José Francisco de Sousa

Fonte: eViterbo
Revisão em 16h15min de 11 de maio de 2020 por Renataaraujo6 (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


José Francisco de Sousa
Nome completo José Francisco de Sousa
Outras Grafias EQUAL
Postos
Posto ajudante de engenheiro
Data Início: 1770
Cargos
Cargo ajudante de engenheiro
Data Início: 1770
Local Cargo [[Salvador, Bahia, Brasil]]
Actividade
Actividade Desenho cartográfico
Local de Actividade [[Bahia, Brasil]]


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Em 1770 era ajudante de engenheiro na praça da Bahia. Copiou e reduziu a planta topográfica da Bahia de Todos os Santos mandada tirar pelo Conde de Povolide e executada por José António Caldas[1].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:

Topográfica da Bahia de Todos os Santos, na qual está situada a Cidade de S. Salvador em altura de 13º de latitude e 345º e 56’ minutos de longitude. (...) Feita pelo Sgt. Mor Engenheiro José Antonio Caldas e copiada pelo Ajudante Engenheiro José Francisco de Souza na Bahia aos 4 de Fevereiro de 1771, colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com rosa dos ventos, escala, legenda, nota explicativa,  papel canson, telado, 73 cm x 52 cm. (AHE 05.35.319)

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 73.

Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo