Vasco Fernandes: diferenças entre revisões

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|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->Grão Vasco
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Também conhecido como  Grão Vasco.
Também conhecido como  Grão Vasco.


Sabe-se que em 1515 esteve em Lisboa pois, juntamente com [[Gaspar Vaz]], seu criado, serviu de testemunha num emprazamento feito por Jorge Afonso, possivelmente seu antigo mestre<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 65.</ref>.
Sabe-se que em 1515 esteve em Lisboa pois, juntamente com [[Gaspar Vaz]], seu criado, serviu de testemunha num emprazamento feito por Jorge Afonso, possivelmente seu antigo mestre<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 65.</ref>.
===Carreira===
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==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->   
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->   
   
   
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*AA.VV., <i>Primitivos. El siglo dourado de la pintura portuguesa. 1450-1550</i>. Madrid: Ministerio de Cultura, 2011.
*AA.VV. ''Primitivos. El siglo dourado de la pintura portuguesa. 1450-1550''. Madrid: Ministerio de Cultura, 2011.


*Abreu, Graça (coord.), <i> Museu Grão Vasco: Roteiro </i>. Lisboa: Instituto Português de Museus/Porto: Edições ASA, 2004.
*Abreu, Graça (coord.). '' Museu Grão Vasco: Roteiro ''. Lisboa: Instituto Português de Museus/Porto: Edições ASA, 2004.


*Aragão, Maximiano, <i>Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viseense Príncipe dos Pintores Portugueses</i>. Viseu: Tipografia Popular da Liberdade, 1900.
*Aragão, Maximiano, ''Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viseense Príncipe dos Pintores Portugueses''. Viseu: Tipografia Popular da Liberdade, 1900.


*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa, 2015.]


*[http://purl.pt/17083 Beckford, William. <i>Recollections of an excursion to the monasteries of Alcobaça and Batalha.</i> Londres: Richard Bentley, 1835.]
*[http://purl.pt/17083 Beckford, William. ''Recollections of an excursion to the monasteries of Alcobaça and Batalha.'' Londres: Richard Bentley, 1835.]


*Beaumont, Maria Alice, <i>As 50 Melhores Obras de Arte em Museus Portugueses.</i> Lisboa: Chaves Ferreira, 1991.
*Beaumont, Maria Alice. ''As 50 Melhores Obras de Arte em Museus Portugueses.'' Lisboa: Chaves Ferreira, 1991.


*Caetano, Joaquim de Oliveira, "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1996.
*Caetano, Joaquim de Oliveira. "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa, 1996.


*Caetano, Joaquim de Oliveira, "Vasco Fernandes." In <i>A Sé de Lamego no Museu</i> coordenação de Alexandra Braga, 17-24. Lamego: Museu de Lamego e DRCN, 2014- Disponível em: http://issuu.com/066239/docs/asedelamegonomuseu_catalogo_2014-05, pág. 17-24
*[http://issuu.com/066239/docs/asedelamegonomuseu_catalogo_2014-05 Caetano, Joaquim de Oliveira. "Vasco Fernandes" In ''A Sé de Lamego no Museu'' coordenação de Alexandra Braga. 17-24. Lamego: Museu de Lamego e DRCN, 2014. 17-24].


*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto, "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2004.]
*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto. "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento. Universidade do Porto, 2004.]


*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto, "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". <i>Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto</i>, 5-6 (2006-2007): 87-114.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto. "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal" In ''Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto'', 5-6 (2006-2007): 87-114.]


*Correia, Alberto (coord.), <i>Actas do Simpósio "Vasco Fernandes e a Pintura Manuelina."</i> Viseu: Grupo de Amigos do Museu Grão Vasco, 1991.
*Correia, Alberto (coord.). ''Actas do Simpósio "Vasco Fernandes e a Pintura Manuelina."'' Viseu: Grupo de Amigos do Museu Grão Vasco, 1991.


*Correia, Virgílio, <i>Vasco Fernandes: mestre do retábulo da Sé de Lamego.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924.
*Correia, Virgílio. ''Vasco Fernandes: mestre do retábulo da Sé de Lamego.'' Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924.


*Dias, Pedro (ed.), <i>No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.</i>. Lisboa : Museu Nacional de Arte Antiga, 1992.
*Dias, Pedro (ed.). ''No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.''. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1992.


*[http://repositorio.ual.pt/handle/11144/699 Faria, Miguel Figueira "Imagens de Santa Cruz: os primeiros testemunhos visuais europeus do Brasil: da Utopografia à Topografia." <i>O que nos faz pensar</i> v. 19 27 (Maio 2010): 185-208.]
*[http://repositorio.ual.pt/handle/11144/699 Faria, Miguel Figueira. "Imagens de Santa Cruz: os primeiros testemunhos visuais europeus do Brasil: da Utopografia à Topografia" In ''O que nos faz pensar'' v. 19 27 (Maio 2010): 185-208.]


*Flor, Pedro, "Do Romano ao ouro bornido: a arte na Sé de Lamego entre o Renascimento e o Barroco" In <i>Espaço, Poder e Memória. A Catedral de Lamego, Séculos XII a XX, coordenação de Anísio Miguel Saraiva, 105-140. Lisboa: UCP. Centro de Estudos de História Religiosa, 2013. Disponível em: http://issuu.com/066239/docs/a-catedral-de-lamego_40a7fdec4a550f.
*[http://issuu.com/066239/docs/a-catedral-de-lamego_40a7fdec4a550f Flor, Pedro. "Do Romano ao ouro bornido: a arte na Sé de Lamego entre o Renascimento e o Barroco" In <i>Espaço, Poder e Memória. A Catedral de Lamego, Séculos XII a XX, coordenação de Anísio Miguel Saraiva, 105-140. Lisboa: UCP. Centro de Estudos de História Religiosa, 2013].


*Gonçalves, Flávio, "Obras Perdidas dos "Primitivos" Portugueses." In <i>História da Arte. Iconografia e Crítica".</i> Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
*Gonçalves, Flávio. "Obras Perdidas dos "Primitivos" Portugueses." In ''História da Arte. Iconografia e Crítica".'' Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.


*Gusmão, Adriano, <i>Ensaios de Arte e crítica</i>. Lisboa: Vega, 2004.
*Gusmão, Adriano. ''Ensaios de Arte e crítica''. Lisboa: Vega, 2004.


*Henriques, Ana de Castro (coord.), <i>Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
*Henriques, Ana de Castro (coord.). ''Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves''. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.


*Lapa, Sofia, <i>Grão Vasco</i>. Lisboa: Instituto de História de Arte/Quidnovi, 2010.
*Lapa, Sofia. ''Grão Vasco''. Lisboa: Instituto de História de Arte/Quidnovi, 2010.


*[http://dited.bn.pt/31633/2618/3196.pdf Lopes, Rui de Oliveira, "Imagens para edificar: Modelos didácticos na pintura portuguesa do Renascimento." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2005.]
*[http://dited.bn.pt/31633/2618/3196.pdf Lopes, Rui de Oliveira. "Imagens para edificar: Modelos didácticos na pintura portuguesa do Renascimento." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2005.]


*[http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/13747 Maia, B., Frade, J.C. et a. "Obras de Grão Vasco e da sua oficina". In <i>As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI</i> edição de Vitor Serrão e Vanessa Antunes, 123-132. ed. Overprint, 2013.]
*[http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/13747 Maia, B., Frade, J.C. et al. "Obras de Grão Vasco e da sua oficina". In ''As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI'' edição de Vitor Serrão e Vanessa Antunes, 123-132. ed. Overprint, 2013.]


*[http://hdl.handle.net/10216/8456 Martins, Fausto Sanches, "Sob o mecenato de D. Miguel da Silva, Vasco Fernandes transformou a catedral de Viseu na secunda Roma". In <i>Estudos em homenagem ao Professor Doutor José Marques</i>, vol. 2, 7-33. Porto, Universidade do Porto, 2006.]
*[http://hdl.handle.net/10216/8456 Martins, Fausto Sanches. "Sob o mecenato de D. Miguel da Silva, Vasco Fernandes transformou a catedral de Viseu na secunda Roma". In ''Estudos em homenagem ao Professor Doutor José Marques'', vol. 2, 7-33. Porto, Universidade do Porto, 2006.]


*Mouta, J. Henriques, <i>Pintores de Viseu: Escola ou Dinastia</i>. Viseu: Junta Distrital, 1969
*Mouta, J. Henriques. ''Pintores de Viseu: Escola ou Dinastia''. Viseu: Junta Distrital, 1969


*Palla, Maria José, <i>O corpo, vestido da alma: estudo da simbologia do traje e de certos objectos de civilização na obra de Vasco Fernandes e na oficina de Viseu</i>. Viseu: Museu de Grão Vasco/Grupo de Amigos do Museu de Grão Vasco, 1994.
*Palla, Maria José. ''O corpo, vestido da alma: estudo da simbologia do traje e de certos objectos de civilização na obra de Vasco Fernandes e na oficina de Viseu''. Viseu: Museu de Grão Vasco/Grupo de Amigos do Museu de Grão Vasco, 1994.


*[https://www.academia.edu/12014982/VASCO_FERNANDES_PINTOR_DO_RENASCIMENTO_E_A_EUROPA Palla, Maria José, "Vasco Fernandes, peintre portugais de la Renaissance et l'Europe." In <i>L'Europe et les Européens au XVIe siècle, Actes du colloque du Roi Oiseau, Le Puy-en- Velay</i>, 1995.]
*[https://www.academia.edu/12014982/VASCO_FERNANDES_PINTOR_DO_RENASCIMENTO_E_A_EUROPA Palla, Maria José. "Vasco Fernandes, peintre portugais de la Renaissance et l'Europe" In ''L'Europe et les Européens au XVIe siècle, Actes du colloque du Roi Oiseau, Le Puy-en- Velay'', 1995.]
   
   
*Palla, Maria José, <i>Traje e pintura: Grão Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu</i> Lisboa: Editorial Estampa, 1999.  
*Palla, Maria José. ''Traje e pintura: Grão Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu'' Lisboa: Editorial Estampa, 1999.  
   
   
*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy., <i>Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris : Jules Renouard, 1846.]
*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. ''Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris : Jules Renouard, 1846.]


*Rebello, Brito, "Vasco Fernandes (Grão Vasco). Breve apontamento para a sua biografia." <i>Archivo Histórico Portuguez</i> vol. I, n.º 3, 1903.
*Rebello, Brito. "Vasco Fernandes (Grão Vasco). Breve apontamento para a sua biografia" In ''Archivo Histórico Portuguez'' vol. I, n.º 3, 1903.


*Reis-Santos, Luís, <i>Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI</i>. Lisboa: L.R.Santos, 1946.
*Reis-Santos, Luís. ''Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI''. Lisboa: L.R.Santos, 1946.


*Rodrigues, Dalila, "Vasco Fernandes o Grão Vasco: transição para a modernidade". <i>Artes & leilões</i> A. 3, N. 12 (Dez. 1991 - Jan. 1992): 11-20.
*Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes o Grão Vasco: transição para a modernidade". ''Artes & leilões'' A. 3, N. 12 (Dez. 1991 - Jan. 1992): 11-20.


*Rodrigues, Dalila (coord.), <i>Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento</i>. Lisboa: IPM, 1992.
*Rodrigues, Dalila (coord.). ''Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento''. Lisboa: IPM, 1992.


*[http://hdl.handle.net/10316/645 Rodrigues, Dalila, "Modos de expressão na pintura portuguesa: o processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542)." Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2000.]
*[http://hdl.handle.net/10316/645 Rodrigues, Dalila. "Modos de expressão na pintura portuguesa: o processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542)." Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra, 2000.]


*Rodrigues, Dalila, 2000. "Vasco Fernandes e a Sé de Viseu: os retábulos ao “modo de Itália” e a troca de predelas originais." <i>Monumentos</i> 13 (Setembro 2000): 32-43.
*Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes e a Sé de Viseu: os retábulos ao “modo de Itália” e a troca de predelas originais." ''Monumentos'' 13 (Setembro 2000): 32-43.


*Rodrigues, Dalila, <i>Grão Vasco</i>. Lisboa: Alêtheia Editores, 2007.
*Rodrigues, Dalila (ed. lit.). ''Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.''. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.


*Rodrigues, Dalila, <i>A Pintura num século de excepção (1450-1550)</i>.Lisboa: Fubu Editores, 2009.
*Rodrigues, Dalila. ''Grão Vasco''. Lisboa: Alêtheia Editores, 2007.


*[http://hdl.handle.net/10362/16710 Rodrigues, Paulo Simões, "O Conde Athanasius Raczynski e a Historiografia da Arte em Portugal." <i>Revista de História da Arte</i> 8 (2011): 264-275,]
*Rodrigues, Dalila. ''A Pintura num século de excepção (1450-1550)''.Lisboa: Fubu Editores, 2009.


*[https://doi.org/10.7559/ecr.1.3169  Salgueiro, Joana, Carvalho, Salomé, "Radiografia in situ do Pentecostes do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: estudo técnico do suporte e sua relevância na história da conservação e restauro da pintura sobre madeira em Portugal" <i>ECR - Estudos de Conservação e Restauro</i> 1 (2009): 113-127.]
*[http://hdl.handle.net/10362/16710 Rodrigues, Paulo Simões. "O Conde Athanasius Raczynski e a Historiografia da Arte em Portugal" In ''Revista de História da Arte'' 8 (2011): 264-275,]


*[https://doi.org/10.7559/ecr.2.3159 Salgueira, Joana et al., "Estudo técnico do suporte dos painéis do retábulo-mor da Sé de Lamego de Grão Vasco processo e interpretação da radiografia." <i>ECR - Estudos de Conservação e Restauro</i> 2 (2010): 110-121.]
*[https://doi.org/10.7559/ecr.1.3169 Salgueiro, Joana, Carvalho, Salomé. "Radiografia in situ do Pentecostes do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: estudo técnico do suporte e sua relevância na história da conservação e restauro da pintura sobre madeira em Portugal" ''ECR - Estudos de Conservação e Restauro'' 1 (2009): 113-127.]


*Salgueiro, Joana, "O Suporte dos Painéis da Sé de Lamego de Vasco Fernandes." In <i>Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria, Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal</i>, coordenação de Ana Calvo e Loura Claro, 41-57. Porto: Universidade Católica Portuguesa/CITAR/MTPNP, Mtpnp. 2011. Disponível em: http://citar.artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/artes/CITAR/Edicoes/Atraves_da_Pintura_Olhares_sobre_a_materia.pdf.
*[https://doi.org/10.7559/ecr.2.3159  Salgueira, Joana et al. "Estudo técnico do suporte dos painéis do retábulo-mor da Sé de Lamego de Grão Vasco processo e interpretação da radiografia." ''ECR - Estudos de Conservação e Restauro'' 2 (2010): 110-121.]


*[http://hdl.handle.net/10400.14/20371 Salgueiro, Joana, "A pintura portuguesa quinhentista de Vasco Fernandes: estudo técnico e conservativo do suporte." Dissertação de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2013.]
*Salgueiro, Joana. "O Suporte dos Painéis da Sé de Lamego de Vasco Fernandes." In ''Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria, Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal'', coordenação de Ana Calvo e Loura Claro, 41-57. Porto: Universidade Católica Portuguesa/CITAR/MTPNP, Mtpnp. 2011. Disponível em: http://citar.artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/artes/CITAR/Edicoes/Atraves_da_Pintura_Olhares_sobre_a_materia.pdf.


*Santos, Reinaldo dos, <i>Os primitivos portugueses.</i> Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
*[http://hdl.handle.net/10400.14/20371 Salgueiro, Joana. "A pintura portuguesa quinhentista de Vasco Fernandes: estudo técnico e conservativo do suporte." Dissertação de Doutoramento. Universidade Católica de Lisboa, 2013.]


*Serrão, Vítor "A Pintura, a iluminura e a gravura dos primeiros tempos do século XVI" In <i>História da Arte em Portugal</i>. Vol. 5, <i>O Manuelino</i>. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
*Santos, Reinaldo dos. ''Os primitivos portugueses.'' Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.


*[https://www.academia.edu/7404434/Le_panneau_de_Vasco_Fernandes_dit_Gr%C3%A3o_Vasco_dans_l_%C3%A9glise_de_Santa_Maria_de_Porco_Guarda_ Serrão, Vítor, "Le panneau de Vasco Fernandes, dit Grão Vasco, dans l’église de Santa Maria de Porco (Guarda)." <i>Revue de l’Art</i> 133 (2001): 57-70.]
*Serrão, Vítor. "A Pintura, a iluminura e a gravura dos primeiros tempos do século XVI" In ''História da Arte em Portugal''. Vol. 5, ''O Manuelino''. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.


*[https://www.academia.edu/8879202/Vasco_Fernandes_e_a_vis%C3%A3o_do_%C3%8Dndio_Bom_sinais_de_antropocentismo_no_Calv%C3%A1rio_da_S%C3%A9_de_Viseu Serrão, Vítor, "Vasco Fernandes e a visão do Índio Bom: sinais de antropocentismo no Calvário da Sé de Viseu." <i>Atlântica - revista atlântica de cultura ibero-americana</i> 5 (Outono-Inverno 2006): 70-73.]
*[https://www.academia.edu/7404434/Le_panneau_de_Vasco_Fernandes_dit_Gr%C3%A3o_Vasco_dans_l_%C3%A9glise_de_Santa_Maria_de_Porco_Guarda_ Serrão, Vítor. "Le panneau de Vasco Fernandes, dit Grão Vasco, dans l’église de Santa Maria de Porco (Guarda)." ''Revue de l’Art'' 133 (2001): 57-70.]


*[https://www.academia.edu/19728243/A_prop%C3%B3sito_do_Gr%C3%A3o_Vasco_e_do_antigo_ret%C3%A1bulo_da_igreja_matriz_de_Freixo_de_Espada-%C3%A0-Cinta_notas_de_reflex%C3%A3o_cr%C3%ADtica_e_acerto_autoral Serrão, Vítor, "A propósito do Grão Vasco e do antigo retábulo da igreja matriz de Freixo de Espada-à-Cinta: notas de reflexão crítica e acerto autoral." <i>Revista CEPHIS</i> 5 (2015): 455-485.]
*[https://www.academia.edu/8879202/Vasco_Fernandes_e_a_vis%C3%A3o_do_%C3%8Dndio_Bom_sinais_de_antropocentismo_no_Calv%C3%A1rio_da_S%C3%A9_de_Viseu Serrão, Vítor. "Vasco Fernandes e a visão do Índio Bom: sinais de antropocentismo no Calvário da de Viseu." ''Atlântica - revista atlântica de cultura ibero-americana'' 5 (Outono-Inverno 2006): 70-73.]


*Teixeira, Luís Manuel Aguiar de Morais, "O Retábulo Manuelino do Altar-mor da Catedral de Viseu." Tese de Doutoramento, Université Catholique de Louvain-la-Neuve, 1989.
*[https://www.academia.edu/19728243/A_prop%C3%B3sito_do_Gr%C3%A3o_Vasco_e_do_antigo_ret%C3%A1bulo_da_igreja_matriz_de_Freixo_de_Espada-%C3%A0-Cinta_notas_de_reflex%C3%A3o_cr%C3%ADtica_e_acerto_autoral Serrão, Vítor. "A propósito do Grão Vasco e do antigo retábulo da igreja matriz de Freixo de Espada-à-Cinta: notas de reflexão crítica e acerto autoral." ''Revista CEPHIS'' 5 (2015): 455-485.]


*Vale, A. de Lucena, <i>Grão Vasco na história e na crítica: da negação de Raczynski à realidade comprovada, metamorfoses da crítica, da reintegração de Grão Vasco</i>. Viseu: Tipografia da Beira Alta, 1953.
*Teixeira, Luís Manuel Aguiar de Morais. "O Retábulo Manuelino do Altar-mor da Catedral de Viseu." Tese de Doutoramento. Université Catholique de Louvain-la-Neuve, 1989.


*Vieira, Fátima, "O Grão Vasco de Dalila." <i>Artes & leilões</i> 7 (Maio 2008): 6-10.  
*Vale, A. de Lucena. ''Grão Vasco na história e na crítica: da negação de Raczynski à realidade comprovada, metamorfoses da crítica, da reintegração de Grão Vasco''. Viseu: Tipografia da Beira Alta, 1953.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Vieira, Fátima. "O Grão Vasco de Dalila." ''Artes & leilões'' 7 (Maio 2008): 6-10.
 
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
Vasco Fernandes In [Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A3o_Vasco]
*Vasco Fernandes In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A3o_Vasco Wikipédia].
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->  
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Edição atual desde as 11h44min de 13 de fevereiro de 2020


Vasco Fernandes
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Também conhecido como Grão Vasco.

Sabe-se que em 1515 esteve em Lisboa pois, juntamente com Gaspar Vaz, seu criado, serviu de testemunha num emprazamento feito por Jorge Afonso, possivelmente seu antigo mestre[1].

Carreira

Entre 1506 e 1511 pintou para a Sé de Lamego.

Pintou para o bispo de Viseu, D. Miguel da Silva.

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 65.

Bibliografia e Fontes

  • AA.VV. Primitivos. El siglo dourado de la pintura portuguesa. 1450-1550. Madrid: Ministerio de Cultura, 2011.
  • Abreu, Graça (coord.). Museu Grão Vasco: Roteiro . Lisboa: Instituto Português de Museus/Porto: Edições ASA, 2004.
  • Aragão, Maximiano, Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viseense Príncipe dos Pintores Portugueses. Viseu: Tipografia Popular da Liberdade, 1900.
  • Beaumont, Maria Alice. As 50 Melhores Obras de Arte em Museus Portugueses. Lisboa: Chaves Ferreira, 1991.
  • Caetano, Joaquim de Oliveira. "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa, 1996.
  • Correia, Alberto (coord.). Actas do Simpósio "Vasco Fernandes e a Pintura Manuelina." Viseu: Grupo de Amigos do Museu Grão Vasco, 1991.
  • Correia, Virgílio. Vasco Fernandes: mestre do retábulo da Sé de Lamego. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924.
  • Dias, Pedro (ed.). No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1992.
  • Gonçalves, Flávio. "Obras Perdidas dos "Primitivos" Portugueses." In História da Arte. Iconografia e Crítica". Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
  • Gusmão, Adriano. Ensaios de Arte e crítica. Lisboa: Vega, 2004.
  • Henriques, Ana de Castro (coord.). Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
  • Lapa, Sofia. Grão Vasco. Lisboa: Instituto de História de Arte/Quidnovi, 2010.
  • Mouta, J. Henriques. Pintores de Viseu: Escola ou Dinastia. Viseu: Junta Distrital, 1969
  • Palla, Maria José. O corpo, vestido da alma: estudo da simbologia do traje e de certos objectos de civilização na obra de Vasco Fernandes e na oficina de Viseu. Viseu: Museu de Grão Vasco/Grupo de Amigos do Museu de Grão Vasco, 1994.
  • Palla, Maria José. Traje e pintura: Grão Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu Lisboa: Editorial Estampa, 1999.
  • Rebello, Brito. "Vasco Fernandes (Grão Vasco). Breve apontamento para a sua biografia" In Archivo Histórico Portuguez vol. I, n.º 3, 1903.
  • Reis-Santos, Luís. Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: L.R.Santos, 1946.
  • Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes o Grão Vasco: transição para a modernidade". Artes & leilões A. 3, N. 12 (Dez. 1991 - Jan. 1992): 11-20.
  • Rodrigues, Dalila (coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
  • Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes e a Sé de Viseu: os retábulos ao “modo de Itália” e a troca de predelas originais." Monumentos 13 (Setembro 2000): 32-43.
  • Rodrigues, Dalila (ed. lit.). Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
  • Rodrigues, Dalila. Grão Vasco. Lisboa: Alêtheia Editores, 2007.
  • Rodrigues, Dalila. A Pintura num século de excepção (1450-1550).Lisboa: Fubu Editores, 2009.
  • Santos, Reinaldo dos. Os primitivos portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
  • Serrão, Vítor. "A Pintura, a iluminura e a gravura dos primeiros tempos do século XVI" In História da Arte em Portugal. Vol. 5, O Manuelino. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
  • Teixeira, Luís Manuel Aguiar de Morais. "O Retábulo Manuelino do Altar-mor da Catedral de Viseu." Tese de Doutoramento. Université Catholique de Louvain-la-Neuve, 1989.
  • Vale, A. de Lucena. Grão Vasco na história e na crítica: da negação de Raczynski à realidade comprovada, metamorfoses da crítica, da reintegração de Grão Vasco. Viseu: Tipografia da Beira Alta, 1953.
  • Vieira, Fátima. "O Grão Vasco de Dalila." Artes & leilões 7 (Maio 2008): 6-10.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

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