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Taborda diz que D. Manuel o enviou a estudar em Roma com Miguel Ângelo ou Rafael, mas Viterbo não considera que isto seja possível, dado em 1590 o pintor ainda estar vivo. | Taborda diz que D. Manuel o enviou a estudar em Roma com Miguel Ângelo ou Rafael, mas Viterbo não considera que isto seja possível, dado em 1590 o pintor ainda estar vivo. | ||
Casado com Catarina de Évora, com quem teve quatro filhos, tinha um neto chamado [[Bastião Dias]] que Catarina de Évora, já viúva, tentou que herdasse o cargo do seu avô como pintor das casas da Índia e da Mina<ref>Viterbo, | Casado com Catarina de Évora, com quem teve quatro filhos, tinha um neto chamado [[Bastião Dias]] que Catarina de Évora, já viúva, tentou que herdasse o cargo do seu avô como pintor das casas da Índia e da Mina<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 49-50.</ref>. | ||
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Em alvará de 17 de fevereiro de 1574 foi nomeado pintor de óleo e têmpera das Casas da Índia e da Mina. Por este documento se fica a saber que Gaspar Dias era, também, moço de câmara do rei D. Sebastião<ref>Viterbo, | Em alvará de 17 de fevereiro de 1574 foi nomeado pintor de óleo e têmpera das Casas da Índia e da Mina. Por este documento se fica a saber que Gaspar Dias era, também, moço de câmara do rei D. Sebastião<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (2ª série), 34-35.</ref>.<!-- O documento citado é Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Corpo Cronológico, p. II, m. 248, doc. 100 --> | ||
Em 1590 assinou, juntamente com [[António da Costa]], um contrato com a confraria de Santa Catarina do Monte Sinai para pintarem um retábulo, mas por desentendimentos com os membros da confraria instaurou-se um processo contra ele e António da Costa é que acabou a obra<ref>Viterbo, | Em 1590 assinou, juntamente com [[António da Costa]], um contrato com a confraria de Santa Catarina do Monte Sinai para pintarem um retábulo, mas por desentendimentos com os membros da confraria instaurou-se um processo contra ele e António da Costa é que acabou a obra<ref name="ReferenceA">Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 49.</ref>. | ||
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*data desconhecida - Retábulo para o altar da ermida da quinta da Marinha de Manuel Correia de Menezes Baharem<ref>Viterbo, | *data desconhecida - Retábulo para o altar da ermida da quinta da Marinha de Manuel Correia de Menezes Baharem<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 50.</ref>. <!-- o retábulo tem quatro painéis, o primeiro com o "passo do orto e suor na agonia e huu longe dos que vem a prender o Sr" o segundo com "Christo atado á colua" o terceiro "Christo Jesu co a cruz ás costas" o quarto "o descendymento da cruz" de acordo com o testamento de Baharem, parcialmente transcrito por Viterbo; custou 30 mil rs. em duas pagas --> | ||
*1534 - Pintura da "Vinda do Espírito Santo" para a tribuna da Misericórdia de Lisboa (atribuído por Guarienti em Viterbo)<ref | *1534 - Pintura da "Vinda do Espírito Santo" para a tribuna da Misericórdia de Lisboa (atribuído por Guarienti em Viterbo)<ref name="ReferenceA"/>. | ||
*1560-1591 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=268507 Desenho a traço e aguada de sépia da "Prisão de Cristo", Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa]. | *1560-1591 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=268507 Desenho a traço e aguada de sépia da "Prisão de Cristo", Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa]. | ||
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==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. | *Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013. | ||
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. | *[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.] | ||
*Saraiva, Cardeal (Fr. Francisco de São Luís). | *Saraiva, Cardeal (Fr. Francisco de São Luís). ''Lista de alguns artistas.'' Lisboa: Imprensa Nacional, 1839. | ||
*Serrão, Vítor. | *Serrão, Vítor. ''O Maneirismo e o estatuto social dos pintores.'' Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983. | ||
*Serrão, Vítor. "A Pintura Maneirista e o Desenho". In | *Serrão, Vítor. "A Pintura Maneirista e o Desenho". In ''História da Arte em Portugal.'' Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986. | ||
*Serrão, Vítor. | *Serrão, Vítor. ''A pintura maneirista em Portugal.'' Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.). | ||
*Serrão, Vítor. "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In | *Serrão, Vítor. "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In ''A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.'' Lisboa: Livros Horizonte, 2001. | ||
*Serrão, Vítor. "A decoração dos pintores maneiristas Gaspar Dias e Gaspar Cão no antigo Paço de Enxobregas (1572-1579)", In | *Serrão, Vítor. "A decoração dos pintores maneiristas Gaspar Dias e Gaspar Cão no antigo Paço de Enxobregas (1572-1579)", In ''Catálogo da exposição Casa Excelentíssima - 500 Anos do Mosteiro da Madre de Deus.'' coordenação de Alexandra Curvelo e Alexandre Pais, 107-123- Lisboa: Instituto dos Museus e Conservação, 2010. | ||
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. | *[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.] | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904. | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1906 (2ª série). | ||
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Edição atual desde as 16h33min de 19 de março de 2024
| Gaspar Dias | |
|---|---|
| Outras Grafias | EQUAL |
| Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Taborda diz que D. Manuel o enviou a estudar em Roma com Miguel Ângelo ou Rafael, mas Viterbo não considera que isto seja possível, dado em 1590 o pintor ainda estar vivo.
Casado com Catarina de Évora, com quem teve quatro filhos, tinha um neto chamado Bastião Dias que Catarina de Évora, já viúva, tentou que herdasse o cargo do seu avô como pintor das casas da Índia e da Mina[1].
Carreira
Em alvará de 17 de fevereiro de 1574 foi nomeado pintor de óleo e têmpera das Casas da Índia e da Mina. Por este documento se fica a saber que Gaspar Dias era, também, moço de câmara do rei D. Sebastião[2].
Em 1590 assinou, juntamente com António da Costa, um contrato com a confraria de Santa Catarina do Monte Sinai para pintarem um retábulo, mas por desentendimentos com os membros da confraria instaurou-se um processo contra ele e António da Costa é que acabou a obra[3].
Outras informações
Obras
- data desconhecida - Retábulo para o altar da ermida da quinta da Marinha de Manuel Correia de Menezes Baharem[4].
- 1534 - Pintura da "Vinda do Espírito Santo" para a tribuna da Misericórdia de Lisboa (atribuído por Guarienti em Viterbo)[3].
- 1560-1591 - Desenho a traço e aguada de sépia da "Prisão de Cristo", Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
- 1560-1590 - Desenho à pena e aguada de tinta castanha de S. João Baptista em Patmos, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
- 1590 - Pintura para o altar-mor da igreja de Santa Catarina do Monte Sinai dos livreiros de Lisboa (com António da Costa).
Referências bibliográficas
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 49-50.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 34-35.
- ↑ 3,0 3,1 Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 49.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 50.
Bibliografia e Fontes
- Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Saraiva, Cardeal (Fr. Francisco de São Luís). Lista de alguns artistas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1839.
- Serrão, Vítor. O Maneirismo e o estatuto social dos pintores. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.
- Serrão, Vítor. "A Pintura Maneirista e o Desenho". In História da Arte em Portugal. Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
- Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
- Serrão, Vítor. "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
- Serrão, Vítor. "A decoração dos pintores maneiristas Gaspar Dias e Gaspar Cão no antigo Paço de Enxobregas (1572-1579)", In Catálogo da exposição Casa Excelentíssima - 500 Anos do Mosteiro da Madre de Deus. coordenação de Alexandra Curvelo e Alexandre Pais, 107-123- Lisboa: Instituto dos Museus e Conservação, 2010.
- Taborda, José da Cunha. Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba. Lisboa: Imprensa Regia, 1815.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1906 (2ª série).
Ligações Externas
- Gaspar Dias In Wikipédia
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Gaspar Dias (última modificação: 19/03/2024). eViterbo. Visitado em 12 de dezembro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Gaspar_Dias