Bernardo António de Sá: diferenças entre revisões
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Foi transferido para o Museu Etnológico Português<ref>Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.</ref> em 14 de Março de 1903, onde permaneceu até Outubro de 1906. A transferência ocorreu por vontade do próprio<ref>Realizou requerimento para a sua transferência em 7 de Novembro de 1902. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Requerimento de Bernardo António de Sá. Évora, 7 de Novembro de 1902.</ref>, tendo sido comunicada a Maximiliano Apolinário, adjunto do Museu, que a sugeriu ao fundador e director do Museu, o professor José Leite de Vasconcelos. Na qualidade de técnico participou em várias escavações arqueológicas, nomeadamente, no sítio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, no Bombarral, de que deixou vastas anotações, no cemitério de Mértola, em Colares e em Aljustrel<ref>Cardoso e Carreira, "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede", 99-100.</ref>. | Foi transferido para o Museu Etnológico Português<ref>Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.</ref> em 14 de Março de 1903, onde permaneceu até Outubro de 1906. A transferência ocorreu por vontade do próprio<ref>Realizou requerimento para a sua transferência em 7 de Novembro de 1902. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Requerimento de Bernardo António de Sá. Évora, 7 de Novembro de 1902.</ref>, tendo sido comunicada a Maximiliano Apolinário, adjunto do Museu, que a sugeriu ao fundador e director do Museu, o professor José Leite de Vasconcelos. Na qualidade de técnico participou em várias escavações arqueológicas, nomeadamente, no sítio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, no Bombarral, de que deixou vastas anotações, no cemitério de Mértola, em Colares e em Aljustrel<ref>Cardoso e Carreira, "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede", 99-100.</ref>. | ||
Finda a comissão no Museu Etnológico, em 2 de Novembro de 1906, foi colocado na Direcção das Obras Públicas do districto de Coimbra no lugar de conductor de 3.ª classe<ref>Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.</ref>. Na mesma situação, foi transferido para a Direcção das Obras Públicas do districto de Portalegre em 1 de Junho de 1907<ref>Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.</ref>, sendo novamente transferido, em 30 de Novembro desse ano, para a 1.ª Direcção das Obras Públicas de Lisboa<ref>Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.</ref>. Ao serviço daquela Direcção, em 1910, deveria ter trabalhado como chefe de trabalhos nas obras da Avenida da Índia, sendo impedido por doença<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício n.º 2058 do Director da 1.ª Direcção das Obras Públicas do Districto de Lisboa ao Director Geral do Ministéro das Obras Públicas e Minas. Lisboa, 8 de Dezembro de 1910.</ref>. Em 1913, encontrava-se ainda como condutor de 3.ª classe daquela Direcção<ref>"Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593.</ref>. Foi promovido a condutor de 2.ª classe em 16 de Dezembro de 1916, tomando posse em 13 de Janeiro do ano seguinte<ref> | Finda a comissão no Museu Etnológico, em 2 de Novembro de 1906, foi colocado na Direcção das Obras Públicas do districto de Coimbra no lugar de conductor de 3.ª classe<ref>Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.</ref>. Na mesma situação, foi transferido para a Direcção das Obras Públicas do districto de Portalegre em 1 de Junho de 1907<ref>Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.</ref>, sendo novamente transferido, em 30 de Novembro desse ano, para a 1.ª Direcção das Obras Públicas de Lisboa<ref>Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.</ref>. Ao serviço daquela Direcção, em 1910, deveria ter trabalhado como chefe de trabalhos nas obras da Avenida da Índia, sendo impedido por doença<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício n.º 2058 do Director da 1.ª Direcção das Obras Públicas do Districto de Lisboa ao Director Geral do Ministéro das Obras Públicas e Minas. Lisboa, 8 de Dezembro de 1910.</ref>. Em 1913, encontrava-se ainda como condutor de 3.ª classe daquela Direcção<ref>"Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593.</ref>. Foi promovido a condutor de 2.ª classe em 16 de Dezembro de 1916, tomando posse em 13 de Janeiro do ano seguinte<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício n.º 917 do Director da 1.ª Direcção das Obras Públicas do Districto de Lisboa ao Director Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 11 de Janeiro de 1917.</ref>. | ||
Por decreto de 25 de Outubro de 1920 foi nomeado engenheiro auxiliar de 3.ª classe sendo colocado no quadro em efetividade | Por decreto de 25 de Outubro de 1920 foi nomeado engenheiro auxiliar de 3.ª classe sendo colocado no quadro em efetividade. No ano seguinte, por portaria de 23 de Março, foi transferido para serviço na Administração Geral de Estradas e Turismo. Progrediu a engenheiro auxiliar de 2.ª classe em 28 de Novembro de 1924 e à 1.ª classe do lugar em 21 de Setembro de 1932<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Folha avulsa. "Livro 9, Folhas 182, Livro 11, folhas 77, n.º 11, P.º 1788".</ref>. | ||
Em 1933, ocupava o lugar de chefe da 1.ª secção de serviços da Direcção de Estradas do districto de Lisboa<ref>Arquivo Municipal de Sintra. Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra (...). 25 de Janeiro de 1933.</ref>. | Em 1933, ocupava o lugar de chefe da 1.ª secção de serviços da Direcção de Estradas do districto de Lisboa<ref>Arquivo Municipal de Sintra. Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra (...). 25 de Janeiro de 1933.</ref>. |
Revisão das 17h18min de 24 de junho de 2024
Bernardo António de Sá | |
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Nome completo | Bernardo António de Sá |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | valor desconhecido |
Morte | 1944 |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Condutor de obras |
Data | Início: 1890 Fim: 1895 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Cargos | |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 17 de março de 1896 Fim: 12 de janeiro de 1897 |
Data | Início: 12 de janeiro de 1897 Fim: 20 de maio de 1902 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 20 de maio de 1902 Fim: 14 de março de 1903 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 02 de novembro de 1906 Fim: 16 de dezembro de 1916 |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 16 de dezembro de 1916 Fim: 25 de outubro de 1920 |
Cargo | Engenheiro auxiliar |
Data | Início: 25 de outubro de 1920 Fim: 1933 |
Biografia
Dados biográficos
Desconhece-se a data e o local de nascimento de Bernardo António de Sá. Faleceu em 1944, quando já se encontrava aposentado[1].
Diplomou-se com o curso de condutor de obras públicas e minas pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, que frequentou entre 1890 e 1895[2]. Realizou tirocínio (estágio) com a duração de seis meses, decorrido entre 14 de Agosto de 1894 e 14 de Fevereiro de 1895, na 4.ª secção da Direcção dos Edifícios Públicos e Faróis do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria (MOPCI) sob as ordens do engenheiro subalterno de 1.ª classe, Humberto Ferreira Borges de Castro[3].
Carreira
Após pedido realizado em 18 de Dezembro de 1895[4], foi nomeado condutor de 2.ª classe em 17 de Março de 1896 e colocado na Direcção das Obras Públicas de Angola[5]. A comissão terminou no ano seguinte, sendo autorizada a sua passagem ao Reino pelo governador do districto de Benguela, em 12 de Janeiro, encontrando-se já exonerado do cargo, o que ocorreu "a seu pedido"[6].
Após o regresso ao Reino retomou o serviço como chefe de trabalhos na 4.ª secção de construção da Direcção de Edifícios Públicos e Fornecimento de Materiais[7] até 20 de Outubro de 1898[8]. Transitou depois, no mesmo lugar, para a 3.ª secção de construção trabalhando nas obras do Hospital de São José. Em 17 de Novembro de 1899, "não se julgando numa situação bem definida" requereu a sua colocação no quadro de condutores de obras públicas[7]. Não obstante, manteve a sua situação até 1901, tendo permanecido ao serviço do MOPCI na condição de condutor de obras públicas e minas sem estar afecto a um serviço específico[9]. Após candidatura a lugar de condutor de 3.ª classe, foi colocado ao serviço da Direcção das Obras Públicas do districto de Évora em 20 de Maio de 1902[10].
Foi transferido para o Museu Etnológico Português[11] em 14 de Março de 1903, onde permaneceu até Outubro de 1906. A transferência ocorreu por vontade do próprio[12], tendo sido comunicada a Maximiliano Apolinário, adjunto do Museu, que a sugeriu ao fundador e director do Museu, o professor José Leite de Vasconcelos. Na qualidade de técnico participou em várias escavações arqueológicas, nomeadamente, no sítio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, no Bombarral, de que deixou vastas anotações, no cemitério de Mértola, em Colares e em Aljustrel[13].
Finda a comissão no Museu Etnológico, em 2 de Novembro de 1906, foi colocado na Direcção das Obras Públicas do districto de Coimbra no lugar de conductor de 3.ª classe[14]. Na mesma situação, foi transferido para a Direcção das Obras Públicas do districto de Portalegre em 1 de Junho de 1907[15], sendo novamente transferido, em 30 de Novembro desse ano, para a 1.ª Direcção das Obras Públicas de Lisboa[16]. Ao serviço daquela Direcção, em 1910, deveria ter trabalhado como chefe de trabalhos nas obras da Avenida da Índia, sendo impedido por doença[17]. Em 1913, encontrava-se ainda como condutor de 3.ª classe daquela Direcção[18]. Foi promovido a condutor de 2.ª classe em 16 de Dezembro de 1916, tomando posse em 13 de Janeiro do ano seguinte[19].
Por decreto de 25 de Outubro de 1920 foi nomeado engenheiro auxiliar de 3.ª classe sendo colocado no quadro em efetividade. No ano seguinte, por portaria de 23 de Março, foi transferido para serviço na Administração Geral de Estradas e Turismo. Progrediu a engenheiro auxiliar de 2.ª classe em 28 de Novembro de 1924 e à 1.ª classe do lugar em 21 de Setembro de 1932[20].
Em 1933, ocupava o lugar de chefe da 1.ª secção de serviços da Direcção de Estradas do districto de Lisboa[21].
Obras
Obras no Hospital de São José, em Lisboa (1899).
Notas
- ↑ Édito de 19 de Maio de 1944, Diário do Governo, no. 120, III.ª série, 25 de Maio de 1944, 1239.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 767/2. 1D. MU. Cx. 1883-1930. Processos Individuais. ANG. Bernardo António de Sá. Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. 9 de Dezembro de 1895.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício de Humberto Ferreira Borges de Castro ao Director Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 3 de Janeiro de 1902.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 767/2. 1D. MU. Cx. 1883-1930. Processos Individuais. ANG. Bernardo António de Sá. Requerimento. 18 de Dezembro de 1895.
- ↑ Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 767/2. 1D. MU. Cx. 1883-1930. Processos Individuais. ANG. Bernardo António de Sá. Guia n.º 4. 12 de Janeiro de 1897.
- ↑ 7,0 7,1 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Requerimento de Bernardo António de Sá. Lisboa, 17 de Novembro de 1899.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Atestado de António Maria Baptista Júnior, chefe de secção dos Edifícios da 5.ª Zona da Inspecção dos Serviços de Obras Públicas do Districto de Lisboa. Lisboa, 17 de Janeiro de 1898.
- ↑ "Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.
- ↑ Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.
- ↑ Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.
- ↑ Realizou requerimento para a sua transferência em 7 de Novembro de 1902. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Requerimento de Bernardo António de Sá. Évora, 7 de Novembro de 1902.
- ↑ Cardoso e Carreira, "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede", 99-100.
- ↑ Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.
- ↑ Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.
- ↑ Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício n.º 2058 do Director da 1.ª Direcção das Obras Públicas do Districto de Lisboa ao Director Geral do Ministéro das Obras Públicas e Minas. Lisboa, 8 de Dezembro de 1910.
- ↑ "Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício n.º 917 do Director da 1.ª Direcção das Obras Públicas do Districto de Lisboa ao Director Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 11 de Janeiro de 1917.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Folha avulsa. "Livro 9, Folhas 182, Livro 11, folhas 77, n.º 11, P.º 1788".
- ↑ Arquivo Municipal de Sintra. Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra (...). 25 de Janeiro de 1933.
Fontes
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Atestado de António Maria Baptista Júnior, chefe de secção dos Edifícios da 5.ª Zona da Inspecção dos Serviços de Obras Públicas do Districto de Lisboa. Lisboa, 17 de Janeiro de 1898.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Folha avulsa. "Livro 9, Folhas 182, Livro 11, folhas 77, n.º 11, P.º 1788". [s. d.].
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício de Humberto Ferreira Borges de Castro ao Director Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 3 de Janeiro de 1902.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício n.º 917 do Director da 1.ª Direcção das Obras Públicas do Districto de Lisboa ao Director Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 11 de Janeiro de 1917.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Ofício n.º 2058 do Director da 1.ª Direcção das Obras Públicas do Districto de Lisboa ao Director Geral do Ministéro das Obras Públicas e Minas. Lisboa, 8 de Dezembro de 1910.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Requerimento de Bernardo António de Sá. Évora, 7 de Novembro de 1902.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 148, proc. 11. Sá, Bernardo António de. Requerimento de Bernardo António de Sá. Lisboa, 17 de Novembro de 1899.
Arquivo Histórico Ultramarino. 767/2. 1D. MU. Cx. 1883-1930. Processos Individuais. ANG. Bernardo António de Sá. Guia n.º 4. 12 de Janeiro de 1897.
Arquivo Histórico Ultramarino. 767/2. 1D. MU. Cx. 1883-1930. Processos Individuais. ANG. Bernardo António de Sá. Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. 9 de Dezembro de 1895.
Arquivo Histórico Ultramarino. 767/2. 1D. MU. Cx. 1883-1930. Processos Individuais. ANG. Bernardo António de Sá. Requerimento. 18 de Dezembro de 1895.
Arquivo Municipal de Sintra. Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra (...). 25 de Janeiro de 1933.
Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.
Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.
Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.
Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.
Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.
Édito de 19 de Maio de 1944, Diário do Governo, no. 120, III.ª série, 25 de Maio de 1944, 1239.
Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.
"Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593.
"Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.
Bibliografia
Cardoso, João Luís, e Júlio Roque Carreira. "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede (Bombarral): estudo do espólio das escavações de Bernardo de Sá (1903/1905)". Em Estudos Arqueológicos de Oeiras, 11: 97-228. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras, 2003.
Autor(es) do artigo
João de Almeida Barata
https://orcid.org/0000-0001-9048-0447
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
Bolsa de investigação no CHAM - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a referência UIDB/04666/2020, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), para desenvolvimento de trabalhos de investigação na plataforma eViterbo
DOI
Citar este artigo
Almeida Barata, João de. "Bernardo António de Sá", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, {{{year}}} 2022. Consultado a 28 de setembro de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Bernardo_Ant%C3%B3nio_de_S%C3%A1. DOI: []