Bernardo António de Sá: diferenças entre revisões
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Após pedido realizado em Dezembro de 1895<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.</ref>, foi nomeado condutor de | Após pedido realizado em Dezembro de 1895<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.</ref>, foi nomeado condutor de 2.ª classe em 17 de Março de 1896 e colocado na Direcção de Obras Públicas de Angola<ref>Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.</ref>. A comissão terminou no ano seguinte, sendo autorizada a sua passagem ao Reino pelo governador do districto de Benguela em 12 de Janeiro, encontrando-se já exonerado do cargo, o que ocorreu "''a seu pedido''"<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Guia n.º 4", 12 de Janeiro de 1897.</ref>. | ||
No rescaldo da reorganização do serviço de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria ocorrida em 1901, permaneceu ao serviço do ministério na condição de condutor de obras públicas e minas sem estar afecto a um serviço específico<ref>"Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.</ref>. Após candidatura a lugar de condutor de 3.ª classe, foi colocado ao serviço da Direcção de Obras Públicas do districto de Évora em 20 de Maio de 1902<ref>Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.</ref>. | |||
No ano seguinte, foi transferido para a Direcção do Museu Etnológico Português<ref>Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.</ref> onde permaneceu até Outubro de 1906. A transferência ocorreu por vontade do próprio, comunicada a Maximiliano Apolinário, adjunto do Museu, que a sugeriu ao fundador e director do Museu, o professor José Leite de Vasconcelos. Na qualidade de técnico participou em várias escavações arqueológicas, nomeadamente, no sítio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, no Bombarral, no cemitério de Mértola, em Colares e em Aljustrel<ref>Cardoso e Carreira, "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede", 99-100.</ref>. | |||
Finda a comissão no Museu, em Novembro de 1906, foi colocado na Direcção de Obras Públicas do districto de Coimbra com o lugar de conductor de 3.ª classe<ref>Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.</ref>. Na mesma situação, foi transferido para a Direcção de Obras Públicas do districto de Portalegre em Junho de 1907<ref>Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.</ref>, sendo novamente transferido, em Novembro de 1907, para a 1.ª Direcção das Obras Públicas de Lisboa<ref>Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.</ref>. Em 1910, encontrava-se colocado nesse mesmo lugar contando 53 dias de antiguidade na classe<ref>"Relação do pessoal do corpo de engenharia civil e seus auxiliares referida a 1 de Janeiro de 1910", Diário do Governo, no. 20, 27 de Janeiro de 1910, 310.</ref>. | |||
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Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895. | Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895. | ||
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Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1907&mes=6&tipo=a-diario&filename=1907/06/03/D_0122_1907-06-03&pag=6&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .] | |||
Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1906&mes=11&tipo=a-diario&filename=1906/11/03/D_0249_1906-11-03&pag=8&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .] | |||
Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1903&mes=3&tipo=a-diario&filename=1903/03/17/D_0060_1903-03-17&pag=2&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .] | |||
Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1907&mes=12&tipo=a-diario&filename=1907/12/02/D_0272_1907-12-02&pag=3&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .] | |||
Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1896&mes=3&tipo=a-diario&filename=1896/03/30/D_0071_1896-03-30&pag=7&txt=Bernardo%20Ant%C3%B3nio%20de%20S%C3%A1 .] | Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1896&mes=3&tipo=a-diario&filename=1896/03/30/D_0071_1896-03-30&pag=7&txt=Bernardo%20Ant%C3%B3nio%20de%20S%C3%A1 .] | ||
"Relação do pessoal do corpo de engenharia civil e seus auxiliares referida a 1 de Janeiro de 1910", Diário do Governo, no. 20, 27 de Janeiro de 1910, 310[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1910&mes=1&tipo=a-diario&filename=1910/01/27/D_0020_1910-01-27&pag=22&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .] | |||
"Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1901&mes=12&tipo=a-diario&filename=1901/12/28/D_0294_1901-12-28&pag=50&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .] | |||
==Bibliografia== | ==Bibliografia== | ||
Cardoso, João Luís, e Júlio Roque Carreira. "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede (Bombarral): estudo do espólio das escavações de Bernardo de Sá (1903/1905)". Em ''Estudos Arqueológicos de Oeiras'', 11: 97-228. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras, 2003[https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/download/101/99 .] | |||
==Ligações Externas == | ==Ligações Externas == | ||
==Autor(es) do artigo== | ==Autor(es) do artigo== |
Revisão das 23h05min de 11 de janeiro de 2024
Bernardo António de Sá | |
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Nome completo | Bernardo António de Sá |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | valor desconhecido |
Morte | 1944 |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Condutor de obras |
Data | Início: 1890 Fim: 1895 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Cargos | |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 17 de março de 1896 Fim: 12 de janeiro de 1897 |
Data | Início: 12 de janeiro de 1897 Fim: 20 de maio de 1902 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 20 de maio de 1902 Fim: 14 de março de 1903 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 02 de novembro de 1906 Fim: 16 de dezembro de 1916 |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 16 de dezembro de 1916 Fim: 25 de outubro de 1920 |
Cargo | Engenheiro auxiliar |
Data | Início: 25 de outubro de 1920 Fim: 1933 |
Biografia
Dados biográficos
Diplomou-se com o curso de condutor de obras públicas e minas pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, que frequentou entre 1890 e 1895[1].
Carreira
Após pedido realizado em Dezembro de 1895[2], foi nomeado condutor de 2.ª classe em 17 de Março de 1896 e colocado na Direcção de Obras Públicas de Angola[3]. A comissão terminou no ano seguinte, sendo autorizada a sua passagem ao Reino pelo governador do districto de Benguela em 12 de Janeiro, encontrando-se já exonerado do cargo, o que ocorreu "a seu pedido"[4].
No rescaldo da reorganização do serviço de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria ocorrida em 1901, permaneceu ao serviço do ministério na condição de condutor de obras públicas e minas sem estar afecto a um serviço específico[5]. Após candidatura a lugar de condutor de 3.ª classe, foi colocado ao serviço da Direcção de Obras Públicas do districto de Évora em 20 de Maio de 1902[6].
No ano seguinte, foi transferido para a Direcção do Museu Etnológico Português[7] onde permaneceu até Outubro de 1906. A transferência ocorreu por vontade do próprio, comunicada a Maximiliano Apolinário, adjunto do Museu, que a sugeriu ao fundador e director do Museu, o professor José Leite de Vasconcelos. Na qualidade de técnico participou em várias escavações arqueológicas, nomeadamente, no sítio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, no Bombarral, no cemitério de Mértola, em Colares e em Aljustrel[8].
Finda a comissão no Museu, em Novembro de 1906, foi colocado na Direcção de Obras Públicas do districto de Coimbra com o lugar de conductor de 3.ª classe[9]. Na mesma situação, foi transferido para a Direcção de Obras Públicas do districto de Portalegre em Junho de 1907[10], sendo novamente transferido, em Novembro de 1907, para a 1.ª Direcção das Obras Públicas de Lisboa[11]. Em 1910, encontrava-se colocado nesse mesmo lugar contando 53 dias de antiguidade na classe[12].
Outras informações
Obras
Notas
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa", 9 de Dezembro de 1895.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.
- ↑ Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Guia n.º 4", 12 de Janeiro de 1897.
- ↑ "Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.
- ↑ Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.
- ↑ Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.
- ↑ Cardoso e Carreira, "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede", 99-100.
- ↑ Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.
- ↑ Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.
- ↑ Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.
- ↑ "Relação do pessoal do corpo de engenharia civil e seus auxiliares referida a 1 de Janeiro de 1910", Diário do Governo, no. 20, 27 de Janeiro de 1910, 310.
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Guia n.º 4", 12 de Janeiro de 1897.
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa", 9 de Dezembro de 1895.
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.
Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.
Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.
Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.
Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.
Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.
Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.
"Relação do pessoal do corpo de engenharia civil e seus auxiliares referida a 1 de Janeiro de 1910", Diário do Governo, no. 20, 27 de Janeiro de 1910, 310.
"Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.
Bibliografia
Cardoso, João Luís, e Júlio Roque Carreira. "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede (Bombarral): estudo do espólio das escavações de Bernardo de Sá (1903/1905)". Em Estudos Arqueológicos de Oeiras, 11: 97-228. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras, 2003.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Bernardo António de Sá (última modificação: 11/01/2024). eViterbo. Visitado em 13 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Bernardo_Ant%C3%B3nio_de_S%C3%A1