Gaspar Dias: diferenças entre revisões

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===Carreira===
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Em alvará de 17 de fevereiro de 1574 foi nomeado pintor de óleo e têmpera das Casas da Índia e da Mina. Por este documento se fica a saber que Gaspar Dias era, também, moço de câmara do rei D. Sebastião<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série), 34-35.</ref>. <!-- O documento citado é ANTT, Corpo Cronológico, p. II, m. 248, doc. 100 -->
Em alvará de 17 de fevereiro de 1574 foi nomeado pintor de óleo e têmpera das Casas da Índia e da Mina. Por este documento se fica a saber que Gaspar Dias era, também, moço de câmara do rei D. Sebastião<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (2ª série), 34-35.</ref>.<!-- O documento citado é ANTT, Corpo Cronológico, p. II, m. 248, doc. 100 -->


Em 1590 assinou, juntamente com [[António da Costa]], um contrato com a confraria de Santa Catarina do Monte Sinai para pintarem um retábulo, mas por desentendimentos com os membros da confraria instaurou-se um processo contra ele e António da Costa é que acabou a obra<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 49.</ref>.
Em 1590 assinou, juntamente com [[António da Costa]], um contrato com a confraria de Santa Catarina do Monte Sinai para pintarem um retábulo, mas por desentendimentos com os membros da confraria instaurou-se um processo contra ele e António da Costa é que acabou a obra<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 49.</ref>.


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*1590 - Pintura para o altar-mor da igreja de Santa Catarina do Monte Sinai dos livreiros de Lisboa (com [[António da Costa]]).   
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==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
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==Bibliografia e Fontes==  
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*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]


*Saraiva, Cardeal (Fr. Francisco de São Luís), <i>Lista de alguns artistas.</i> Lisboa: Imprensa Nacional, 1839.
*Saraiva, Cardeal (Fr. Francisco de São Luís). <i>Lista de alguns artistas.</i> Lisboa: Imprensa Nacional, 1839.


*Serrão, Vítor, <i>O Maneirismo e o estatuto social dos pintores.</i> Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.
*Serrão, Vítor. <i>O Maneirismo e o estatuto social dos pintores.</i> Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.


*Serrão, Vítor, "A Pintura Maneirista e o Desenho". In <i>História da Arte em Portugal.</i> Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
*Serrão, Vítor. "A Pintura Maneirista e o Desenho". In <i>História da Arte em Portugal.</i> Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.


*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor. <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).


*Serrão, Vítor, "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.</i> Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
*Serrão, Vítor. "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.</i> Lisboa: Livros Horizonte, 2001.


*Serrão, Vítor, "A decoração dos pintores maneiristas Gaspar Dias e Gaspar Cão no antigo Paço de Enxobregas (1572-1579)", In <i>Catálogo da exposição Casa Excelentíssima - 500 Anos do Mosteiro da Madre de Deus.</i> coordenação de Alexandra Curvelo e Alexandre Pais, 107-123- Lisboa: Instituto dos Museus e Conservação, 2010.
*Serrão, Vítor. "A decoração dos pintores maneiristas Gaspar Dias e Gaspar Cão no antigo Paço de Enxobregas (1572-1579)", In <i>Catálogo da exposição Casa Excelentíssima - 500 Anos do Mosteiro da Madre de Deus.</i> coordenação de Alexandra Curvelo e Alexandre Pais, 107-123- Lisboa: Instituto dos Museus e Conservação, 2010.


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 1906 (2ª série).  
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1906 (2ª série).  
   
   
==Ligações Externas==
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<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->  
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Revisão das 16h51min de 2 de novembro de 2017


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Gaspar Dias
Residência Lisboa, Portugal
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Taborda diz que D. Manuel o enviou a estudar em Roma com Miguel Ângelo ou Rafael, mas Viterbo não considera que isto seja possível, dado em 1590 o pintor ainda estar vivo.

Casado com Catarina de Évora, com quem teve quatro filhos, tinha um neto chamado Bastião Dias que Catarina de Évora, já viúva, tentou que herdasse o cargo do seu avô como pintor das casas da Índia e da Mina[1].

Carreira

Em alvará de 17 de fevereiro de 1574 foi nomeado pintor de óleo e têmpera das Casas da Índia e da Mina. Por este documento se fica a saber que Gaspar Dias era, também, moço de câmara do rei D. Sebastião[2].

Em 1590 assinou, juntamente com António da Costa, um contrato com a confraria de Santa Catarina do Monte Sinai para pintarem um retábulo, mas por desentendimentos com os membros da confraria instaurou-se um processo contra ele e António da Costa é que acabou a obra[3].

Outras informações

Obras

  • data desconhecida - Retábulo para o altar da ermida da quinta da Marinha de Manuel Correia de Menezes Baharem[4].
  • 1534 - Pintura da "Vinda do Espírito Santo" para a tribuna da Misericórdia de Lisboa (atribuído por Guarienti em Viterbo)[5].
  • 1590 - Pintura para o altar-mor da igreja de Santa Catarina do Monte Sinai dos livreiros de Lisboa (com António da Costa).

Referências bibliográficas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 49-50.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 34-35.
  3. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 49.
  4. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 50.
  5. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 49.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Saraiva, Cardeal (Fr. Francisco de São Luís). Lista de alguns artistas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1839.
  • Serrão, Vítor. O Maneirismo e o estatuto social dos pintores. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.
  • Serrão, Vítor. "A Pintura Maneirista e o Desenho". In História da Arte em Portugal. Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor. "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Serrão, Vítor. "A decoração dos pintores maneiristas Gaspar Dias e Gaspar Cão no antigo Paço de Enxobregas (1572-1579)", In Catálogo da exposição Casa Excelentíssima - 500 Anos do Mosteiro da Madre de Deus. coordenação de Alexandra Curvelo e Alexandre Pais, 107-123- Lisboa: Instituto dos Museus e Conservação, 2010.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1906 (2ª série).

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