Gaspar Dias: diferenças entre revisões
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*1534 - Pintura da "Vinda do Espírito Santo" para a tribuna da Misericórdia de Lisboa (atribuído por Guarienti em Viterbo)<ref> | *1534 - Pintura da "Vinda do Espírito Santo" para a tribuna da Misericórdia de Lisboa (atribuído por Guarienti em Viterbo)<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 49.</ref>. | ||
*1560-1591 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=268507 Desenho a traço e aguada de sépia da "Prisão de Cristo", Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa]. | *1560-1591 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=268507 Desenho a traço e aguada de sépia da "Prisão de Cristo", Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa]. | ||
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| Gaspar Dias | |
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| Residência | Lisboa, Portugal |
| Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Taborda diz que D. Manuel o enviou a estudar em Roma com Miguel Ângelo ou Rafael, mas Viterbo não considera que isto seja possível, dado em 1590 o pintor ainda estar vivo.
Casado com Catarina de Évora, com quem teve quatro filhos, tinha um neto chamado Bastião Dias que Catarina de Évora, já viúva, tentou que herdasse o cargo do seu avô como pintor das casas da Índia e da Mina[1].
Carreira
Em alvará de 17 de fevereiro de 1574 foi nomeado pintor de óleo e têmpera das Casas da Índia e da Mina. Por este documento se fica a saber que Gaspar Dias era, também, moço de câmara do rei D. Sebastião[2].
Em 1590 assinou, juntamente com António da Costa, um contrato com a confraria de Santa Catarina do Monte Sinai para pintarem um retábulo, mas por desentendimentos com os membros da confraria instaurou-se um processo contra ele e António da Costa é que acabou a obra[3].
Outras informações
Obras
- data desconhecida - Retábulo para o altar da ermida da quinta da Marinha de Manuel Correia de Menezes Baharem[4].
- 1534 - Pintura da "Vinda do Espírito Santo" para a tribuna da Misericórdia de Lisboa (atribuído por Guarienti em Viterbo)[5].
- 1560-1591 - Desenho a traço e aguada de sépia da "Prisão de Cristo", Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
- 1560-1590 - Desenho à pena e aguada de tinta castanha de S. João Baptista em Patmos, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
- 1590 - Pintura para o altar-mor da igreja de Santa Catarina do Monte Sinai dos livreiros de Lisboa (com António da Costa).
Referências bibliográficas
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 49-50.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 34-35.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 49.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 50.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 49.
Bibliografia e Fontes
- Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Saraiva, Cardeal (Fr. Francisco de São Luís). Lista de alguns artistas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1839.
- Serrão, Vítor. O Maneirismo e o estatuto social dos pintores. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.
- Serrão, Vítor. "A Pintura Maneirista e o Desenho". In História da Arte em Portugal. Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
- Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
- Serrão, Vítor. "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
- Serrão, Vítor. "A decoração dos pintores maneiristas Gaspar Dias e Gaspar Cão no antigo Paço de Enxobregas (1572-1579)", In Catálogo da exposição Casa Excelentíssima - 500 Anos do Mosteiro da Madre de Deus. coordenação de Alexandra Curvelo e Alexandre Pais, 107-123- Lisboa: Instituto dos Museus e Conservação, 2010.
- Taborda, José da Cunha. Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba. Lisboa: Imprensa Regia, 1815.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1906 (2ª série).
Ligações Externas
- Gaspar Dias In Wikipédia
Autor(es) do artigo
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Citar este artigo
- Gaspar Dias (última modificação: 14/11/2017). eViterbo. Visitado em 12 de dezembro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Gaspar_Dias