Francisco Romano Newton: diferenças entre revisões

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===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
Francisco Romano Newton, nasceu em Lisboa, em 1836<ref name=":0">“Folha de informação pessoal. Informação referida ao ano de 1892, datada de 3 de fevereiro de 1893” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143174)</ref>. Tendo residido no distrito de Évora, onde trabalhou, pelo menos desde 1863, antes de ir em serviço para Angola, em 1877<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Vicente Graça (Diretor das Obras Públicas do Distrito de Évora), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143180, P1143181)</ref>. Era casado e pai de dez filhos, tendo à sua guarda duas órfãs<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 7 de outubro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929.  (Fotografia 1143182)</ref>. Faleceu a 30 de março de 1894, em Luanda, Angola<ref>Ferreira, Álvaro da Costa. “Requerimento a João António das Neves Ferreira (Ministro da Marinha e Ultramar), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143166)</ref>.
Francisco Romano Newton<ref>No Arquivo Histórico Ultramarino constam dois processos com os nomes Francisco Romano Newton e Francisco Romano. Após cruzamento entre as informações constantes em ambos os processos, e destas com os documentos à guarda do Acervo de Infraestruturas, Transportes e Comunicações concluiu-se que são referentes ao mesmo condutor de obras públicas. </ref> nasceu em Lisboa em 1836<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Informação referida ao anno de 1892. Luanda, 6 de fevereiro de 1893.</ref>. Foi irmão de Isaías Newton (1838-1921)<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 115, proc. 29. Newton, Isaías.</ref> que se dedicou igualmente à área do desenho nas obras públicas e foi professor de desenho no Real Colégio Militar entre 1873 e 1875<ref>Costa Matos, ''História do Colégio Militar'', 2:649.</ref>.
 
Em 1880, encontrava-se casado com Guilhermina da Conceição Dias Newton e era pai de dez filhos e duas órfãs<ref name=":4">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 7 de outubro de 1880.</ref>, entre os quais Guilhermina Dias Romano Newton, Basilisa Newton Santos<ref>Aviso, 28 de novembro de 1894, Diário do Governo, no. 273, 30 de novembro de 1894, 3257.</ref>, Maria Madalena Dias Newton, nascida em Angola entre 1879 e 1880<ref>Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia de Madalena. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C6, cx, 11, n.º 16.</ref>, e Isaías Augusto Dias Newton nascido entre 1870 e 1871 em Estremoz<ref>Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia dos Anjos. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C16, cx, 33, 6/48/2/2, n.º 104, fl. 53.</ref>.  
 
Formou-se na [[Academia de Belas Artes de Lisboa]] com o curso de Desenho Histórico, Arquitectura Civil e Escultura frequentado entre 1851 e 1859 como bolseiro do Estado português. Recebeu a medalha de ouro dessa Academia<ref name=":7">Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Requerimento de Francisco Romano. Lisboa, 18 de maio de 1865.</ref>.  
 
Faleceu a 30 de março de 1894 em Luanda, Angola<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 205 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de abril de 1894.</ref>.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Francisco foi desenhador, e depois condutor auxiliar, no reino, pela Direção das Obras Públicas do distrito de Évora, entre 1863 e 1877<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Vicente Graça (Diretor das Obras Públicas do Distrito de Évora), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143180, P1143181)</ref>. Foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao das Obras Públicas, Comércio e Indústria para ir servir nas Obras Públicas da província de Angola. Por isso, foi nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe<ref>“Angola - Obras Públicas” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143158)</ref>, tendo-lhe sido passado a guia a 15 de janeiro, pela Direção de Obras Públicas de Évora, documento que Francisco Romano deveria apresentar junto do Ministério da Marinha<ref>Vicente, Manuel Graça. “Guia para Francisco Romano Newton, 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143159)</ref>. Foi enviado integrado na expedição de Manuel Rafael Gorjão<ref name=":1">Capelo, Guilherme de Brito. “Comunicação interna ao Ministério da Marinha e Ultramar pela licença de um ano de Francisco Romano, 12 de agosto de 1892” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143169 / 70)</ref>[acrescentar hiperligação interna para ficha], que criou as Obras Públicas de Angola. A comissão de Newton, durou de maio de 1877 a 19 de junho de 1880<ref name=":1" />, tendo sido chefe da circunscrição das Obras Públicas de Mossamedes, entre agosto de 1877 e maio de 1880<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Rafael Gorjão, 20 de junho de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143178)</ref><ref name=":2">Newton, Francisco Romano. “Requerimento ao Ministério da Marinha e Ultramar, 20 de maio de 1881” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143176)</ref>. Pelo fim desta comissão, embarcou para Lisboa a 22 de junho<ref name=":0" />, tendo alcançado a capital no mês seguinte<ref name=":3">Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 31 de dezembro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143177)</ref>.  
No período dos seus estudos, serviu como ornatista em pedra e, interinamente, como desenhador junto da Intendência das Obras Públicas do districto de Lisboa. Em Setembro de 1859, remeteu um requerimento para a sua colocação como desenhador nos caminhos de ferro de leste, tendo o mesmo tido desfecho favorável<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Requerimento de Francisco Romano. Lisboa, 7 de setembro de 1859.</ref>. Desconhecendo-se a data de contratação, esteve ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses até maio de 1863 como condutor de trabalhos e desenhador, exercendo esta última função durante dois anos e meio. Com a finalização da linha de Badajoz, onde trabalhava sob a direcção do engenheiro António de Nuiy, foi dispensado do serviço<ref name=":7" /><ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Atestado por António de Nuiy. Barquinha, 7 de maio de 1863.</ref>.
 
Em função dessa despensa requereu a colocação no lugar de desenhador em qualquer uma das direcções de obras públicas do Reino em 18 de maio de 1863, sendo a opinião da Intendência das Obras Públicas do districto de Lisboa favorável à aprovação em vista das habilitações apresentadas e da experiência profissional<ref name=":5">Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 177 do Intendente de Obras Públicas do districto de Lisboa ao Director Geral das Obras Públicas. Lisboa, 10 de junho de 1863.</ref>. O pedido recebeu aprovação em 17 de junho de 1863<ref name=":5" /> e foi colocado na [[Direcção das Obras Públicas de Évora|Direcção das Obras Públicas do districto de Évora]] onde se manteve até 1876<ref name=":6" />. Serviu como arquitecto de 3ª classe nas funções de desenhador<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 67 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas. Estremoz, 12 de maio de 1866.</ref>, e como condutor auxiliar<ref name=":6">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Vivente Graça. Estremoz, 7 de setembro de 1880.</ref>. Em 1872, substituiu um engenheiro daquela direcção<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 210 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas do Reino. Estremoz, 25 de setembro de 1872.</ref>. No mesmo período, desenvolveu actividade no sector dos mármores alentejanos e foi gestor uma sociedade de exploração localizada em Estremoz, tendo contribuído para o uso generalizado daqueles fora do Alentejo<ref>Queiroz, "Os cemitérios do Porto", 462.</ref>.
 
Em 26 de dezembro de 1876, foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria para servir na [[Direcção das Obras Públicas de Angola]], sendo, em função, nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe<ref>Portaria de 3 de janeiro de 1877, Diário do Governo, no. 16, 20 de janeiro de 1877, 124.</ref>, e passada guia de passagem ao Império em 15 de janeiro<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877.</ref>. O condutor foi integrado na expedição de [[Manuel Rafael Gorjão]]<ref name=":1">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.</ref>. Serviu em Angola entre 30 de maio de 1877 a 19 de junho de 1880<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.</ref><ref name=":1" /> e ocupou o lugar de chefe da Circunscrição das Obras Públicas de Moçâmedes entre agosto de 1877 e 7 de maio de 1880<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.</ref><ref name=":2">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.</ref>. Nesse período, conduziu as obras no palácio e repartições públicas daquele districto e esteve responsável pela fiscalização das estradas construídas no Quipola e Santa Teresa, bem como da residência do chefe de Capamgombe<ref>Ribeiro, "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 763.</ref>.
 
Embarcou de regresso a Lisboa a 22 de junho de 1880<ref name=":0" />, tendo alcançado a capital no mês seguinte<ref name=":3">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 31 de dezembro de 1880.</ref>. No regresso ao Reino foi colocado no lugar de condutor de 2ª classe<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Estremoz, 19 de agosto de 1880.</ref> e na situação de inactividade, que, segundo afirmação do próprio em requerimento de 7 de outubro de 1880, equivalia "''a um castigo imerecido''”<ref name=":4" /> considerando ter uma família numerosa que não poderia sustentar com os rendimentos aferidos nessa condição. Por isso, pedia para ser recolocado na antiga condição de condutor de 1ª classe em alguma das possessões do Império. Num segundo requerimento, datado de 31 de dezembro, voltou a apelar à sua recolocação, desta feita, no quadro das obras públicas de Angola como condutor de 1ª classe<ref name=":3" />. A 20 de maio de 1881, pediu resposta a este último requerimento<ref name=":2" />.


Num requerimento ao rei, de 7 de outubro de 1880, afirmou que, desde que regressou ao reino, o Ministério das Obras Públicas o colocou em situação de inatividade que, segundo o próprio, “(…) equivale a um castigo imerecido (…)”<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 7 de outubro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143182)</ref>, ainda para mais tendo uma família numerosa. Por isso, pedia para ser recolocado na antiga condição de condutor de 1ª classe. Noutro requerimento, de 31 de dezembro, dirigiu-se ao rei, novamente pela mesma situação, apelou a recolocá-lo no quadro dos condutores de 1ª classe da província de Angola<ref name=":3" />. A 20 de maio de 1881 pediu resposta a este último requerimento<ref name=":2" />.  
Tendo recebido despacho favorável à sua colocação na Direcção de Obras Públicas de Angola, ocupou o lugar de condutor de 2ª classe, do qual tomou posse em 22 de julho de 1881<ref name=":0" />. Nesta segunda comissão, serviu, interinamente, como chefe das oficinas das obras públicas de Angola em substituição do condutor de 1ª classe, [[David Morais Sarmento|David Pinto de Morais Sarmento]], entre 1887 e 1889 e por um período indeterminado<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. ID-OP. OP14068. Relatorio d' Obras Publicas da provincia d'Angola. Annos 1887,1888 e 1889, fl. 9. Luanda, 31 de dezembro de 1889.</ref>. Em 1888, na qualidade de auxiliar de fiscalização, constituiu, juntamente com o director das Obras Públicas de Angola, [[Alexandre da Silveira e Lorena|Alexandre de Lorena]], e David Pinto de Morais Sarmento, uma comissão ordenada pelo governo para examinar a primeira secção, de 60 quilómetros, do caminho de ferro de Luanda a Ambaca que havia sido terminada<ref>"Portaria provincial nomeando uma commissão para examinar um troço da linha de Ambaca", 295.</ref>.  


Os pedidos foram atendidos, sendo que a 21 de junho de 1881, o Diretor Geral do Ultramar passou guia a Francisco Romano, para este ir servir na Direção das Obras Públicas de Angola<ref>Margiochi, Joaquim Simões. “Comunicação interna ao Ministério das Obras Públicas, relativo a guia de Francisco Newton, 22 de junho de 1881” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143157)</ref>, como condutor de 1ª classe, cargo que efetivamente desempenhou a partir de 22 de julho de 1881<ref name=":0" />. Veio a ser confirmado no mesmo por decreto de 9 de fevereiro de 1893<ref>AHU, N. Ordem 905 1N SEMU DGU, "Livro 1880-1892 Registo de Pessoal das Obras Públicas ULT", p. 10v, 11f.</ref>.  
A 3 de agosto de 1892, foi lhe passada, por portaria, licença por um ano<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Cópia da portaria n.º 370, documento 1 anexo ao ofício n.º 313 de 12 de agosto de 1892. Secretaria geral do Governo em Luanda, 12 de agosto de 1892.</ref>, no entanto, regressou a Angola antes do seu término, em 21 de abril de 1893<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Nota com referência à data de 21 de abril de 1893.</ref>.  


A 14 de agosto de 1892 foi lhe passada, por portaria, licença por um ano<ref name=":0" /><ref name=":1" />, mas regressou ao cargo em Angola em…. Por fim, em 1894, ano de sua morte, achava-se ao serviço em Angola<ref>P1143165</ref>.
Progrediu ao lugar de condutor de 1ª classe por decreto de 9 de fevereiro de 1893<ref>Decreto de 9 de fevereiro de 1893, Diário do Governo, no. 34, 11 de fevereiro de 1893, 408.</ref>.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
Em 1877, parte da sua família, mulher e quatro filhos, acompanharam-no para Angola, tendo deixado cinco filhos menores à guarda da sogra. O falecimento desta, a que competia a guarda de cinco filhos menores, levou-o a requerer ao Ministério da Marinha e Ultramar, 31 de janeiro de 1878, o retorno da família em Angola para Lisboa, de forma a acompanhar os cinco filhos menores “desamparados” em Portugal<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 31 de janeiro de 1878” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143160)</ref>. Não se sabe de desenvolvimentos relativos a este requerimento, mas tal não interferiu com a continuação da sua missão em Angola.
Em 1871, era sócio gerente de uma sociedade de exploração de mármores em Estremoz<ref>"Marmores d'Estremoz", 3.</ref>.
<br />
 
Quando foi nomeado para realizar a primeira comissão no Império parte da sua família, mais precisamente a sua mulher e quatro filhos, acompanhou-o, tendo deixado cinco filhos menores à guarda da sua sogra. O falecimento desta levou-o a requerer ao Ministério da Marinha e Ultramar, em 31 de janeiro de 1878, o retorno da família a Lisboa de forma a acompanhar os cinco filhos “''desamparados''” em Portugal<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Requerimento de Francisco Romano. Moçâmedes, 31 de janeiro de 1878.</ref>. Não se sabe de desenvolvimentos relativos a este requerimento, mas é certo que não interferiu com a continuação da comissão em Angola.


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
Palácio e repartições públicas de Moçâmedes (1877-1880).
Residência do chefe de Capamgombe (1877-1880).


==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->


<references />
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 115, proc. 29. Newton, Isaías.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Atestado por António de Nuiy. Barquinha, 7 de maio de 1863.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 67 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas do Reino. Estremoz, 12 de Maio de 1866.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 177 do Intendente de Obras Públicas do districto de Lisboa ao Director Geral das Obras Públicas. Lisboa, 10 de junho de 1863.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 210 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas do Reino. Estremoz, 25 de setembro de 1872.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Requerimento de Francisco Romano. Lisboa, 18 de maio de 1865.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Requerimento de Francisco Romano. Moçâmedes, 31 de janeiro de 1878.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Vivente Graça. Estremoz, 7 de setembro de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Cópia da portaria n.º 370, documento 1 anexo ao ofício n.º 313 de 12 de agosto de 1892. Secretaria geral do Governo em Luanda, 12 de agosto de 1892.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Informação referida ao anno de 1892. Luanda, 6 de fevereiro de 1893.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Nota com referência à data de 21 de abril de 1893.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 205 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de abril de 1894.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Estremoz, 19 de agosto de 1880.


Francisco Romano e Francisco Romano Newton são a mesma pessoa, contudo, podem surgir em processos separados, como ocorre nas fontes presentes no Arquivo Histórico Ultrmarino.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.


Dar nota que, em alguns requerimentos, Francisco Romano apresentou-se como condutor de 2ª classe. Informação que se repete em outras comunicações internas. Contudo, esteve sempre no cargo de condutor de 1ª classe, onde foi confirmado por decreto em 1893.<references />
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 7 de outubro de 1880.


==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 31 de dezembro de 1880.
 
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.
 
Arquivo Histórico Ultramarino. ID-OP. OP14068. Relatorio d' Obras Publicas da provincia d'Angola. Annos 1887,1888 e 1889, fl. 9. Luanda, 31 de dezembro de 1889.
 
Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia de Madalena. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C6, cx. 11, n.º 16[https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4815542 .]
 
Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia dos Anjos. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C16, cx, 33, 6/48/2/2, n.º 104, fl. 53[https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4813208 .]
 
Aviso, 28 de novembro de 1894, Diário do Governo, no. 273, 30 de novembro de 1894, 3257[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1894&mes=11&tipo=a-diario&filename=1894/11/30/D_0273_1894-11-30&pag=5&txt=Francisco%20Romano .]
 
Decreto de 9 de fevereiro de 1893, Diário do Governo, no. 34, 11 de fevereiro de 1893, 408[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1893&mes=2&tipo=a-diario&filename=1893/02/11/D_0034_1893-02-11&pag=2&txt=Francisco%20Romano .]
 
"Marmores d'Estremoz". ''Jornal do Porto'' XIII, no. 239 (20 Outubro, 1871): 3[https://purl.pt/14338/1/j-822-g_1871-10-20/j-822-g_1871-10-20_item2/j-822-g_1871-10-20_PDF/j-822-g_1871-10-20_PDF_24-C-R0150/j-822-g_1871-10-20_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf .]
 
Portaria de 3 de janeiro de 1877, Diário do Governo, no. 16, 20 de janeiro de 1877, 124[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1877&mes=1&tipo=a-diario&filename=1877/01/20/D_0016_1877-01-20&pag=8&txt=Francisco%20Romano .]
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
'''Costa Matos, José Alberto da. ''História do Colégio Militar.'' Vol. 2. Lisboa: Estado Maior do Exército, 2003.'''


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
"Portaria provincial nomeando uma commissão para examinar um troço da linha de Ambaca". Em ''Legislação e Disposições Regulamentares sobre Caminhos de Ferro Ultramarinos'', 1:295. Lisboa: Imprensa Nacional, 1908[https://archive.org/stream/legislaoedispos00portgoog/legislaoedispos00portgoog_djvu.txt .]


<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pelas fontes -->
Queiroz, José Francisco Ferreira. "Os cemitérios do Porto e a arte funerária oitocentista em Portugal. Consolidação da vivência romântica na perpetuação da memória". Vol. 1. Tese de doutoramento, Universidade do Porto, 2002.


Ribeiro, Manuel Ferreira. "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em ''As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro'', 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879[https://www.google.pt/books/edition/As_conferencias_e_o_itinerario_do_viajan/L1s9JJjdXeMC?hl=pt-PT&gbpv=1&dq=%22Francisco+Romano+Newton%22&pg=PA763&printsec=frontcover .]
==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
Miguel Ferreira Miranda
Miguel Ferreira Miranda
https://orcid.org/0000-0002-7316-6736
João de Almeida Barata
https://orcid.org/0000-0001-9048-0447


==Financiamento==
==Financiamento==
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
<!--Acrescentar as referências requeridas pelos vossos contratos, bolsas, etc. -->
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==Citar este artigo==
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Edição atual desde as 16h52min de 31 de maio de 2024


Francisco Romano Newton
Nome completo Francisco Romano Newton
Outras Grafias Francisco Romano
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge Guilhermina da Conceição Dias Newton
Filho(s) Guilhermina Dias Romano Newton, Basilisa Newton Santos, Maria Madalena Dias Newton, Isaías Dias Newton
Irmão(s) Isaías Newton
Nascimento 1836
Morte 30 março 1894
Luanda, Luanda, Angola
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Residência
Residência Évora, Portugal
Data Início: 1863
Fim: 1877

Residência Angola
Data Início: maio de 1877
Fim: 22 de junho de 1880

Residência Portugal
Data Início: julho de 1880
Fim: junho de 1881
Formação
Formação Arquitectura
Data Início: 1851
Fim: 1859
Instituição de Formação Academia de Belas Artes de Lisboa
Local de Formação Lisboa, Lisboa, Portugal

Formação Desenho
Data Início: 1851
Fim: 1859
Instituição de Formação Academia de Belas Artes de Lisboa
Local de Formação Lisboa, Lisboa, Portugal
Cargos
Data Início: 1851
Fim: 1859

Data Fim: junho de 1863

Cargo Desenhador
Data Fim: junho de 1863

Cargo Condutor auxiliar
Data Início: 17 de junho de 1863
Fim: 03 de janeiro de 1877

Cargo Desenhador
Data Início: 17 de junho de 1863
Fim: 03 de janeiro de 1877

Cargo Arquitecto
Data Início: 17 de junho de 1863
Fim: 03 de janeiro de 1877
Actividade
Actividade Fiscalização
Data Início: 1888
Local de Actividade Luanda, Luanda, Angola


Biografia

Dados biográficos

Francisco Romano Newton[1] nasceu em Lisboa em 1836[2]. Foi irmão de Isaías Newton (1838-1921)[3] que se dedicou igualmente à área do desenho nas obras públicas e foi professor de desenho no Real Colégio Militar entre 1873 e 1875[4].

Em 1880, encontrava-se casado com Guilhermina da Conceição Dias Newton e era pai de dez filhos e duas órfãs[5], entre os quais Guilhermina Dias Romano Newton, Basilisa Newton Santos[6], Maria Madalena Dias Newton, nascida em Angola entre 1879 e 1880[7], e Isaías Augusto Dias Newton nascido entre 1870 e 1871 em Estremoz[8].

Formou-se na Academia de Belas Artes de Lisboa com o curso de Desenho Histórico, Arquitectura Civil e Escultura frequentado entre 1851 e 1859 como bolseiro do Estado português. Recebeu a medalha de ouro dessa Academia[9].

Faleceu a 30 de março de 1894 em Luanda, Angola[10].

Carreira

No período dos seus estudos, serviu como ornatista em pedra e, interinamente, como desenhador junto da Intendência das Obras Públicas do districto de Lisboa. Em Setembro de 1859, remeteu um requerimento para a sua colocação como desenhador nos caminhos de ferro de leste, tendo o mesmo tido desfecho favorável[11]. Desconhecendo-se a data de contratação, esteve ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses até maio de 1863 como condutor de trabalhos e desenhador, exercendo esta última função durante dois anos e meio. Com a finalização da linha de Badajoz, onde trabalhava sob a direcção do engenheiro António de Nuiy, foi dispensado do serviço[9][12].

Em função dessa despensa requereu a colocação no lugar de desenhador em qualquer uma das direcções de obras públicas do Reino em 18 de maio de 1863, sendo a opinião da Intendência das Obras Públicas do districto de Lisboa favorável à aprovação em vista das habilitações apresentadas e da experiência profissional[13]. O pedido recebeu aprovação em 17 de junho de 1863[13] e foi colocado na Direcção das Obras Públicas do districto de Évora onde se manteve até 1876[14]. Serviu como arquitecto de 3ª classe nas funções de desenhador[15], e como condutor auxiliar[14]. Em 1872, substituiu um engenheiro daquela direcção[16]. No mesmo período, desenvolveu actividade no sector dos mármores alentejanos e foi gestor uma sociedade de exploração localizada em Estremoz, tendo contribuído para o uso generalizado daqueles fora do Alentejo[17].

Em 26 de dezembro de 1876, foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria para servir na Direcção das Obras Públicas de Angola, sendo, em função, nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe[18], e passada guia de passagem ao Império em 15 de janeiro[19]. O condutor foi integrado na expedição de Manuel Rafael Gorjão[20]. Serviu em Angola entre 30 de maio de 1877 a 19 de junho de 1880[21][20] e ocupou o lugar de chefe da Circunscrição das Obras Públicas de Moçâmedes entre agosto de 1877 e 7 de maio de 1880[22][23]. Nesse período, conduziu as obras no palácio e repartições públicas daquele districto e esteve responsável pela fiscalização das estradas construídas no Quipola e Santa Teresa, bem como da residência do chefe de Capamgombe[24].

Embarcou de regresso a Lisboa a 22 de junho de 1880[2], tendo alcançado a capital no mês seguinte[25]. No regresso ao Reino foi colocado no lugar de condutor de 2ª classe[26] e na situação de inactividade, que, segundo afirmação do próprio em requerimento de 7 de outubro de 1880, equivalia "a um castigo imerecido[5] considerando ter uma família numerosa que não poderia sustentar com os rendimentos aferidos nessa condição. Por isso, pedia para ser recolocado na antiga condição de condutor de 1ª classe em alguma das possessões do Império. Num segundo requerimento, datado de 31 de dezembro, voltou a apelar à sua recolocação, desta feita, no quadro das obras públicas de Angola como condutor de 1ª classe[25]. A 20 de maio de 1881, pediu resposta a este último requerimento[23].

Tendo recebido despacho favorável à sua colocação na Direcção de Obras Públicas de Angola, ocupou o lugar de condutor de 2ª classe, do qual tomou posse em 22 de julho de 1881[2]. Nesta segunda comissão, serviu, interinamente, como chefe das oficinas das obras públicas de Angola em substituição do condutor de 1ª classe, David Pinto de Morais Sarmento, entre 1887 e 1889 e por um período indeterminado[27]. Em 1888, na qualidade de auxiliar de fiscalização, constituiu, juntamente com o director das Obras Públicas de Angola, Alexandre de Lorena, e David Pinto de Morais Sarmento, uma comissão ordenada pelo governo para examinar a primeira secção, de 60 quilómetros, do caminho de ferro de Luanda a Ambaca que havia sido terminada[28].

A 3 de agosto de 1892, foi lhe passada, por portaria, licença por um ano[29], no entanto, regressou a Angola antes do seu término, em 21 de abril de 1893[30].

Progrediu ao lugar de condutor de 1ª classe por decreto de 9 de fevereiro de 1893[31].

Outras informações

Em 1871, era sócio gerente de uma sociedade de exploração de mármores em Estremoz[32].

Quando foi nomeado para realizar a primeira comissão no Império parte da sua família, mais precisamente a sua mulher e quatro filhos, acompanhou-o, tendo deixado cinco filhos menores à guarda da sua sogra. O falecimento desta levou-o a requerer ao Ministério da Marinha e Ultramar, em 31 de janeiro de 1878, o retorno da família a Lisboa de forma a acompanhar os cinco filhos “desamparados” em Portugal[33]. Não se sabe de desenvolvimentos relativos a este requerimento, mas é certo que não interferiu com a continuação da comissão em Angola.

Obras

Palácio e repartições públicas de Moçâmedes (1877-1880).

Residência do chefe de Capamgombe (1877-1880).

Notas

  1. No Arquivo Histórico Ultramarino constam dois processos com os nomes Francisco Romano Newton e Francisco Romano. Após cruzamento entre as informações constantes em ambos os processos, e destas com os documentos à guarda do Acervo de Infraestruturas, Transportes e Comunicações concluiu-se que são referentes ao mesmo condutor de obras públicas.
  2. 2,0 2,1 2,2 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Informação referida ao anno de 1892. Luanda, 6 de fevereiro de 1893.
  3. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 115, proc. 29. Newton, Isaías.
  4. Costa Matos, História do Colégio Militar, 2:649.
  5. 5,0 5,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 7 de outubro de 1880.
  6. Aviso, 28 de novembro de 1894, Diário do Governo, no. 273, 30 de novembro de 1894, 3257.
  7. Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia de Madalena. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C6, cx, 11, n.º 16.
  8. Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia dos Anjos. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C16, cx, 33, 6/48/2/2, n.º 104, fl. 53.
  9. 9,0 9,1 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Requerimento de Francisco Romano. Lisboa, 18 de maio de 1865.
  10. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 205 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de abril de 1894.
  11. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Requerimento de Francisco Romano. Lisboa, 7 de setembro de 1859.
  12. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Atestado por António de Nuiy. Barquinha, 7 de maio de 1863.
  13. 13,0 13,1 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 177 do Intendente de Obras Públicas do districto de Lisboa ao Director Geral das Obras Públicas. Lisboa, 10 de junho de 1863.
  14. 14,0 14,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Vivente Graça. Estremoz, 7 de setembro de 1880.
  15. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 67 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas. Estremoz, 12 de maio de 1866.
  16. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 210 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas do Reino. Estremoz, 25 de setembro de 1872.
  17. Queiroz, "Os cemitérios do Porto", 462.
  18. Portaria de 3 de janeiro de 1877, Diário do Governo, no. 16, 20 de janeiro de 1877, 124.
  19. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877.
  20. 20,0 20,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.
  21. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.
  22. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.
  23. 23,0 23,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.
  24. Ribeiro, "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 763.
  25. 25,0 25,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 31 de dezembro de 1880.
  26. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Estremoz, 19 de agosto de 1880.
  27. Arquivo Histórico Ultramarino. ID-OP. OP14068. Relatorio d' Obras Publicas da provincia d'Angola. Annos 1887,1888 e 1889, fl. 9. Luanda, 31 de dezembro de 1889.
  28. "Portaria provincial nomeando uma commissão para examinar um troço da linha de Ambaca", 295.
  29. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Cópia da portaria n.º 370, documento 1 anexo ao ofício n.º 313 de 12 de agosto de 1892. Secretaria geral do Governo em Luanda, 12 de agosto de 1892.
  30. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Nota com referência à data de 21 de abril de 1893.
  31. Decreto de 9 de fevereiro de 1893, Diário do Governo, no. 34, 11 de fevereiro de 1893, 408.
  32. "Marmores d'Estremoz", 3.
  33. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Requerimento de Francisco Romano. Moçâmedes, 31 de janeiro de 1878.

Fontes

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 115, proc. 29. Newton, Isaías.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Atestado por António de Nuiy. Barquinha, 7 de maio de 1863.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 67 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas do Reino. Estremoz, 12 de Maio de 1866.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 177 do Intendente de Obras Públicas do districto de Lisboa ao Director Geral das Obras Públicas. Lisboa, 10 de junho de 1863.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Ofício n.º 210 do Director de Obras Públicas do districto de Évora ao Director Geral das Obras Públicas do Reino. Estremoz, 25 de setembro de 1872.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 145, proc. 14. Romano, Francisco. Requerimento de Francisco Romano. Lisboa, 18 de maio de 1865.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Requerimento de Francisco Romano. Moçâmedes, 31 de janeiro de 1878.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Vivente Graça. Estremoz, 7 de setembro de 1880.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Cópia da portaria n.º 370, documento 1 anexo ao ofício n.º 313 de 12 de agosto de 1892. Secretaria geral do Governo em Luanda, 12 de agosto de 1892.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Informação referida ao anno de 1892. Luanda, 6 de fevereiro de 1893.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Nota com referência à data de 21 de abril de 1893.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 205 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de abril de 1894.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Estremoz, 19 de agosto de 1880.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 7 de outubro de 1880.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 31 de dezembro de 1880.

Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.

Arquivo Histórico Ultramarino. ID-OP. OP14068. Relatorio d' Obras Publicas da provincia d'Angola. Annos 1887,1888 e 1889, fl. 9. Luanda, 31 de dezembro de 1889.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia de Madalena. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C6, cx. 11, n.º 16.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Paróquia dos Anjos. Registo de casamentos. Registos de casamento 1889-1900. Liv. C16, cx, 33, 6/48/2/2, n.º 104, fl. 53.

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Decreto de 9 de fevereiro de 1893, Diário do Governo, no. 34, 11 de fevereiro de 1893, 408.

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Ribeiro, Manuel Ferreira. "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro, 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879.

Autor(es) do artigo

Miguel Ferreira Miranda

https://orcid.org/0000-0002-7316-6736


João de Almeida Barata

https://orcid.org/0000-0001-9048-0447

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo

Miranda, Miguel Ferreira, e João de Almeida Barata. "Francisco Romano Newton", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 31/05/2024). Consultado a 03 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Francisco_Romano_Newton. DOI: []