Inácio de Oliveira Bernardes: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linha 94: Linha 94:
*"Inácio de Oliveira Bernardes" In Paulo Pereira (coord.) <i>Dicionário da Arte Barroca em Portugal.</i> Lisboa: Ed. Presença. 1989.
*"Inácio de Oliveira Bernardes" In Paulo Pereira (coord.) <i>Dicionário da Arte Barroca em Portugal.</i> Lisboa: Ed. Presença. 1989.


*AA. VV., <i>Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.</i> [Lisboa]: IPPAR, D.L. 1994.
*AA. VV., <i>Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.</i> Lisboa: IPPAR, D.L. 1994.


*Couto, João (textos), <i>Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António Sequeira: Segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: Catálogo.</i> Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.
*Couto, João (textos). <i>Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António Sequeira: Segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: Catálogo.</i> Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.


*Flor, Susana Varela, "Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais..." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
*Flor, Susana Varela. "Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais...". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.


*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.


*Gomes, Joaquim da Conceição, <i>Descripção Minuciosa do Monumento de Mafra.</i> Lisboa, 1871.
*Gomes, Joaquim da Conceição. <i>Descripção Minuciosa do Monumento de Mafra.</i> Lisboa: 1871.


*[http://dited.bn.pt/30125/index.html?BEAUT_PATH Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "André Gonçalves e a pintura de cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750)." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.]
*[http://dited.bn.pt/30125/index.html?BEAUT_PATH Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "André Gonçalves e a pintura de cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750)." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.]


*Ivo, Júlio, <i>O Monumento de Mafra. Guia Illustrado.</i> Lisboa: A Editora, 1906.
*Ivo, Júlio. <i>O Monumento de Mafra. Guia Illustrado.</i> Lisboa: A Editora, 1906.


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823].
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823].


*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz. "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, 2010.]


*Mata, Jorge, "Pedro António Avondano e a sua ópera Il Mondo della Luna", <i>Colóquio. Artes</i>, 110 (Julho-Setembro 1996): 52-61.
*Mata, Jorge. "Pedro António Avondano e a sua ópera Il Mondo della Luna" In <i>Colóquio. Artes</i>, 110 (Julho-Setembro 1996): 52-61.


*Pamplona, Fernando de, <i>Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal.</i> Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988.
*Pamplona, Fernando de. <i>Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal.</i> Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988.


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy, <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre : Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre : Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]


*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor, "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa, 2007.]


*Santa Anna, Frei João de, <i>Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com a explicação das Plantas, que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. </i> Mafra: manuscrito, 1828.
*Santa Anna, Frei João de. <i>Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com a explicação das Plantas, que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. </i> Mafra: MS, 1828.


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II (1904)]
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>. [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
*[https://archive.org/stream/noticiadealgunsp00viteuoft#page/n9/mode/2up Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.]
 
*[https://archive.org/stream/noticiadealgunsp00viteuoft#page/n9/mode/2up Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.]


==Ligações Externas==
==Ligações Externas==

Revisão das 19h01min de 6 de novembro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = Inácio de Oliveira Bernardes | data_nascimento = 1 de fevereiro de 1697 | nascimento_data = | local_nascimento = Lisboa | nascimento_local = | data_morte = 19 de janeiro de 1781 (83 anos) | morte_data = | local_morte = Lisboa | morte_local = | residência = Lisboa, Portugal | nacionalidade = Portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = António de Oliveira Bernardes | mãe = Francisca Xavier de Araújo }}


Inácio de Oliveira Bernardes
Nome completo Inácio de Oliveira Bernardes
Nascimento 1 de fevereiro de 1697
Lisboa
Morte 19 de janeiro de 1781 (83 anos)
Lisboa
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Progenitores Mãe: Francisca Xavier de Araújo
Pai: António de Oliveira Bernardes
Filho(s) Michaela Arcangela Romaneti em 1713, João Pedro de Oliveira em 1752
Irmão(s) Policarpo de Oliveira Bernardes, Ana Oliveira Bernardes, José de Oliveira Bernardes, Valério de Oliveira Bernardes, Pedro de Oliveira Bernardes, Aurélia Maria Bernardes, Silvério de Oliveira Bernardes, Apolinário de Oliveira Bernardes, Maria de Oliveira Bernardes
Ordem de Nascimento segundo filho


Biografia

Dados biográficos

Filho de António de Oliveira Bernardes e de Francisca Xavier de Araújo e irmão do pintor de azulejos Policarpo de Oliveira Bernardes, nasceu a 1 de Fevereiro de 1697 na freguesia de Santa Catarina. Casou em 1718 com Anastácia Teresa Romaneti de quem teve dois filhos que lhe seguiram os passos, Michaela Arcangela Romaneti em 1713, João Pedro de Oliveira em 1752... tem outras duas filhas mencionadas por Taborda que ficaram com a sua pensão[1][2].

Carreira

Foi um dos artistas que D. João V enviou a Roma para estudar. Foi membro da Irmandade de S. Lucas e pintor em Mafra. D. João V empregou-o na pintura de quadros para o Palácio de Mafra. D. Pedro III concedeu-lhe uma pensão de 300 mil réis[3].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Taborda. Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba. 230.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 477.
  3. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 477.

Bibliografia e Fontes

  • "Inácio de Oliveira Bernardes" In Paulo Pereira (coord.) Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989.
  • AA. VV., Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750. Lisboa: IPPAR, D.L. 1994.
  • Couto, João (textos). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António Sequeira: Segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: Catálogo. Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.
  • Flor, Susana Varela. "Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais...". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gomes, Joaquim da Conceição. Descripção Minuciosa do Monumento de Mafra. Lisboa: 1871.
  • Ivo, Júlio. O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906.
  • Mata, Jorge. "Pedro António Avondano e a sua ópera Il Mondo della Luna" In Colóquio. Artes, 110 (Julho-Setembro 1996): 52-61.
  • Pamplona, Fernando de. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988.
  • Santa Anna, Frei João de. Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com a explicação das Plantas, que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. Mafra: MS, 1828.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo