António de Oliveira Bernardes

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António de Oliveira Bernardes
Nome completo António de Oliveira Bernardes
Nascimento 1662
Santa Maria, Beja
Morte 10/4/1732
Santa Catarina, Lisboa
Residência Santa Catarina, Lisboa
Progenitores Mãe: Isabel Rodrigues
Pai: Pedro Figueira
Ocupação pintor miniaturista
Filho(s) Policarpo de Oliveira Bernardes em 1695, Inácio de Oliveira Bernardes em 1697, Ana Oliveira Bernardes em 1700, José de Oliveira Bernardes em 1702, Valério de Oliveira Bernardes em 1702, Pedro de Oliveira Bernardes em 1706, Aurélia Maria Bernardes em 1707, Silvério de Oliveira Bernardes em 1708, Apolinário de Oliveira Bernardes em 1711, Maria de Oliveira Bernardes em 1713
Irmão(s) Maria da Conceição

Biografia

Dados genealógicos

Pintor a óleo, de tectos e de azulejos, António de Oliveira Bernardes deixou uma vasta obra assinada e documentada. Para mais informações sobre a sua biografia consultar o link em ligações externas.

Carreira

Tornou-se membro da Irmandade de São Lucas em 1683, exercendo o cargo de mordomo entre 1686 e 1687[1].

Outras informações

Obras

Referências

  1. Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, p. 118.

Bibliografia

  • "O pintor António de Oliveira Bernardes", Terra Portuguesa, ano 3, nº 25-26, Lisboa, Agosto e Setembro de 1918, p. 64.
  • Carvalho, Rosário Salema de, A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Dissertação de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
  • Correia, Vergílio, "A família Oliveira Bernardes", A Águia, nº 71 e 72 (2ª série), Porto, 1917, pp. 196-208.
  • Correia, Vergílio, "Azulejadores e pintores de azulejos, de Lisboa", A Águia, nº 77 e 78 (2ª série), Porto, 1918, pp. 167-178.
  • Coutinho, Maria João, "Contributos para o conhecimento dos pintores de Lisboa na época barroca (1664-1720)", Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, nº 96 (1º tomo, série IV). Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa, 2011, pp. 39-98.
  • Flor, Susana Varela, Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais.... Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002.
  • Flor, Susana Varela, "As relações artísticas entre pintores a óleo e de azulejo perspectivadas a partir da oficina de Marcos da Cruz (a.1637-1683)", Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, nº 9/10, 2007, pp. 291-307[1].
  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Franco, Anísio, António de Oliveira Bernardes e a unidade decorativa do espaço barroco. Jerónimos - quatro séculos de pintura. Lisboa: MC/IPPAR. 1992. pp. 206-217.
  • Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, André Gonçalves e a pintura de cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750). Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002 [2].
  • Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas. Tese de doutoramento, História (Arte, Património e Restauro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013.
  • Mangucci, Celso, "Francisco da Silva, António de Oliveira Bernardes e Francisco Lopes Mendes na Igreja da Misericórdia em Évora”. Cenáculo – Boletim online do Museu de Évora, n.º 3, Setembro de 2008, pp. 3-18[3].
  • Massa, Sílvia Marília Moniz, A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII.. Tese de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010[4].
  • Meco, José, O Azulejo em Portugal. Lisboa: Alfa, 1989.
  • Meco, José, "António de Oliveira Bernardes". In Paulo Pereira (coord.) Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 79-81.
  • Reis, Vítor, O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII. Dissertação de Doutoramento em Belas Artes com especialidade em Teoria da Imagem, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, 2007[5].
  • Santa Maria, Agostinho de, Santuario Mariano, e Historia das Image[n]s milagrosas de Nossa Senhora, e das milagrosamente apparecidas, em graça dos Prègadores, & dos devotos da mesma Senhora.... Lisboa: na Officina de Antonio Pedrozo Galrao, 1933 [1707].
  • Serrão, Vítor, "O conceito de totalidade nos espaços do barroco nacional: a obra da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja: 1672-1698", Revista da Faculdade de Letras, nº 21-22, 5ª série, 1996/97.
  • Serrão, Vítor, "Nossa Senhora da Conceição de António de Oliveira Bernardes". In José António Falcão (dir.), Entre o Céu e a Terra - Arte sacra da diocese de Beja. Tomo II. Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2000.
  • Serrão, Vítor, “António de Oliveira Bernardes (1662-1732) e a pintura no tempo de D. Pedro II, entre Portugal e o Brasil. A influência do tecto e telas da igreja de Nª Sª dos Prazeres de Beja (1690-1695)”. In Actas do VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. vol. II. Rio de Janeiro:CBHA, PUC-Rio, UERJ, UFRJ, 2004, pp. 729-754.
  • Serrão, Vítor, "O Património Artístico Barroco da Casa de Santa Maria – o tecto pintado e os azulejos de António de Oliveira Bernardes (1662-1732)". In Casa de Sta. Maria : Raul Lino em Cascais, Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 2005, pp. 81-92.
  • Serrão, Vítor, "A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja". In Vítor Serrão, Francisco Lameira e José António Falcão (coord.), Arte e História de Um espaço barroco (1672-1698). Lisboa: Aletheia Editores, 2007, pp. 26-95.
  • Serrão, Vítor, "A actividade artística de António de Oliveira Bernardes na Igreja da Conceição da Luz: um exemplo de cripto-história de arte". In Susana Varela Flor (coord.), A herança de Santos Simões. Lisboa: Colibri, 2014, pp. 459-474.
  • Simões, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
  • Sobral, Luís de Moura, "TOTA PULCHRA EST AMICA MEA. Simbolismo e Narração num programa imaculista de António de Oliveira Bernardes", Revista Azulejo. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 1995/1999, pp. 71-90.
  • Sobral, Luís de Moura (ed. lit.), Bento Coelho e a Cultura do seu Tempo, 1620-1708. [Lisboa] : Instituto Português do Património Arquitectónico, Palácio Nacional da Ajuda, 1998.
  • Sobral, Luís de Moura, Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas. Lisboa : Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
  • Sobral, Luís de Moura, "Azulejos and Emblematics in Eighteen-Century Portugal: the Hieroglyphic Programmes of Masters António and Policarpo de Oliveira Bernardes". In Luís Gomes (ed.), Mosaics of Meaning Studies in Portuguese Emblematics, n.º 13, Glasgow: University of Glasgow, 2009, pp. 101-123.
  • Teixeira, F. A. Garcês, A Irmandade de São Lucas - estudo do seu arquivo. Lisboa: [s.n.], 1931.
  • Torrinha, Joaquim, "A presença de António de Oliveira Bernardes na azulejaria de Estremoz", Callipole, n.º 7/8, Vila Viçosa:Câmara Municipal de Vila Viçosa, 1999/2000, pp. 223-242.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (2ª série, 1906; 3ª série 1911)[6].

Ligações Externas

http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az/autor_ficha.aspx?id=46

http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/540-antonio-de-oliveira-bernardes-1662-1732

http://digitile.gulbenkian.pt/cdm/ref/collection/jmss/id/7792

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