António de Holanda: diferenças entre revisões

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Iluminador flamengo que veio para Portugal em inícios do século XVI, pai de [[Francisco de Holanda]]. Trabalhou com [[Simon Bening]].
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Teve outros três filhos: [[Miguel de Holanda]], escudeiro fidalgo da casa real, que fora aposentador da rainha [https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_de_%C3%81ustria D. Catarina de Áustria], casara com Isabel de Rojas, criada da infanta D. Isabel, irmã de [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=1150&type=concept D. João III], e que, em carta de 12 de novembro de 1542, foi nomeado tesoureiro das rendas do rei em Goa; D. Maria que casou com João de Azevedo, como é noticiado numa carta do rei de 23 de janeiro de 1567, em que se diz que lhe foram prometidos os cargos de feitor e tesoureiro de Cochim por casamento com a filha de Holanda<ref>Viterbo, <i>Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo</i>. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883, nota à página 25 (continuada na 26).</ref>; e João Homem de Holanda, Juiz de fora de Óbidos e Provedor de Santarém<ref>Raczynski , <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 136.</ref>.
Teve outros três filhos: [[Miguel de Holanda]], escudeiro fidalgo da casa real, que fora aposentador da rainha [https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_de_%C3%81ustria D. Catarina de Áustria], casara com Isabel de Rojas, criada da infanta D. Isabel, irmã de [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=1150&type=concept D. João III], e que, em carta de 12 de novembro de 1542, foi nomeado tesoureiro das rendas do rei em Goa; D. Maria que casou com João de Azevedo, como é noticiado numa carta do rei de 23 de janeiro de 1567, em que se diz que lhe foram prometidos os cargos de feitor e tesoureiro de Cochim por casamento com a filha de Holanda<ref>Viterbo, ''Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo''. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883, nota à página 25 (continuada na 26).</ref>; e João Homem de Holanda, Juiz de fora de Óbidos e Provedor de Santarém<ref>Raczynski , ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.''. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 136.</ref>.


Não se conhece com exactidão a data da sua morte, mas pensa-se que tenha sido depois de 1549<ref>Raczynski , <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 135.</ref>.
Não se conhece com exactidão a data da sua morte, mas pensa-se que tenha sido depois de 1549<ref>Raczynski , ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.''. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 135.</ref>.


===Carreira===
===Carreira===
Por morte de [[Francisco Henriques]], herdou o cargo de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Passavante passavante] de [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=921&type=concept D. Manuel I], apesar de este ter sido prometido a [[Garcia Fernandes]]<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 57.</ref>.
Por morte de [[Francisco Henriques]], herdou o cargo de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Passavante passavante] de [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=921&type=concept D. Manuel I], apesar de este ter sido prometido a [[Garcia Fernandes]]<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 57.</ref>.


A 5 de março de 1527 o rei D. João III concedeu-lhe uma pensão anual de 10000 réis<ref>Raczynski, <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 134-135.</ref>.
A 5 de março de 1527 o rei D. João III concedeu-lhe uma pensão anual de 10000 réis<ref>Raczynski, ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.''. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 134-135.</ref>.


Em 1540 habitava em Évora, onde trabalhava nas iluminuras de livros para o Convento de Cristo, em Tomar, para onde iluminava livros desde, pelo menos, 1534<ref>Raczynski.
Em 1540 habitava em Évora, onde trabalhava nas iluminuras de livros para o Convento de Cristo, em Tomar, para onde iluminava livros desde, pelo menos, 1534<ref>Raczynski.
  <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 134-135.</ref>.
  ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.''. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 134-135.</ref>.


Desenhou um ceptro para D. João III<ref>Viterbo. <i>Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo</i>. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883. 25.</ref>.
Desenhou um ceptro para D. João III<ref>Viterbo. ''Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo''. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883. 25.</ref>.


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==Bibliografia e Fontes==
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*Aguiar, António, <i>Acerca de António de Holanda, um dos autores da Genealogia de D. Manuel Pereira, 3o Conde da Feira</i>. Aveiro: [s.n.], 1959.
*Aguiar, António, ''Acerca de António de Holanda, um dos autores da Genealogia de D. Manuel Pereira, 3o Conde da Feira''. Aveiro: [s.n.], 1959.


*Aguiar, António, <i>A genealogia iluminada do Infante Dom Fernando por António de Holanda e Simão Bening</i>. Lisboa: [Gráfica Santelmo], 1962.
*Aguiar, António, ''A genealogia iluminada do Infante Dom Fernando por António de Holanda e Simão Bening''. Lisboa: [Gráfica Santelmo], 1962.


*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]
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*Bilou, Francisco, "António de Holanda em Évora.": https://www.academia.edu/28729152/Ant%C3%B3nio_de_Holanda_em_%C3%89vora
*Bilou, Francisco, "António de Holanda em Évora.": https://www.academia.edu/28729152/Ant%C3%B3nio_de_Holanda_em_%C3%89vora


*Conde, Antónia Fialho, Serrão, Vítor, "Uma encomenda de retábulo para o mosteiro de São Bento de Cástris em 1534: mecenas, artistas e protagonistas". <i>ARTIS. Revista de História da Arte e Ciências do Património</i> 3 (2016): 9-15.
*Conde, Antónia Fialho, Serrão, Vítor, "Uma encomenda de retábulo para o mosteiro de São Bento de Cástris em 1534: mecenas, artistas e protagonistas". ''ARTIS. Revista de História da Arte e Ciências do Património'' 3 (2016): 9-15.


*Dias, Pedro, "A crónica iluminada de Dom João I da Biblioteca Nacional de Madrid." <i>Oceanos</i> 26 (Abril - Junho 1996): 10-22.
*Dias, Pedro, "A crónica iluminada de Dom João I da Biblioteca Nacional de Madrid." ''Oceanos'' 26 (Abril - Junho 1996): 10-22.


*[https://books.google.pt/books?id=tyA2AgAAQBAJ&dq=ant%C3%B3nio+de+holanda&source=gbs_navlinks_s Kren, Thomas, McKendrick, Scot, <i>Illuminating the Renaissance: The Triumph of Flemish Manuscript Painting in Europe.</i>. Los Angeles: Getty Publications, 2003.]
*[https://books.google.pt/books?id=tyA2AgAAQBAJ&dq=ant%C3%B3nio+de+holanda&source=gbs_navlinks_s Kren, Thomas, McKendrick, Scot, ''Illuminating the Renaissance: The Triumph of Flemish Manuscript Painting in Europe.''. Los Angeles: Getty Publications, 2003.]


*Lopes, Carlos da Silva, <i>A árvore genealógica do terceiro conde da Feira: iluminada por António de Holanda e João Menelau</i>. Braga: Armas e Troféus, 1961.
*Lopes, Carlos da Silva, ''A árvore genealógica do terceiro conde da Feira: iluminada por António de Holanda e João Menelau''. Braga: Armas e Troféus, 1961.


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]


*Segurado, Jorge, "Sobre António d'Ollanda." <i>Belas artes</i> 3, nº 7 (1985): p. 69-78.
*Segurado, Jorge, "Sobre António d'Ollanda." ''Belas artes'' 3, nº 7 (1985): p.&nbsp;69-78.


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo</i>. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo''. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


*[http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=3813567 ANTT, Corpo Cronológico, Parte III, m. 15, doc. 13.] <!-- a partir da imagem 049 -->
*[http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=3813567 ANTT, Corpo Cronológico, Parte III, m. 15, doc. 13.] <!-- a partir da imagem 049 -->
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Revisão das 14h00min de 13 de fevereiro de 2020


Antonio de Holanda
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) Francisco de Holanda, Miguel de Holanda, Maria, João Homem de Holanda
Sexo masculina

Biografia

Dados biográficos

Iluminador flamengo que veio para Portugal em inícios do século XVI, pai de Francisco de Holanda. Trabalhou com Simon Bening.

Teve outros três filhos: Miguel de Holanda, escudeiro fidalgo da casa real, que fora aposentador da rainha D. Catarina de Áustria, casara com Isabel de Rojas, criada da infanta D. Isabel, irmã de D. João III, e que, em carta de 12 de novembro de 1542, foi nomeado tesoureiro das rendas do rei em Goa; D. Maria que casou com João de Azevedo, como é noticiado numa carta do rei de 23 de janeiro de 1567, em que se diz que lhe foram prometidos os cargos de feitor e tesoureiro de Cochim por casamento com a filha de Holanda[1]; e João Homem de Holanda, Juiz de fora de Óbidos e Provedor de Santarém[2].

Não se conhece com exactidão a data da sua morte, mas pensa-se que tenha sido depois de 1549[3].

Carreira

Por morte de Francisco Henriques, herdou o cargo de passavante de D. Manuel I, apesar de este ter sido prometido a Garcia Fernandes[4].

A 5 de março de 1527 o rei D. João III concedeu-lhe uma pensão anual de 10000 réis[5].

Em 1540 habitava em Évora, onde trabalhava nas iluminuras de livros para o Convento de Cristo, em Tomar, para onde iluminava livros desde, pelo menos, 1534[6].

Desenhou um ceptro para D. João III[7].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883, nota à página 25 (continuada na 26).
  2. Raczynski , Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 136.
  3. Raczynski , Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 135.
  4. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 57.
  5. Raczynski, Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 134-135.
  6. Raczynski. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. 134-135.
  7. Viterbo. Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883. 25.

Bibliografia e Fontes

  • Aguiar, António, Acerca de António de Holanda, um dos autores da Genealogia de D. Manuel Pereira, 3o Conde da Feira. Aveiro: [s.n.], 1959.
  • Aguiar, António, A genealogia iluminada do Infante Dom Fernando por António de Holanda e Simão Bening. Lisboa: [Gráfica Santelmo], 1962.
  • Conde, Antónia Fialho, Serrão, Vítor, "Uma encomenda de retábulo para o mosteiro de São Bento de Cástris em 1534: mecenas, artistas e protagonistas". ARTIS. Revista de História da Arte e Ciências do Património 3 (2016): 9-15.
  • Dias, Pedro, "A crónica iluminada de Dom João I da Biblioteca Nacional de Madrid." Oceanos 26 (Abril - Junho 1996): 10-22.
  • Lopes, Carlos da Silva, A árvore genealógica do terceiro conde da Feira: iluminada por António de Holanda e João Menelau. Braga: Armas e Troféus, 1961.
  • Segurado, Jorge, "Sobre António d'Ollanda." Belas artes 3, nº 7 (1985): p. 69-78.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

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