Giacomo Azzolini: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
Linha 50: Linha 50:
Sousa Viterbo reproduz o artigo de Volkmar.  
Sousa Viterbo reproduz o artigo de Volkmar.  


Entre 1786 e 1787 trabalha na direcção dos cenários do Teatro Régio da Ajuda<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 84-86.</ref><ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 518-519.</ref>.
Entre 1786 e 1787 trabalha na direcção dos cenários do Teatro Régio da Ajuda<ref>Viterbo, ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 84-86.</ref><ref>Viterbo, ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 518-519.</ref>.


Na ''Ópera de Assur'', propõe que cada um dos seus discípulos - [[José Carlos Binheti]] e [[Manuel Piolti]] - fizessem cenários para escolher quem ocuparia o cargo. Naturalizam-se vários italianos na mesma altura. Sousa Viterbo apresenta uma lista: [[D. Francisco Assiza]], [[Oracio Felici]], [[Domingos Federici]], [[Valerio Bertozzi]], [[Francisco Pocaragi]], [[Alexandre Berthocelini]], [[Claudiano Dorelli]], [[Filippe Conti]], [[José Maruzzi]], [[Angelo Miguel Gallini]], [[Crispim Profile]], [[João Antonio Penacchini]], [[Nicolau Apolloni]], [[João Baptista Ceccoli]], [[Serafin Seri]], [[Luís Bistorini]], [[Petronio Mazzoni]], [[Sinibaldo Dorelli]], [[J. Siccinio]], [[Giovanni Carlo Bibiena]], [[João Simão Ciuci]], [[Francisco Xavier Constanzi]], [[Maximino Bernabei]], [[Nicoalo Conti]], [[Carlos Baldi]].
Na ''Ópera de Assur'', propõe que cada um dos seus discípulos - [[José Carlos Binheti]] e [[Manuel Piolti]] - fizessem cenários para escolher quem ocuparia o cargo. Naturalizam-se vários italianos na mesma altura. Sousa Viterbo apresenta uma lista: [[D. Francisco Assiza]], [[Oracio Felici]], [[Domingos Federici]], [[Valerio Bertozzi]], [[Francisco Pocaragi]], [[Alexandre Berthocelini]], [[Claudiano Dorelli]], [[Filippe Conti]], [[José Maruzzi]], [[Angelo Miguel Gallini]], [[Crispim Profile]], [[João Antonio Penacchini]], [[Nicolau Apolloni]], [[João Baptista Ceccoli]], [[Serafin Seri]], [[Luís Bistorini]], [[Petronio Mazzoni]], [[Sinibaldo Dorelli]], [[J. Siccinio]], [[Giovanni Carlo Bibiena]], [[João Simão Ciuci]], [[Francisco Xavier Constanzi]], [[Maximino Bernabei]], [[Nicoalo Conti]], [[Carlos Baldi]].
Linha 62: Linha 62:


==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
*Anthony, R. DelDonna,Pierpaolo Polzonetti (eds.). <i>The Cambridge Companion to Eighteenth-Century Opera</i>. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 237.
*Anthony, R. DelDonna,Pierpaolo Polzonetti (eds.). ''The Cambridge Companion to Eighteenth-Century Opera''. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 237.
*Carvalho, A. Aires. "A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." In <i>Belas artes</i> S. 3, n. 2 (1980): 59-65.
*Carvalho, A. Aires. "A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." In ''Belas artes'' S. 3, n. 2 (1980): 59-65.
*Bessone, Silvana. <i>De picadeiro a museu, de museu a picadeiro</i>. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995.
*Bessone, Silvana. ''De picadeiro a museu, de museu a picadeiro''. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995.
*Brito, Manuel Carlos de. <i>Opera in Portugal in the Eighteenth Century</i>. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 25 e 38.
*Brito, Manuel Carlos de. ''Opera in Portugal in the Eighteenth Century''. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 25 e 38.
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10204.pdf Carneiro, Luís Soares. "Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses. Dois Documentos"].
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10204.pdf Carneiro, Luís Soares. "Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses. Dois Documentos"].
*Gonçalves, A. Nogueira. <i>O arquitecto e cenógrafo Giacomo Azzolini em Coimbra</i>. Lisboa : Tip. Editorial Império, 1971.
*Gonçalves, A. Nogueira. ''O arquitecto e cenógrafo Giacomo Azzolini em Coimbra''. Lisboa : Tip. Editorial Império, 1971.
*Guedes, Natália Correia. <i>Museu Nacional dos Coches</i>. Lisboa, 1986.
*Guedes, Natália Correia. ''Museu Nacional dos Coches''. Lisboa, 1986.
*Lobo, Rui. "Giacomo Azzolini: a Bolognese architect in Lisbon and Coimbra (1753-1791)", comunicação apresentada no <i>Convegno Internazionale di Studi "Da Bologna all'Europa:artisti bolognesi in Portogallo" (XVI-XIX Secolo)</i> .Bolonha, 30 de Novembro a 01 de Dezembro 2015.
*Lobo, Rui. "Giacomo Azzolini: a Bolognese architect in Lisbon and Coimbra (1753-1791)", comunicação apresentada no ''Convegno Internazionale di Studi "Da Bologna all'Europa:artisti bolognesi in Portogallo" (XVI-XIX Secolo)'' .Bolonha, 30 de Novembro a 01 de Dezembro 2015.
*"O Picadeiro Real de Belém: documentos inéditos relativos à sua construção" In <i>Museus de Portugal</i>, vol. 1. Lisboa: Direcção-Geral do Património Cultural, 1978.
*"O Picadeiro Real de Belém: documentos inéditos relativos à sua construção" In ''Museus de Portugal'', vol. 1. Lisboa: Direcção-Geral do Património Cultural, 1978.
*Raggi, Giuseppina. "Pinturas de fundais e falsos interiores: decorações pictóricas integrais de Pasquali Parente" In <i>Monumentos</i>. Lisboa, 2003. 109-117.   
*Raggi, Giuseppina. "Pinturas de fundais e falsos interiores: decorações pictóricas integrais de Pasquali Parente" In ''Monumentos''. Lisboa, 2003. 109-117.   
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>. [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal''. [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
----
----


Linha 98: Linha 98:


{{DEFAULTSORT: Giacomo Azzolini}}
{{DEFAULTSORT: Giacomo Azzolini}}
[[Categoria: Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria: Activos Século XVIII]]
[[Categoria:Activos Século XVIII]]
[[Categoria: Itália]]
[[Categoria:Itália]]
[[Categoria: Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Lisboa]]
[[Categoria:Lisboa]]
[[Categoria: Arquitectos]]
[[Categoria:Arquitectos]]
[[Categoria: Cenógrafos]]
[[Categoria:Cenógrafos]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]

Edição atual desde as 11h37min de 13 de fevereiro de 2020


Giacomo Azzolini
Nome completo Giacomo Azzolini
Outras Grafias EQUAL
Nascimento
Bolonha

Biografia

Dados biográficos

Vem para Portugal em 1752. Naturalizado cidadão português em 1760.

Carreira

Sousa Viterbo reproduz o artigo de Volkmar.

Entre 1786 e 1787 trabalha na direcção dos cenários do Teatro Régio da Ajuda[1][2].

Na Ópera de Assur, propõe que cada um dos seus discípulos - José Carlos Binheti e Manuel Piolti - fizessem cenários para escolher quem ocuparia o cargo. Naturalizam-se vários italianos na mesma altura. Sousa Viterbo apresenta uma lista: D. Francisco Assiza, Oracio Felici, Domingos Federici, Valerio Bertozzi, Francisco Pocaragi, Alexandre Berthocelini, Claudiano Dorelli, Filippe Conti, José Maruzzi, Angelo Miguel Gallini, Crispim Profile, João Antonio Penacchini, Nicolau Apolloni, João Baptista Ceccoli, Serafin Seri, Luís Bistorini, Petronio Mazzoni, Sinibaldo Dorelli, J. Siccinio, Giovanni Carlo Bibiena, João Simão Ciuci, Francisco Xavier Constanzi, Maximino Bernabei, Nicoalo Conti, Carlos Baldi.

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 84-86.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 518-519.

Bibliografia e Fontes

  • Anthony, R. DelDonna,Pierpaolo Polzonetti (eds.). The Cambridge Companion to Eighteenth-Century Opera. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 237.
  • Carvalho, A. Aires. "A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." In Belas artes S. 3, n. 2 (1980): 59-65.
  • Bessone, Silvana. De picadeiro a museu, de museu a picadeiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995.
  • Brito, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 25 e 38.
  • Carneiro, Luís Soares. "Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses. Dois Documentos".
  • Gonçalves, A. Nogueira. O arquitecto e cenógrafo Giacomo Azzolini em Coimbra. Lisboa : Tip. Editorial Império, 1971.
  • Guedes, Natália Correia. Museu Nacional dos Coches. Lisboa, 1986.
  • Lobo, Rui. "Giacomo Azzolini: a Bolognese architect in Lisbon and Coimbra (1753-1791)", comunicação apresentada no Convegno Internazionale di Studi "Da Bologna all'Europa:artisti bolognesi in Portogallo" (XVI-XIX Secolo) .Bolonha, 30 de Novembro a 01 de Dezembro 2015.
  • "O Picadeiro Real de Belém: documentos inéditos relativos à sua construção" In Museus de Portugal, vol. 1. Lisboa: Direcção-Geral do Património Cultural, 1978.
  • Raggi, Giuseppina. "Pinturas de fundais e falsos interiores: decorações pictóricas integrais de Pasquali Parente" In Monumentos. Lisboa, 2003. 109-117.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo