteca da Câmara Municipal (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=715]
 
*1701-1725 - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Safara (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=2841]
 
*1701-1725 - Revestimento cerâmico da antiga Capela do Bispo do antigo Convento de São Paulo, actual sala de jantar do Hotel Museu da Serra d´Ossa em Aldeia da Serra, Redondo (assinado) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=3608] [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=23829] [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2731]
 
*1701-1725 - Revestimento cerâmico da capela do desaparecido Edifício na Rua do Seminário, n.º 7, em Lisboa (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=3699]
 
*1705 - Pintura do tecto da nave da igreja do convento de Santa Clara de Évora (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2722]
 
*1707 - Pintura e douramento da capela-mor da Igreja Paroquial do Lumiar em Lisboa (documentado) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5063]
 
*1710-1725 - Revestimento cerâmico da sacristia da Sé de Portalegre (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=3022]
 
*1710 - Revestimento cerâmico do transepto da igreja do convento de São Domingos de Benfica, em Lisboa [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6478]
 
*1711 - Revestimento cerâmico da Capela de Nossa Senhora da Penha em Sintra [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4045]
 
*1712 - Revestimento cerâmico da biblioteca do Edifício da Sociedade Filarmónica e Artística Estremocense [antiga Igreja da Misericórdia] de Estremoz (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=875]
 
*1712-1714 - Revestimento cerâmico do claustro e da cobertura da passagem para a sacristia na Igreja de Nossa Senhora das Mercês ou Igreja de Nossa Senhora de Jesus, em Lisboa [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6550]
 
*1713 - Revestimento cerâmico do frontal de azulejos da Capela do Rosário da Igreja de Nossa Senhora da Luz de Ponta Delgada (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=32614]
 
*1714 - Revestimento cerâmico dos corredores da sacristia e escadas de acesso à tribuna do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1538]
 
*1714-1717 - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja do Senhor dos Mártires na Fronteira (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=2807]
 
*1715 - Revestimento cerâmico da capela de São Pedro de Rates da Sé de Braga (assinado) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1050]
 
*1719-1720 - Revestimento cerâmico da nave da Igreja e Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo (atribuído) [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/integrado.aspx?id=3601]
 
*1721 - Revestimento cerâmico do interior da Capela de Nossa Senhora da Piedade em Sintra (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6092]
 
*1721 - Revestimento cerâmico da quinta da Capela, em Sintra (atribuído) [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=19779]
 
*1729 - Revestimento cerâmico da capela de Nossa Senhora da Nazaré do Solar dos Falcões no Estoril [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6059]
 
==Referências bibliográficas==
<references />
<references />


==Bibliografia==
==Bibliografia e Fontes==
Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (2ª série, 1906; 3ª série 1911).
*"O pintor António de Oliveira Bernardes", ''Terra Portuguesa'' 25-26 (1918): 64.
 
*Carvalho, Rosário Salema de, "A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2012.
 
*Correia, Vergílio, "A família Oliveira Bernardes", ''A Águia'' 71 e 72 (2ª série) (1917): 196-208.
 
*Correia, Vergílio, "Azulejadores e pintores de azulejos, de Lisboa", ''A Águia'' 77 e 78 (2ª série) (1918): 167-178.
 
*Coutinho, Maria João, "Contributos para o conhecimento dos pintores de Lisboa na época barroca (1664-1720)", ''Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa'' 96 (1º tomo, série IV), (2011): 39-98.
 
*Flor, Susana Varela, '' Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais....'' Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002.
 
*[https://www.academia.edu/15328706/As_Rela%C3%A7%C3%B5es_Art%C3%ADsticas_entre_Pintores_a_%C3%93leo_e_de_Azulejo_Perspectivadas_a_partir_da_Oficina_de_Marcos_da_Cruz_a._1637-1683_ Flor, Susana Varela, "As relações artísticas entre pintores a óleo e de azulejo perspectivadas a partir da oficina de Marcos da Cruz (a.1637-1683)", ''Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa'' 9/10, (2007): 291-307.]
 
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013.
 
*Franco, Anísio, "António de Oliveira Bernardes e a unidade decorativa do espaço barroco." In ''Jerónimos 4 séculos de pintura.'' coord. Anísio Franco et al., 206-217. Lisboa: MC/IPPAR. 1992.
 
*García Arranz, José Julio, "Azulejos and Emblematics in Eighteen-Century Portugal: the Hieroglyphic Programmes of Masters António and Policarpo de Oliveira Bernardes". In ''Mosaics of Meaning Studies in Portuguese Emblematics'', edição de Luís Gomes, 101-123. Glasgow: University of Glasgow, 2009.
 
*[http://dited.bn.pt/30125/index.html?BEAUT_PATH Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "André Gonçalves e a pintura de cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750)." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.]
 
*Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa 2013.
 
*Mangucci, Celso, "Francisco da Silva, António de Oliveira Bernardes e Francisco Lopes Mendes na Igreja da Misericórdia em Évora”, ''Cenáculo – Boletim online do Museu de Évora'' 3 (Setembro de 2008): 3-18.
 
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]
 
*Meco, José, ''O Azulejo em Portugal.'' Lisboa: Alfa, 1989.
 
*Meco, José, "António de Oliveira Bernardes". In ''Dicionário da Arte Barroca em Portugal.'' coord. Paulo Pereira, 79-81. Lisboa: Editorial Presença. 1989.
 
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor, "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
 
*Santa Maria, Agostinho de, '' Santuario Mariano, e Historia das Image[n]s milagrosas de Nossa Senhora, e das milagrosamente apparecidas, em graça dos Prègadores, & dos devotos da mesma Senhora....'' Lisboa: na Officina de Antonio Pedrozo Galrao, 1933 [1707].
 
*Serrão, Vítor, "O conceito de totalidade nos espaços do barroco nacional: a obra da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja: 1672-1698", ''Revista da Faculdade de Letras'', 21-22 5ª série, (1996/97).
 
*Serrão, Vítor, "Nossa Senhora da Conceição de António de Oliveira Bernardes." In ''Entre o Céu e a Terra - Arte sacra da diocese de Beja'', coord. José António Falcão. Tomo II. Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2000.
 
*Serrão, Vítor, "António de Oliveira Bernardes (1662-1732) e a pintura no tempo de D. Pedro II, entre Portugal e o Brasil. A influência do tecto e telas da igreja de Nª Sª dos Prazeres de Beja (1690-1695)." In ''Actas do VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte''. vol. II, 729-754. Rio de Janeiro: CBHA, PUC-Rio, UERJ, UFRJ, 2004.
 
*Serrão, Vítor, "O Património Artístico Barroco da Casa de Santa Maria – o tecto pintado e os azulejos de António de Oliveira Bernardes (1662-1732)". In ''Casa de Sta. Maria : Raul Lino em Cascais'', 81-92. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 2005.
 
*Serrão, Vítor, "A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja". In ''Arte e História de Um espaço barroco (1672-1698).'' coord. Vítor Serrão, Francisco Lameira e José António Falcão, 26-95. Lisboa: Aletheia Editores, 2007.
 
*Serrão, Vítor, "A actividade artística de António de Oliveira Bernardes na Igreja da Conceição da Luz: um exemplo de cripto-história de arte". In Susana Varela Flor (coord.), ''A herança de Santos Simões'', coord. Susana Varela Flor, 459-474. Lisboa: Colibri, 2014.
 
*Simões, João Miguel dos Santos, '' Azulejaria em Portugal no século XVIII.'' Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
 
*Sobral, Luís de Moura, "TOTA PULCHRA EST AMICA MEA. Simbolismo e Narração num programa imaculista de António de Oliveira Bernardes", ''Revista Azulejo.'' (1995/1999): 71-90.
 
*Sobral, Luís de Moura (ed. lit.), ''Bento Coelho e a Cultura do seu Tempo, 1620-1708''. [Lisboa]: Instituto Português do Património Arquitectónico, Palácio Nacional da Ajuda, 1998.
 
*Sobral, Luís de Moura, ''Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas.'' Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
 
*Teixeira, F. A. Garcês, '' A Irmandade de São Lucas - estudo do seu arquivo.'' Lisboa: [s.n.], 1931.
 
*Torrinha, Joaquim, "A presença de António de Oliveira Bernardes na azulejaria de Estremoz", ''Callipole'' 7/8 (1999/2000): 223-242.
 
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/autor_ficha.aspx?id=46
*António de Oliveira Bernardes In [http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/autor_ficha.aspx?id=46 Az Infinitum]
 
*António de Oliveira Bernardes In [http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/540-antonio-de-oliveira-bernardes-1662-1732 A casa senhorial]
 
*António de Oliveira Bernardes In [http://digitile.gulbenkian.pt/cdm/ref/collection/jmss/id/7792 Digitile]


==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
Linha 119: Linha 227:
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}


[[Categoria:Pessoas|Bernardes, António de Oliveira]]
 
[[Categoria:Portugal|Bernardes, António de Oliveira]]
{{DEFAULTSORT: Antonio de Oliveira Bernardes}}
[[Categoria:Lisboa|Bernardes, António de Oliveira]]
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Activos Século XVII]]
[[Categoria:Activos Século XVIII]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Lisboa]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Irmandade de São Lucas]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Edição atual desde as 17h30min de 19 de março de 2024


Antonio de Oliveira Bernardes
Nome completo António de Oliveira Bernardes
Outras Grafias EQUAL
Pai Pedro Figueira
Mãe Isabel Rodrigues
Filho(s) Policarpo de Oliveira Bernardes em 1695, Inácio de Oliveira Bernardes em 1697, Ana Oliveira Bernardes em 1700, José de Oliveira Bernardes em 1702, Valério de Oliveira Bernardes em 1702, Pedro de Oliveira Bernardes em 1706, Aurélia Maria Bernardes em 1707, Silvério de Oliveira Bernardes em 1708, Apolinário de Oliveira Bernardes em 1711, Maria de Oliveira Bernardes em 1713
Irmão(s) Maria da Conceição
Nascimento 1662
[[Beja]]
Morte 10 de abril de 1732 (70 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor a óleo, de tectos e de azulejos, António de Oliveira Bernardes deixou uma vasta obra assinada e documentada. Era filho do pintor Pedro Figueira, natural do Alvito e de Isabel Rodrigues e nasceu em Beja na freguesia de Santa Maria. Morreu em Lisboa, depois de uma doença, na sua casa na Rua de Santa Catarina. Para mais informações sobre a sua biografia consultar o link em ligações externas.

A 17 de Março de 1694 casou com Francisca Xavier de Araújo, filha do pintor Francisco Ferreira de Araújo e de Madalena Costa e irmã de outro pintor, José Ferreira de Araújo. Vários dos seus filhos foram artistas: Policarpo de Oliveira Bernardes que seguiu as pegadas do pai como pintor de azulejos, Inácio de Oliveira Bernardes, também pintor, José de Oliveira Bernardes, que para além de pintar ingressou na Ordem de Cristo. Para além destes filhos teve também outros, Ana de Oliveira Bernardes, Valério de Oliveira Bernardes, Pedro de Oliveira Bernardes, Aurélia Maria Bernardes, Silvério de Oliveira Bernardes, Apolinário de Oliveira Bernardes e Maria de Oliveira Bernardes.

Carreira

Pensa-se que, para além da formação dada pelo seu pai, tenha estudado com Marcos da Cruz ou com Francisco Ferreira de Araújo, casando com uma filha deste, Francisca Xavier de Araújo, a 17 de Março de 1694.

Tornou-se membro da Irmandade de São Lucas em 1683, exercendo o cargo de mordomo entre 1686 e 1687[1]

Outras informações

Obras

  • século XVII (segunda metade) - Revestimento cerâmico do coro-baixo da Igreja Paroquial de Marvila, em Lisboa [1]
  • 1698 - Decoração do interior da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (atribuído) [2]
  • 1698-1699 - Pintura de azulejos e do tecto da capela e da sala anexa à capela da Casa de Santa Maria em Cascais [3]
  • século XVIII - Pintura de azulejos na Igreja Paroquial da Charneca, em Lisboa [4]
  • século XVIII - Revestimento cerâmico do coro-baixo da igreja do mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada (assinado) [5]
  • século XVIII (inícios) - Revestimento cerâmico da Capela da Nossa Senhora da Nazaré (atribuído) [6]
  • século XVIII (inícios) - Pintura das telas do apostolado do espaldar do cadeiral da capela-mor da Sé de Faro [7]
  • século XVIII (1º quartel) - Revestimento cerâmico da nave e capela-mor da Ermida de Nossa Senhora dos Remédios de Peniche (assinado) [8]
  • século XVIII (1º quartel) - Painéis de azulejo alusivos à vida de São Paulo Eremita na portaria de Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra da Ossa, em Lisboa (atribuído) [9]
  • século XVIII (fins do 1º quartel) - Revestimento cerâmico da Igreja e Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Chaves (atribuído)[10]
  • século XVIII (primeira metade) - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja Paroquial de São Lourenço de Setúbal (atribuído, colaboração possível com o filho Policarpo de Oliveira Bernardes) [11]
  • 1700-1701 - Revestimento cerâmico da sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído)[12]
  • 1700-1719 - Revestimento cerâmico do arco triunfal da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído)[13]
  • 1700-1725 - Revestimento cerâmico de altares da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído) [14]
  • 1700-1725 - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Estremoz (atribuído) [15]
  • 1701-1720 - Revestimento cerâmico da sala das Metamorfoses do Palácio Tancos em Lisboa (atribuído) [16] [17]
  • 1701-1720 - Revestimento cerâmico da sala das Damas do Palácio Tancos em Lisboa (atribuído) [18] [19]
  • 1710-1720 - Revestimento cerâmico da nave e da capela-mor da Ermida de Nossa Senhora da Cabeça de Évora (assinado)[20] [21]
  • 1701-1725 - Revestimento cerâmico da biblioteca da Sala do Capítulo do Antigo Convento dos Congregados de Estremoz, actual biblioteca da Câmara Municipal (atribuído) [22]
  • 1701-1725 - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Safara (atribuído) [23]
  • 1701-1725 - Revestimento cerâmico da antiga Capela do Bispo do antigo Convento de São Paulo, actual sala de jantar do Hotel Museu da Serra d´Ossa em Aldeia da Serra, Redondo (assinado) [24] [25] [26]
  • 1701-1725 - Revestimento cerâmico da capela do desaparecido Edifício na Rua do Seminário, n.º 7, em Lisboa (atribuído) [27]
  • 1705 - Pintura do tecto da nave da igreja do convento de Santa Clara de Évora (atribuído) [28]
  • 1707 - Pintura e douramento da capela-mor da Igreja Paroquial do Lumiar em Lisboa (documentado) [29]
  • 1710-1725 - Revestimento cerâmico da sacristia da Sé de Portalegre (atribuído) [30]
  • 1710 - Revestimento cerâmico do transepto da igreja do convento de São Domingos de Benfica, em Lisboa [31]
  • 1711 - Revestimento cerâmico da Capela de Nossa Senhora da Penha em Sintra [32]
  • 1712 - Revestimento cerâmico da biblioteca do Edifício da Sociedade Filarmónica e Artística Estremocense [antiga Igreja da Misericórdia] de Estremoz (atribuído) [33]
  • 1712-1714 - Revestimento cerâmico do claustro e da cobertura da passagem para a sacristia na Igreja de Nossa Senhora das Mercês ou Igreja de Nossa Senhora de Jesus, em Lisboa [34]
  • 1713 - Revestimento cerâmico do frontal de azulejos da Capela do Rosário da Igreja de Nossa Senhora da Luz de Ponta Delgada (atribuído) [35]
  • 1714 - Revestimento cerâmico dos corredores da sacristia e escadas de acesso à tribuna do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (atribuído) [36]
  • 1714-1717 - Revestimento cerâmico da capela-mor da Igreja do Senhor dos Mártires na Fronteira (atribuído) [37]
  • 1715 - Revestimento cerâmico da capela de São Pedro de Rates da Sé de Braga (assinado) [38]
  • 1719-1720 - Revestimento cerâmico da nave da Igreja e Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo (atribuído) [39]
  • 1721 - Revestimento cerâmico do interior da Capela de Nossa Senhora da Piedade em Sintra (atribuído) [40]
  • 1721 - Revestimento cerâmico da quinta da Capela, em Sintra (atribuído) [41]
  • 1729 - Revestimento cerâmico da capela de Nossa Senhora da Nazaré do Solar dos Falcões no Estoril [42]

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 118.

Bibliografia e Fontes

  • "O pintor António de Oliveira Bernardes", Terra Portuguesa 25-26 (1918): 64.
  • Carvalho, Rosário Salema de, "A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2012.
  • Correia, Vergílio, "A família Oliveira Bernardes", A Águia 71 e 72 (2ª série) (1917): 196-208.
  • Correia, Vergílio, "Azulejadores e pintores de azulejos, de Lisboa", A Águia 77 e 78 (2ª série) (1918): 167-178.
  • Coutinho, Maria João, "Contributos para o conhecimento dos pintores de Lisboa na época barroca (1664-1720)", Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa 96 (1º tomo, série IV), (2011): 39-98.
  • Flor, Susana Varela, Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais.... Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002.
  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Franco, Anísio, "António de Oliveira Bernardes e a unidade decorativa do espaço barroco." In Jerónimos 4 séculos de pintura. coord. Anísio Franco et al., 206-217. Lisboa: MC/IPPAR. 1992.
  • García Arranz, José Julio, "Azulejos and Emblematics in Eighteen-Century Portugal: the Hieroglyphic Programmes of Masters António and Policarpo de Oliveira Bernardes". In Mosaics of Meaning Studies in Portuguese Emblematics, edição de Luís Gomes, 101-123. Glasgow: University of Glasgow, 2009.
  • Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa 2013.
  • Mangucci, Celso, "Francisco da Silva, António de Oliveira Bernardes e Francisco Lopes Mendes na Igreja da Misericórdia em Évora”, Cenáculo – Boletim online do Museu de Évora 3 (Setembro de 2008): 3-18.
  • Meco, José, O Azulejo em Portugal. Lisboa: Alfa, 1989.
  • Meco, José, "António de Oliveira Bernardes". In Dicionário da Arte Barroca em Portugal. coord. Paulo Pereira, 79-81. Lisboa: Editorial Presença. 1989.
  • Santa Maria, Agostinho de, Santuario Mariano, e Historia das Image[n]s milagrosas de Nossa Senhora, e das milagrosamente apparecidas, em graça dos Prègadores, & dos devotos da mesma Senhora.... Lisboa: na Officina de Antonio Pedrozo Galrao, 1933 [1707].
  • Serrão, Vítor, "O conceito de totalidade nos espaços do barroco nacional: a obra da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja: 1672-1698", Revista da Faculdade de Letras, 21-22 5ª série, (1996/97).
  • Serrão, Vítor, "Nossa Senhora da Conceição de António de Oliveira Bernardes." In Entre o Céu e a Terra - Arte sacra da diocese de Beja, coord. José António Falcão. Tomo II. Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2000.
  • Serrão, Vítor, "António de Oliveira Bernardes (1662-1732) e a pintura no tempo de D. Pedro II, entre Portugal e o Brasil. A influência do tecto e telas da igreja de Nª Sª dos Prazeres de Beja (1690-1695)." In Actas do VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. vol. II, 729-754. Rio de Janeiro: CBHA, PUC-Rio, UERJ, UFRJ, 2004.
  • Serrão, Vítor, "O Património Artístico Barroco da Casa de Santa Maria – o tecto pintado e os azulejos de António de Oliveira Bernardes (1662-1732)". In Casa de Sta. Maria : Raul Lino em Cascais, 81-92. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 2005.
  • Serrão, Vítor, "A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja". In Arte e História de Um espaço barroco (1672-1698). coord. Vítor Serrão, Francisco Lameira e José António Falcão, 26-95. Lisboa: Aletheia Editores, 2007.
  • Serrão, Vítor, "A actividade artística de António de Oliveira Bernardes na Igreja da Conceição da Luz: um exemplo de cripto-história de arte". In Susana Varela Flor (coord.), A herança de Santos Simões, coord. Susana Varela Flor, 459-474. Lisboa: Colibri, 2014.
  • Simões, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
  • Sobral, Luís de Moura, "TOTA PULCHRA EST AMICA MEA. Simbolismo e Narração num programa imaculista de António de Oliveira Bernardes", Revista Azulejo. (1995/1999): 71-90.
  • Sobral, Luís de Moura (ed. lit.), Bento Coelho e a Cultura do seu Tempo, 1620-1708. [Lisboa]: Instituto Português do Património Arquitectónico, Palácio Nacional da Ajuda, 1998.
  • Sobral, Luís de Moura, Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
  • Teixeira, F. A. Garcês, A Irmandade de São Lucas - estudo do seu arquivo. Lisboa: [s.n.], 1931.
  • Torrinha, Joaquim, "A presença de António de Oliveira Bernardes na azulejaria de Estremoz", Callipole 7/8 (1999/2000): 223-242.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

  • António de Oliveira Bernardes In Digitile

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo