José Pereira de Sena: diferenças entre revisões

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===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
desenhador dos Caminhos de Ferro Português e desenhador das Obras Públicas
Ingressou na [[Direcção-Geral das Obras Públicas]] em 1856 no cargo de desenhador<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/06/1868.</ref>.
Trabalhou como desenhador na construção do caminho de ferro do Pinhal de Leiria a São Martinho e nas obras do Lazareto onde exerceu também o cargo de chefe de secretaria, e nas obras da Escola Politécnica. A 8 de Outubro de 1864 requereu para integrar o corpo de engenharia civil das Obras Públicas como desenhador<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 8/10/1864. </ref>.
A 26 de Agosto de 1867 foi solicitado à Comissão dos Melhoramentos da Capital para trabalhar temporariamente com o arquitecto [[José Maria Nepomuceno]] nas obras do Asilo Maria Pia como desenhador das Obras Públicas de Lisboa<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 26/8/1867.</ref>. A 1 de Fevereiro de 1868 foi transferido para o 4º grupo de estradas, para executar estudos e servir nos trabalhos de campo, como condutor<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1/02/1867. </ref>. A 30 de Junho de 1868, o chefe da 4ª divisão pediu ao director geral das Obras Públicas a equiparação do seu ordenado de desenhador para o de condutor devido aos trabalhos de campo que tinha vindo a realizar de 4 de Junho de 1868 em Castro Daire sob a orientação do engenheiro Mello Cardozo <ref name=":0" />. O pedido foi recusado, tendo sido feito posteriormente, a 17 de Agosto de 1869, um pedido de indeminização correspondente ao tempo que esteve destacado em Castro Daire<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 17/08/1869.</ref>.
A 30 de Setembro de 1869, o chefe da 4ª divisão propôs a nomeação de Pereira de Sena para condutor auxiliar, justificando que ''"sabendo não só desenhar com perfeição, mas estando pratico nos trabalhos de campo de levantar planta, nivelar, e proceder aos calculos para os projectos"''  e que o mesmo servia há 10 anos quase sempre como condutor de trabalhos de campo<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 30/09/1869.</ref><ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/07/1870.</ref>.
Em 1867 encontrava-se como condutor de 2ª classe na [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe]].
e encarregado de secção
Em Setembro de 1876 assume o cargo de director interino, substituindo [[Henrique Dias de Carvalho]] que por motivos de saúde tinha regressado ao reino.


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Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1864-???.
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
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==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
Mafalda Pacheco
CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa
https://orcid.org/0000-0002-1091-6325


==Financiamento==
==Financiamento==

Revisão das 14h38min de 10 de agosto de 2022


José Pereira de Sena
Nome completo José Caetano Pereira de Sena
Outras Grafias José Caetano Pereira de Senna
Pai Pedro Caetano de Oliveira
Mãe Ana Benedita Pereira de Sena
Cônjuge Ana da Glória de Salema
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1826
Seia, Guarda, Portugal
Morte 28 setembro 1878
São Tomé, São Tomé e Príncipe
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Cargos
Cargo Desenhador
Data Início: 1858
Fim: 28 de julho de 1870

Cargo Condutor auxiliar
Data Início: 28 de julho de 1870
Fim: 27 de setembro de 1873

Cargo Condutor de 1ª classe
Data Início: 27 de setembro de 1873
Fim: 27 de fevereiro de 1877

Cargo Director
Data Início: 20 de novembro de 1876
Fim: 08 de janeiro de 1877

Cargo Condutor de 1ª classe
Data Início: 05 de outubro de 1878
Fim: 28 de dezembro de 1878
Actividade
Actividade Projeto de Infraestrutura
Local de Actividade Leiria, Portugal

Actividade Acompanhamento de obra
Data Início: 26 de agosto de 1867
Local de Actividade Lisboa, Portugal

Actividade Acompanhamento de obra
Data Fim: 10 de maio de 1873
Local de Actividade Porto, Portugal

Actividade Desenho de arquitectura
Local de Actividade São Tomé, São Tomé e Príncipe

Actividade Vistoria
Local de Actividade São Tomé, São Tomé e Príncipe


Biografia

Dados biográficos

Carreira

desenhador dos Caminhos de Ferro Português e desenhador das Obras Públicas

Ingressou na Direcção-Geral das Obras Públicas em 1856 no cargo de desenhador[1].

Trabalhou como desenhador na construção do caminho de ferro do Pinhal de Leiria a São Martinho e nas obras do Lazareto onde exerceu também o cargo de chefe de secretaria, e nas obras da Escola Politécnica. A 8 de Outubro de 1864 requereu para integrar o corpo de engenharia civil das Obras Públicas como desenhador[2].

A 26 de Agosto de 1867 foi solicitado à Comissão dos Melhoramentos da Capital para trabalhar temporariamente com o arquitecto José Maria Nepomuceno nas obras do Asilo Maria Pia como desenhador das Obras Públicas de Lisboa[3]. A 1 de Fevereiro de 1868 foi transferido para o 4º grupo de estradas, para executar estudos e servir nos trabalhos de campo, como condutor[4]. A 30 de Junho de 1868, o chefe da 4ª divisão pediu ao director geral das Obras Públicas a equiparação do seu ordenado de desenhador para o de condutor devido aos trabalhos de campo que tinha vindo a realizar de 4 de Junho de 1868 em Castro Daire sob a orientação do engenheiro Mello Cardozo [1]. O pedido foi recusado, tendo sido feito posteriormente, a 17 de Agosto de 1869, um pedido de indeminização correspondente ao tempo que esteve destacado em Castro Daire[5].

A 30 de Setembro de 1869, o chefe da 4ª divisão propôs a nomeação de Pereira de Sena para condutor auxiliar, justificando que "sabendo não só desenhar com perfeição, mas estando pratico nos trabalhos de campo de levantar planta, nivelar, e proceder aos calculos para os projectos" e que o mesmo servia há 10 anos quase sempre como condutor de trabalhos de campo[6][7].

Em 1867 encontrava-se como condutor de 2ª classe na Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe.

e encarregado de secção

Em Setembro de 1876 assume o cargo de director interino, substituindo Henrique Dias de Carvalho que por motivos de saúde tinha regressado ao reino.

Outras informações

Obras

Notas

  1. 1,0 1,1 Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/06/1868.
  2. Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 8/10/1864.
  3. Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 26/8/1867.
  4. Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1/02/1867.
  5. Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 17/08/1869.
  6. Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 30/09/1869.
  7. Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/07/1870.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1864-???.

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Mafalda Pacheco

CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa

https://orcid.org/0000-0002-1091-6325

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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