Vasco Fernandes: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE) |
|||
| Linha 1: | Linha 1: | ||
{{Info/ | {{Info/TechNetEMPIRE | ||
<!-- dados da imagem --> | <!-- dados da imagem --> | ||
|largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm | |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm | ||
| Linha 45: | Linha 45: | ||
Também conhecido como Grão Vasco. | Também conhecido como Grão Vasco. | ||
Sabe-se que em 1515 esteve em Lisboa pois, juntamente com [[Gaspar Vaz]], seu criado, serviu de testemunha num emprazamento feito por Jorge Afonso, possivelmente seu antigo mestre<ref>Viterbo, | Sabe-se que em 1515 esteve em Lisboa pois, juntamente com [[Gaspar Vaz]], seu criado, serviu de testemunha num emprazamento feito por Jorge Afonso, possivelmente seu antigo mestre<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 65.</ref>. | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
| Linha 60: | Linha 60: | ||
==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*AA.VV. | *AA.VV. ''Primitivos. El siglo dourado de la pintura portuguesa. 1450-1550''. Madrid: Ministerio de Cultura, 2011. | ||
*Abreu, Graça (coord.). | *Abreu, Graça (coord.). '' Museu Grão Vasco: Roteiro ''. Lisboa: Instituto Português de Museus/Porto: Edições ASA, 2004. | ||
*Aragão, Maximiano, | *Aragão, Maximiano, ''Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viseense Príncipe dos Pintores Portugueses''. Viseu: Tipografia Popular da Liberdade, 1900. | ||
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa, 2015.] | *[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa, 2015.] | ||
*[http://purl.pt/17083 Beckford, William. | *[http://purl.pt/17083 Beckford, William. ''Recollections of an excursion to the monasteries of Alcobaça and Batalha.'' Londres: Richard Bentley, 1835.] | ||
*Beaumont, Maria Alice. | *Beaumont, Maria Alice. ''As 50 Melhores Obras de Arte em Museus Portugueses.'' Lisboa: Chaves Ferreira, 1991. | ||
*Caetano, Joaquim de Oliveira. "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa, 1996. | *Caetano, Joaquim de Oliveira. "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa, 1996. | ||
*[http://issuu.com/066239/docs/asedelamegonomuseu_catalogo_2014-05 Caetano, Joaquim de Oliveira. "Vasco Fernandes" In | *[http://issuu.com/066239/docs/asedelamegonomuseu_catalogo_2014-05 Caetano, Joaquim de Oliveira. "Vasco Fernandes" In ''A Sé de Lamego no Museu'' coordenação de Alexandra Braga. 17-24. Lamego: Museu de Lamego e DRCN, 2014. 17-24]. | ||
*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto. "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento. Universidade do Porto, 2004.] | *[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto. "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento. Universidade do Porto, 2004.] | ||
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto. "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal" In | *[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto. "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal" In ''Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto'', 5-6 (2006-2007): 87-114.] | ||
*Correia, Alberto (coord.). | *Correia, Alberto (coord.). ''Actas do Simpósio "Vasco Fernandes e a Pintura Manuelina."'' Viseu: Grupo de Amigos do Museu Grão Vasco, 1991. | ||
*Correia, Virgílio. | *Correia, Virgílio. ''Vasco Fernandes: mestre do retábulo da Sé de Lamego.'' Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924. | ||
*Dias, Pedro (ed.). | *Dias, Pedro (ed.). ''No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.''. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1992. | ||
*[http://repositorio.ual.pt/handle/11144/699 Faria, Miguel Figueira. "Imagens de Santa Cruz: os primeiros testemunhos visuais europeus do Brasil: da Utopografia à Topografia" In | *[http://repositorio.ual.pt/handle/11144/699 Faria, Miguel Figueira. "Imagens de Santa Cruz: os primeiros testemunhos visuais europeus do Brasil: da Utopografia à Topografia" In ''O que nos faz pensar'' v. 19 27 (Maio 2010): 185-208.] | ||
*[http://issuu.com/066239/docs/a-catedral-de-lamego_40a7fdec4a550f Flor, Pedro. "Do Romano ao ouro bornido: a arte na Sé de Lamego entre o Renascimento e o Barroco" In <i>Espaço, Poder e Memória. A Catedral de Lamego, Séculos XII a XX, coordenação de Anísio Miguel Saraiva, 105-140. Lisboa: UCP. Centro de Estudos de História Religiosa, 2013]. | *[http://issuu.com/066239/docs/a-catedral-de-lamego_40a7fdec4a550f Flor, Pedro. "Do Romano ao ouro bornido: a arte na Sé de Lamego entre o Renascimento e o Barroco" In <i>Espaço, Poder e Memória. A Catedral de Lamego, Séculos XII a XX, coordenação de Anísio Miguel Saraiva, 105-140. Lisboa: UCP. Centro de Estudos de História Religiosa, 2013]. | ||
*Gonçalves, Flávio. "Obras Perdidas dos "Primitivos" Portugueses." In | *Gonçalves, Flávio. "Obras Perdidas dos "Primitivos" Portugueses." In ''História da Arte. Iconografia e Crítica".'' Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990. | ||
*Gusmão, Adriano. | *Gusmão, Adriano. ''Ensaios de Arte e crítica''. Lisboa: Vega, 2004. | ||
*Henriques, Ana de Castro (coord.). | *Henriques, Ana de Castro (coord.). ''Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves''. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011. | ||
*Lapa, Sofia. | *Lapa, Sofia. ''Grão Vasco''. Lisboa: Instituto de História de Arte/Quidnovi, 2010. | ||
*[http://dited.bn.pt/31633/2618/3196.pdf Lopes, Rui de Oliveira. "Imagens para edificar: Modelos didácticos na pintura portuguesa do Renascimento." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2005.] | *[http://dited.bn.pt/31633/2618/3196.pdf Lopes, Rui de Oliveira. "Imagens para edificar: Modelos didácticos na pintura portuguesa do Renascimento." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2005.] | ||
*[http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/13747 Maia, B., Frade, J.C. et al. "Obras de Grão Vasco e da sua oficina". In | *[http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/13747 Maia, B., Frade, J.C. et al. "Obras de Grão Vasco e da sua oficina". In ''As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI'' edição de Vitor Serrão e Vanessa Antunes, 123-132. ed. Overprint, 2013.] | ||
*[http://hdl.handle.net/10216/8456 Martins, Fausto Sanches. "Sob o mecenato de D. Miguel da Silva, Vasco Fernandes transformou a catedral de Viseu na secunda Roma". In | *[http://hdl.handle.net/10216/8456 Martins, Fausto Sanches. "Sob o mecenato de D. Miguel da Silva, Vasco Fernandes transformou a catedral de Viseu na secunda Roma". In ''Estudos em homenagem ao Professor Doutor José Marques'', vol. 2, 7-33. Porto, Universidade do Porto, 2006.] | ||
*Mouta, J. Henriques. | *Mouta, J. Henriques. ''Pintores de Viseu: Escola ou Dinastia''. Viseu: Junta Distrital, 1969 | ||
*Palla, Maria José. | *Palla, Maria José. ''O corpo, vestido da alma: estudo da simbologia do traje e de certos objectos de civilização na obra de Vasco Fernandes e na oficina de Viseu''. Viseu: Museu de Grão Vasco/Grupo de Amigos do Museu de Grão Vasco, 1994. | ||
*[https://www.academia.edu/12014982/VASCO_FERNANDES_PINTOR_DO_RENASCIMENTO_E_A_EUROPA Palla, Maria José. "Vasco Fernandes, peintre portugais de la Renaissance et l'Europe" In | *[https://www.academia.edu/12014982/VASCO_FERNANDES_PINTOR_DO_RENASCIMENTO_E_A_EUROPA Palla, Maria José. "Vasco Fernandes, peintre portugais de la Renaissance et l'Europe" In ''L'Europe et les Européens au XVIe siècle, Actes du colloque du Roi Oiseau, Le Puy-en- Velay'', 1995.] | ||
*Palla, Maria José. | *Palla, Maria José. ''Traje e pintura: Grão Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu'' Lisboa: Editorial Estampa, 1999. | ||
*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. | *[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. ''Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris : Jules Renouard, 1846.] | ||
*Rebello, Brito. "Vasco Fernandes (Grão Vasco). Breve apontamento para a sua biografia" In | *Rebello, Brito. "Vasco Fernandes (Grão Vasco). Breve apontamento para a sua biografia" In ''Archivo Histórico Portuguez'' vol. I, n.º 3, 1903. | ||
*Reis-Santos, Luís. | *Reis-Santos, Luís. ''Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI''. Lisboa: L.R.Santos, 1946. | ||
*Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes o Grão Vasco: transição para a modernidade". | *Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes o Grão Vasco: transição para a modernidade". ''Artes & leilões'' A. 3, N. 12 (Dez. 1991 - Jan. 1992): 11-20. | ||
*Rodrigues, Dalila (coord.). | *Rodrigues, Dalila (coord.). ''Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento''. Lisboa: IPM, 1992. | ||
*[http://hdl.handle.net/10316/645 Rodrigues, Dalila. "Modos de expressão na pintura portuguesa: o processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542)." Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra, 2000.] | *[http://hdl.handle.net/10316/645 Rodrigues, Dalila. "Modos de expressão na pintura portuguesa: o processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542)." Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra, 2000.] | ||
*Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes e a Sé de Viseu: os retábulos ao “modo de Itália” e a troca de predelas originais." | *Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes e a Sé de Viseu: os retábulos ao “modo de Itália” e a troca de predelas originais." ''Monumentos'' 13 (Setembro 2000): 32-43. | ||
*Rodrigues, Dalila (ed. lit.). | *Rodrigues, Dalila (ed. lit.). ''Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.''. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002. | ||
*Rodrigues, Dalila. | *Rodrigues, Dalila. ''Grão Vasco''. Lisboa: Alêtheia Editores, 2007. | ||
*Rodrigues, Dalila. | *Rodrigues, Dalila. ''A Pintura num século de excepção (1450-1550)''.Lisboa: Fubu Editores, 2009. | ||
*[http://hdl.handle.net/10362/16710 Rodrigues, Paulo Simões. "O Conde Athanasius Raczynski e a Historiografia da Arte em Portugal" In | *[http://hdl.handle.net/10362/16710 Rodrigues, Paulo Simões. "O Conde Athanasius Raczynski e a Historiografia da Arte em Portugal" In ''Revista de História da Arte'' 8 (2011): 264-275,] | ||
*[https://doi.org/10.7559/ecr.1.3169 Salgueiro, Joana, Carvalho, Salomé. "Radiografia in situ do Pentecostes do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: estudo técnico do suporte e sua relevância na história da conservação e restauro da pintura sobre madeira em Portugal" | *[https://doi.org/10.7559/ecr.1.3169 Salgueiro, Joana, Carvalho, Salomé. "Radiografia in situ do Pentecostes do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: estudo técnico do suporte e sua relevância na história da conservação e restauro da pintura sobre madeira em Portugal" ''ECR - Estudos de Conservação e Restauro'' 1 (2009): 113-127.] | ||
*[https://doi.org/10.7559/ecr.2.3159 Salgueira, Joana et al. "Estudo técnico do suporte dos painéis do retábulo-mor da Sé de Lamego de Grão Vasco processo e interpretação da radiografia." | *[https://doi.org/10.7559/ecr.2.3159 Salgueira, Joana et al. "Estudo técnico do suporte dos painéis do retábulo-mor da Sé de Lamego de Grão Vasco processo e interpretação da radiografia." ''ECR - Estudos de Conservação e Restauro'' 2 (2010): 110-121.] | ||
*Salgueiro, Joana. "O Suporte dos Painéis da Sé de Lamego de Vasco Fernandes." In | *Salgueiro, Joana. "O Suporte dos Painéis da Sé de Lamego de Vasco Fernandes." In ''Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria, Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal'', coordenação de Ana Calvo e Loura Claro, 41-57. Porto: Universidade Católica Portuguesa/CITAR/MTPNP, Mtpnp. 2011. Disponível em: http://citar.artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/artes/CITAR/Edicoes/Atraves_da_Pintura_Olhares_sobre_a_materia.pdf. | ||
*[http://hdl.handle.net/10400.14/20371 Salgueiro, Joana. "A pintura portuguesa quinhentista de Vasco Fernandes: estudo técnico e conservativo do suporte." Dissertação de Doutoramento. Universidade Católica de Lisboa, 2013.] | *[http://hdl.handle.net/10400.14/20371 Salgueiro, Joana. "A pintura portuguesa quinhentista de Vasco Fernandes: estudo técnico e conservativo do suporte." Dissertação de Doutoramento. Universidade Católica de Lisboa, 2013.] | ||
*Santos, Reinaldo dos. | *Santos, Reinaldo dos. ''Os primitivos portugueses.'' Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958. | ||
*Serrão, Vítor. "A Pintura, a iluminura e a gravura dos primeiros tempos do século XVI" In | *Serrão, Vítor. "A Pintura, a iluminura e a gravura dos primeiros tempos do século XVI" In ''História da Arte em Portugal''. Vol. 5, ''O Manuelino''. Lisboa: Publicações Alfa, 1986. | ||
*[https://www.academia.edu/7404434/Le_panneau_de_Vasco_Fernandes_dit_Gr%C3%A3o_Vasco_dans_l_%C3%A9glise_de_Santa_Maria_de_Porco_Guarda_ Serrão, Vítor. "Le panneau de Vasco Fernandes, dit Grão Vasco, dans l’église de Santa Maria de Porco (Guarda)." | *[https://www.academia.edu/7404434/Le_panneau_de_Vasco_Fernandes_dit_Gr%C3%A3o_Vasco_dans_l_%C3%A9glise_de_Santa_Maria_de_Porco_Guarda_ Serrão, Vítor. "Le panneau de Vasco Fernandes, dit Grão Vasco, dans l’église de Santa Maria de Porco (Guarda)." ''Revue de l’Art'' 133 (2001): 57-70.] | ||
*[https://www.academia.edu/8879202/Vasco_Fernandes_e_a_vis%C3%A3o_do_%C3%8Dndio_Bom_sinais_de_antropocentismo_no_Calv%C3%A1rio_da_S%C3%A9_de_Viseu Serrão, Vítor. "Vasco Fernandes e a visão do Índio Bom: sinais de antropocentismo no Calvário da Sé de Viseu." | *[https://www.academia.edu/8879202/Vasco_Fernandes_e_a_vis%C3%A3o_do_%C3%8Dndio_Bom_sinais_de_antropocentismo_no_Calv%C3%A1rio_da_S%C3%A9_de_Viseu Serrão, Vítor. "Vasco Fernandes e a visão do Índio Bom: sinais de antropocentismo no Calvário da Sé de Viseu." ''Atlântica - revista atlântica de cultura ibero-americana'' 5 (Outono-Inverno 2006): 70-73.] | ||
*[https://www.academia.edu/19728243/A_prop%C3%B3sito_do_Gr%C3%A3o_Vasco_e_do_antigo_ret%C3%A1bulo_da_igreja_matriz_de_Freixo_de_Espada-%C3%A0-Cinta_notas_de_reflex%C3%A3o_cr%C3%ADtica_e_acerto_autoral Serrão, Vítor. "A propósito do Grão Vasco e do antigo retábulo da igreja matriz de Freixo de Espada-à-Cinta: notas de reflexão crítica e acerto autoral." | *[https://www.academia.edu/19728243/A_prop%C3%B3sito_do_Gr%C3%A3o_Vasco_e_do_antigo_ret%C3%A1bulo_da_igreja_matriz_de_Freixo_de_Espada-%C3%A0-Cinta_notas_de_reflex%C3%A3o_cr%C3%ADtica_e_acerto_autoral Serrão, Vítor. "A propósito do Grão Vasco e do antigo retábulo da igreja matriz de Freixo de Espada-à-Cinta: notas de reflexão crítica e acerto autoral." ''Revista CEPHIS'' 5 (2015): 455-485.] | ||
*Teixeira, Luís Manuel Aguiar de Morais. "O Retábulo Manuelino do Altar-mor da Catedral de Viseu." Tese de Doutoramento. Université Catholique de Louvain-la-Neuve, 1989. | *Teixeira, Luís Manuel Aguiar de Morais. "O Retábulo Manuelino do Altar-mor da Catedral de Viseu." Tese de Doutoramento. Université Catholique de Louvain-la-Neuve, 1989. | ||
*Vale, A. de Lucena. | *Vale, A. de Lucena. ''Grão Vasco na história e na crítica: da negação de Raczynski à realidade comprovada, metamorfoses da crítica, da reintegração de Grão Vasco''. Viseu: Tipografia da Beira Alta, 1953. | ||
*Vieira, Fátima. "O Grão Vasco de Dalila." | *Vieira, Fátima. "O Grão Vasco de Dalila." ''Artes & leilões'' 7 (Maio 2008): 6-10. | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903. | ||
==Ligações Externas== | ==Ligações Externas== | ||
| Linha 170: | Linha 170: | ||
{{DEFAULTSORT: Vasco Fernandes>}} | {{DEFAULTSORT: Vasco Fernandes>}} | ||
[[Categoria: Pessoas]] | [[Categoria:Pessoas]] | ||
[[Categoria: Activos Século XVI]] | [[Categoria:Activos Século XVI]] | ||
[[Categoria: Portugal]] | [[Categoria:Portugal]] | ||
[[Categoria: Viseu]] | [[Categoria:Viseu]] | ||
[[Categoria: Lamego]] | [[Categoria:Lamego]] | ||
[[Categoria: Pintores]] | [[Categoria:Pintores]] | ||
[[Categoria: Com Bibliografia]] | [[Categoria:Com Bibliografia]] | ||
Edição atual desde as 11h44min de 13 de fevereiro de 2020
| Vasco Fernandes | |
|---|---|
| Outras Grafias | EQUAL |
| Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Também conhecido como Grão Vasco.
Sabe-se que em 1515 esteve em Lisboa pois, juntamente com Gaspar Vaz, seu criado, serviu de testemunha num emprazamento feito por Jorge Afonso, possivelmente seu antigo mestre[1].
Carreira
Entre 1506 e 1511 pintou para a Sé de Lamego.
Pintou para o bispo de Viseu, D. Miguel da Silva.
Outras informações
Obras
Referências bibliográficas
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 65.
Bibliografia e Fontes
- AA.VV. Primitivos. El siglo dourado de la pintura portuguesa. 1450-1550. Madrid: Ministerio de Cultura, 2011.
- Abreu, Graça (coord.). Museu Grão Vasco: Roteiro . Lisboa: Instituto Português de Museus/Porto: Edições ASA, 2004.
- Aragão, Maximiano, Grão Vasco ou Vasco Fernandes Pintor Viseense Príncipe dos Pintores Portugueses. Viseu: Tipografia Popular da Liberdade, 1900.
- Beaumont, Maria Alice. As 50 Melhores Obras de Arte em Museus Portugueses. Lisboa: Chaves Ferreira, 1991.
- Caetano, Joaquim de Oliveira. "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa, 1996.
- Correia, Alberto (coord.). Actas do Simpósio "Vasco Fernandes e a Pintura Manuelina." Viseu: Grupo de Amigos do Museu Grão Vasco, 1991.
- Correia, Virgílio. Vasco Fernandes: mestre do retábulo da Sé de Lamego. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924.
- Dias, Pedro (ed.). No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1992.
- Gonçalves, Flávio. "Obras Perdidas dos "Primitivos" Portugueses." In História da Arte. Iconografia e Crítica". Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
- Gusmão, Adriano. Ensaios de Arte e crítica. Lisboa: Vega, 2004.
- Henriques, Ana de Castro (coord.). Primitivos portugueses 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Athena, 2011.
- Lapa, Sofia. Grão Vasco. Lisboa: Instituto de História de Arte/Quidnovi, 2010.
- Mouta, J. Henriques. Pintores de Viseu: Escola ou Dinastia. Viseu: Junta Distrital, 1969
- Palla, Maria José. O corpo, vestido da alma: estudo da simbologia do traje e de certos objectos de civilização na obra de Vasco Fernandes e na oficina de Viseu. Viseu: Museu de Grão Vasco/Grupo de Amigos do Museu de Grão Vasco, 1994.
- Palla, Maria José. Traje e pintura: Grão Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu Lisboa: Editorial Estampa, 1999.
- Rebello, Brito. "Vasco Fernandes (Grão Vasco). Breve apontamento para a sua biografia" In Archivo Histórico Portuguez vol. I, n.º 3, 1903.
- Reis-Santos, Luís. Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: L.R.Santos, 1946.
- Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes o Grão Vasco: transição para a modernidade". Artes & leilões A. 3, N. 12 (Dez. 1991 - Jan. 1992): 11-20.
- Rodrigues, Dalila (coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
- Rodrigues, Dalila. "Vasco Fernandes e a Sé de Viseu: os retábulos ao “modo de Itália” e a troca de predelas originais." Monumentos 13 (Setembro 2000): 32-43.
- Rodrigues, Dalila (ed. lit.). Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renascimeto, c. 1500-1540/Pintura Portuguesa do Renascimento, c. 1500-1540.. Salamanca: Consorcio de Salamanca, 2002.
- Rodrigues, Dalila. Grão Vasco. Lisboa: Alêtheia Editores, 2007.
- Rodrigues, Dalila. A Pintura num século de excepção (1450-1550).Lisboa: Fubu Editores, 2009.
- Salgueiro, Joana. "O Suporte dos Painéis da Sé de Lamego de Vasco Fernandes." In Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria, Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal, coordenação de Ana Calvo e Loura Claro, 41-57. Porto: Universidade Católica Portuguesa/CITAR/MTPNP, Mtpnp. 2011. Disponível em: http://citar.artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/artes/CITAR/Edicoes/Atraves_da_Pintura_Olhares_sobre_a_materia.pdf.
- Santos, Reinaldo dos. Os primitivos portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
- Serrão, Vítor. "A Pintura, a iluminura e a gravura dos primeiros tempos do século XVI" In História da Arte em Portugal. Vol. 5, O Manuelino. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
- Teixeira, Luís Manuel Aguiar de Morais. "O Retábulo Manuelino do Altar-mor da Catedral de Viseu." Tese de Doutoramento. Université Catholique de Louvain-la-Neuve, 1989.
- Vale, A. de Lucena. Grão Vasco na história e na crítica: da negação de Raczynski à realidade comprovada, metamorfoses da crítica, da reintegração de Grão Vasco. Viseu: Tipografia da Beira Alta, 1953.
- Vieira, Fátima. "O Grão Vasco de Dalila." Artes & leilões 7 (Maio 2008): 6-10.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
Ligações Externas
- Vasco Fernandes In Wikipédia.
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Vasco Fernandes (última modificação: 13/02/2020). eViterbo. Visitado em 27 de outubro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Vasco_Fernandes