Gaspar Vaz: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linha 65: Linha 65:
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Aragão, Maximiano, <i>Grão Vasco ou Vasco Fernandes, Pintor Viziense, Principe dos pintores portuguezes.</i> Viseu: Typographia Popular da Liberdade, 1900.
*Aragão, Maximiano, <i>Grão Vasco ou Vasco Fernandes, Pintor Viziense, Principe dos pintores portuguezes.</i> Viseu: Typographia Popular da Liberdade, 1900.
*[http://hdl.handle.net/10174/18922 Caetano, Joaquim de Oliveira, "Jorge Afonso: uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Évora, 2014.]
*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto, "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2004.]


*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto, "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". <i>Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto</i>, 5-6 (2006-2007): 87-114.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto, "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". <i>Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto</i>, 5-6 (2006-2007): 87-114.]


*Henriques, Ana de Castro (coord.), <i>Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
*Henriques, Ana de Castro (coord.), <i>Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
*Markl, Dagoberto, "Duas Gravuras de Albrecht Dürer no painel 'Jesus em Casa de Marta'." <i>Revista Beira Alta</i> (1984): 325-334.


*Rodrigues, Dalila (coord.), <i>Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento</i>. Lisboa: IPM, 1992.
*Rodrigues, Dalila (coord.), <i>Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento</i>. Lisboa: IPM, 1992.
Linha 75: Linha 81:


*Rodrigues, Dalila (ed. lit.), <i>Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.</i>. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
*Rodrigues, Dalila (ed. lit.), <i>Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.</i>. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
*Rodrigues, Dalila,  "O núcleo quinhentista da Igreja de S. João de Tarouca do pintor Gaspar Vaz." <i>Património – Estudos</i> 2 (2002)..


*Santos, Reinaldo dos, <i>Os primitivos portugueses.</i> Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
*Santos, Reinaldo dos, <i>Os primitivos portugueses.</i> Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
*Silva, Alcina Santos, “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Revisão das 14h43min de 31 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Gaspar Vaz
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Sabe-se que em 1514 era criado de Jorge Afonso, em Lisboa, devendo ter-se formado com ele. Aparece mencionado numa escritura que diz respeito a Gregório Lopes.

Certamente é o mesmo Gaspar Vaz a quem Cristóvão de Figueiredo foi avaliar as obras em S. João de Tarouca e Viseu, por mandado de D. João III.

Em 1540 foi padrinho de um filho de João Dinis, pintor. Em 1566-67 trazia umas casas foreiras ao cabido de Viseu. Era casado com Maria Lopes, filha de um Francisco, de quem teve um filho "muito bom gramático e latino".

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas


Bibliografia e Fontes

  • Aragão, Maximiano, Grão Vasco ou Vasco Fernandes, Pintor Viziense, Principe dos pintores portuguezes. Viseu: Typographia Popular da Liberdade, 1900.
  • Henriques, Ana de Castro (coord.), Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
  • Markl, Dagoberto, "Duas Gravuras de Albrecht Dürer no painel 'Jesus em Casa de Marta'." Revista Beira Alta (1984): 325-334.
  • Rodrigues, Dalila (coord.), Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
  • Rodrigues, Dalila (ed. lit.), Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
  • Rodrigues, Dalila, "O núcleo quinhentista da Igreja de S. João de Tarouca do pintor Gaspar Vaz." Património – Estudos 2 (2002)..
  • Santos, Reinaldo dos, Os primitivos portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
  • Silva, Alcina Santos, “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo