Carlos Agostinho da Costa: diferenças entre revisões

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===Dados biográficos===
===Dados biográficos===
Desconhece-se a data e o local de nascimento de Bernardo António de Sá. Faleceu em 1944, quando já se encontrava aposentado<ref>Édito de 19 de Maio de 1944, Diário do Governo, no. 120, III série, 25 de Maio de 1944, 1239.</ref>.
Desconhece-se, até ao momento, os dados biográficos de Carlos Agostinho da Costa.


Diplomou-se com o curso de condutor de obras públicas e minas pelo [[Instituto Industrial de Lisboa|Instituto Industrial e Comercial de Lisboa]], que frequentou entre 1890 e 1895<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa", 9 de Dezembro de 1895.</ref>.
Realizou em liceu desconhecido os exames às disciplinas de Português, Francês, Matemática elementar e Introdução à História Natural<ref name=":4">Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Requerimento. 18 de Março de 1878.</ref>.  


===Carreira===
===Carreira===
Após pedido realizado em Dezembro de 1895<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.</ref>, foi nomeado condutor de 2.ª classe em 17 de Março de 1896 e colocado na Direcção das Obras Públicas de Angola<ref>Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.</ref>. A comissão terminou no ano seguinte, sendo autorizada a sua passagem ao Reino pelo governador do districto de Benguela, em 12 de Janeiro, encontrando-se já exonerado do cargo, o que ocorreu "''a seu pedido''"<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Guia n.º 4", 12 de Janeiro de 1897.</ref>.
Serviu como apontador de 2.ª classe na Direcção das Obras Públicas de Portalegre entre a sua nomeação em 1 de Junho de 1863 e, pelo menos, Novembro desse ano. Sendo necessária a autorização do director para a sua continuidade naquela Direcção, esta deverá ter sido concedida segundo informação manuscrita constante do documento que refere "''Aprove-se e participe-se à Contabilidade''"<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 22 da Direcção das Obras Públicas do Districto de Portalegre ao Director Geral das Obras Públicas. 14 de Novembro de 1863.</ref>.  


No rescaldo da reorganização do serviço de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria em 1901, permaneceu ao serviço do Ministério na condição de condutor de obras públicas e minas sem estar afecto a um serviço específico<ref>"Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.</ref>. Após candidatura a lugar de condutor de 3.ª classe, foi colocado ao serviço da Direcção das Obras Públicas do districto de Évora em 20 de Maio de 1902<ref>Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.</ref>.  
Após realização de exame, foi nomeado condutor auxiliar do corpo de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria por portaria de 4 de Outubro de 1865<ref>Aviso, Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.</ref><ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865. 1 de Maio de 1878.</ref>. Trabalhou junto da Administração das Águas de Lisboa, mais precisamente "''nos trabalhos gráficos do traçado do canal de Marvila''", sob as ordens do engenheiro Joaquim Nunes de Aguiar, entre 1866<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 181 da Direcção das Obras Públicas para o abastecimento das águas de Lisboa ao Direcção Geral das Obras Públicas. 15 de Janeiro de 1866.</ref> e Abril de 1868. Seguidamente, serviu junto da Direcção das Obras Públicas de Leiria até 30 de Outubro do mesmo ano, "''data em que se extinguiu a Engenharia Civil''"<ref name=":4" />.  


Em Março de 1903, foi transferido para o Museu Etnológico Português<ref>Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.</ref> onde permaneceu até Outubro de 1906. A transferência ocorreu por vontade do próprio, comunicada a Maximiliano Apolinário, adjunto do Museu, que a sugeriu ao fundador e director do Museu, o professor José Leite de Vasconcelos. Na qualidade de técnico participou em várias escavações arqueológicas, nomeadamente, no sítio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, no Bombarral, de que deixou vastas anotações, no cemitério de Mértola, em Colares ou em Aljustrel<ref>Cardoso e Carreira, "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede", 99-100.</ref>.
A experiência em trabalhos hidráulicos determinou a sua participação em obras da iniciativa da Companhia das Águas de Lisboa, das Câmaras Municipais da Chamusca e de Cascais, e da Real Casa Pia de Lisboa<ref name=":4" />. Dirigiu também, em 1874, as obras de construção do novo chafariz de Cacilhas, da iniciativa da Câmara Municipal de Almada, presidida por Bernardo Francisco da Costa. O projecto foi apresentado em 3 de Junho, tendo sido iniciada a obra em 10 de Agosto e inaugurada em 1 de Novembro de 1874<ref>"Chafariz de Cacilhas", [1].</ref>.


Finda a comissão no Museu Etnológico, em Novembro de 1906, foi colocado na Direcção das Obras Públicas do districto de Coimbra com o lugar de conductor de 3classe<ref>Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.</ref>. Na mesma situação, foi transferido para a Direcção das Obras Públicas do districto de Portalegre em Junho de 1907<ref>Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.</ref>, sendo novamente transferido, em Novembro desse ano, para a 1.ª Direcção das Obras Públicas de Lisboa<ref>Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.</ref>. Em 1913, encontrava-se ainda como condutor de 3.ª classe daquela Direcção<ref>"Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593.</ref>.
Entre Junho<ref name=":4" /> ou Julho de 1877 e 1878, esteve contratado como condutor de trabalhos na secção de estudos de variantes do Caminho-de-Ferro do Algarve, tendo participado no estudo da variante da Portela do Vale de Isca<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de João Pedro Tavares Figueiredo a Carlos Agostinho da Costa. 28 de Janeiro de 1878.</ref>, em Odemira. Nesse período, serviu sob as ordens do engenheiro Alexandre Maria Ortigão de Carvalho e, segundo este, com bom desempenho<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 18 de Março de 1878.</ref>.
 
Realizou comissão de serviço no Império no lugar de condutor de 3.ª classe alocado à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] entre 3 de Junho de 1878, data em que foi nomeado, até Outubro de 1879, quando regressou ao Reino com autorização do Governador Geral de Angola<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 15 de Novembro de 1878.</ref><ref name=":1">Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento. 14 de Janeiro de 1881.</ref>. No período em funções, trabalhou nos dois primeiros lanços a cargo da 1secção de estradas de Loanda ao Alto Dombe<ref name=":2">Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Cópia do auto de vistoria de tarefas na estrada do Alto Dombe. 25 de Fevereiro de 1880.</ref> juntamente com [[Henrique Dias de Carvalho|Henrique de Carvalho]]<ref name=":3">Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 24 de Outubro de 1879.</ref>. Esteve encarregue do estudo dos primeiros nove quilómetros da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, e posterior construção, a qual executou com "''zelo e actividade'' (...) ''mostrando grande aptidão nos trabalhos desta ordem''", de acordo com o atestado do major [[Henrique Santos Rosa|Henrique dos Santos Rosa]], engenheiro de 1.ª classe da província<ref name=":0" />. Participou na construção da estrada de Luanda ao Cacuaco e nos estudos da variante de ligação dessa localidade ao Bengo<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 23 de Outubro de 1879.</ref>.
 
Segundo Agostinho da Costa, a sua exoneração foi motivada pela falta de resposta favorável a dois requerimentos apresentados, em 1879, para que fosse promovido a outro lugar na Direcção das Obras Públicas de Angola<ref name=":1" />. Por documento, datado de 1882, conhece-se a realização de uma vistoria aos trabalhos realizados por Agostinho da Costa. A fiscalização fora ordenada por [[Manuel Rafael Gorjão]], engenheiro director da Direcção, e motivada quer pela pouca confiança que este último tinha no condutor, quer pela "''insistência''" demonstrada por Agostinho da Costa em "''em regressar ao reino estando eu ausente de Loanda''"<ref name=":2" />. Da análise aos documentos relativos à construção da estrada do Alto Dombe, a comissão nomeada constataria o processamento do pagamento de quantias excessivas por Agostinho da Costa ao empreiteiro contratado, "''ou por ignorância ou por má fé''". Apesar desta circunstância não ter tido consequências, uma vez que o condutor já se encontrava exonerado desde 6 de Dezembro de 1879, ela acha-se referida no documento como vindo "''confirmar as que deram causa à exoneração''"<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 6 de Abril de 1882.</ref>, estabelecendo-se uma relação entre os dois factos.
 
O regresso repentino ao Reino, autorizado sem o conhecimento de Manuel Gorjão, fora permitido, segundo o secretário-geral do Governador, pelas vantagens que a saída representava para a fazenda pública, mas igualmente pela circunstância de Agostinho da Costa ter expresso "''o propósito deliberado de nada fazer quando pretendessem obrigá-lo a trabalhar''"<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. 22 de Outubro de 1879.</ref>. Segundo Manuel Gorjão, o condutor havia já manifestado a mesma postura perante o trabalho de que estava incumbido, reagindo dessa forma à não promoção no quadro da Direcção de Obras Públicas: "''há tempo a esta parte mostrava nenhuma assiduidade no trabalho, constando-me que se lastimava muito por não ter sido promovido a condutor de 2.ª classe, e atribuindo a falta de promoção, a ter eu informado que, por equidade e conveniência do serviço, não podiam deixar de ser promovidos, quando ele o fosse, os condutores'' [Daniel Pinto Moraes] ''Sarmento e Carvalho''"<ref name=":3" />. Segundo parecer de Manuel Gorjão ao Director Geral do Ultramar, este não se opusera à promoção de Agostinho da Costa, que achava ser "''de justiça o deferimento da sua pretensão''" dada a sua "''prática de trabalhos de obras públicas''", mas tão somente que fosse promovido na condição de os condutores em igualdade ou melhor circunstância também o serem<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 23 de Abril de 1879.</ref>. A oposição do engenheiro director à saída de Agostinho da Costa devia-se à consequente redução do número, já exíguo na província, de técnicos qualificados para dirigirem obras públicas, entre as quais a estrada do Dombe, "''obra importante'' (...) ''com trabalhos a mais de 18 quilómetros de distância de Loanda, onde fica apenas um empregado, o condutor de 3.ª classe Henrique de Carvalho'' [e] ''que mesmo em Portugal exigiria pelo menos um empregado técnico''"<ref name=":3" />.
 
Em Janeiro de 1881, enquanto condutor de trabalhos de 1.ª classe na Direcção dos estudos do Caminho-de-Ferro na "''Fronteira''", possivelmente em exercício no Algarve, requereu a sua colocação no quadro da Direcção das Obras Públicas de Angola ou [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Moçambique]]<ref name=":1" />. Nesse ano, no mês de Agosto, participou na expedição científica à Serra da Estrela organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa a pedido do governo português. Esteve afecto, na qualidade de condutor e chefe de secção, à secção auxiliar de topografia liderada por António Xavier de Almeida Pinheiro<ref>Sociedade de Geografia de Lisboa, ''Expedição scientifica á Serra da Estrela em 1881'', III.</ref>. Igualmente sob a direcção de António Almeida Pinheiro, serviu no lugar de sub-chefe na Companhia Nacional de Caminhos de Ferro em 1886<ref>Campos, ''Almanach Commercial de Lisboa'', 102.</ref>.
 
Apesar não termos notícia da sua efectiva colocação nas províncias do Império nas décadas de 80 e 90 do século XIX, em 1908, encontrava-se nomeado no lugar de condutor de 1.ª classe da 2.ª divisão de serviços de construção e exploração da Direcção dos Caminhos-de-Ferro de Luanda<ref>Portaria de 21 de Abril de 1908, Diário do Governo, no. 91, 24 de Abril de 1908, 1199.</ref>. Em Outubro de 1910, mantinha esse lugar<ref>Portaria de 1 de Outubro de 1910, Diário do Governo, no. 221, 4 de Outubro de 1910, 3367.</ref>, estando, no final desse ano, encarregue de trabalhos na construção do caminho-de-ferro de Malange<ref>Anúncio 26, Diário do Governo, no. 64, 20 de Dezembro de 1910, 839-840.</ref>, juntamente com Aníbel Coelho Montalvão, sob a direcção do engenheiro [[Pedro António Álvares]]<ref>Direcção dos Caminhos de Ferro de Loanda, ''Monographia do Caminho de Ferro de Malange'', 37.</ref>. Em Maio de 1911, mantinha o lugar na Direcção dos Caminhos-de-Ferro de Luanda<ref>Portaria de 29 de Abril de 1911, Diário do Governo, no. 104, 5 de Maio de 1911, 1836.</ref>.
== Obras ==
Traçado do canal de Marvila (1866-1868).
 
Chafariz de Cacilhas (1874).
 
Estudo e início de construção da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, em Angola (1878).
 
Construção da estrada de Luanda ao Cacuaco, em Angola (1878).
 
Estudo da variante de ligação entre Cacuaco ao Bengo, em Angola (1878).


Em 1933, ocupava o lugar de chefe da 1.ª secção de serviços da Direcção de Estradas do districto de Lisboa<ref>Arquivo Municipal de Sintra, Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. "Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra...", 25 de Janeiro de 1933.</ref>.
==Notas==
==Notas==
<references />
<references />


==Fontes==
==Fontes==
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Guia n.º 4", 12 de Janeiro de 1897.


Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa", 9 de Dezembro de 1895.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da.


Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 22 da Direcção das Obras Públicas do Districto de Portalegre ao Director Geral das Obras Públicas. 14 de Novembro de 1863.


Arquivo Municipal de Sintra, Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. "Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra...", 25 de Janeiro de 1933[https://arquivoonline.cm-sintra.pt/details?id=71236 .]
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 181 da Direcção das Obras Públicas para o abastecimento das águas de Lisboa ao Direcção Geral das Obras Públicas. 15 de Janeiro de 1866.


Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1902&mes=8&tipo=a-diario&filename=1902/08/14/D_0181_1902-08-14&pag=4&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .]
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Requerimento. 18 de Março de 1878.


Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1907&mes=6&tipo=a-diario&filename=1907/06/03/D_0122_1907-06-03&pag=6&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .]
Anúncio 26, Diário do Governo, no. 64, 20 de Dezembro de 1910, 839-840[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1910&mes=12&tipo=a-diario&filename=1910/12/20/D_0064_1910-12-20&pag=15&txt=Carlos%20Agostinho%20da%20Costa .]


Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1906&mes=11&tipo=a-diario&filename=1906/11/03/D_0249_1906-11-03&pag=8&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .]
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Cópia do auto de vistoria de tarefas na estrada do Alto Dombe. 25 de Fevereiro de 1880.


Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1903&mes=3&tipo=a-diario&filename=1903/03/17/D_0060_1903-03-17&pag=2&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .]
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 6 de Abril de 1882.


Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1907&mes=12&tipo=a-diario&filename=1907/12/02/D_0272_1907-12-02&pag=3&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .]
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 23 de Outubro de 1879.


Édito de 19 de Maio de 1944, Diário do Governo, no. 120, III série, 25 de Maio de 1944, 1239[https://files.diariodarepublica.pt/gratuitos/3s/1944/05/1944d120s000.pdf .]
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de João Pedro Tavares Figueiredo a Carlos Agostinho da Costa. 28 de Janeiro de 1878.


Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1896&mes=3&tipo=a-diario&filename=1896/03/30/D_0071_1896-03-30&pag=7&txt=Bernardo%20Ant%C3%B3nio%20de%20S%C3%A1 .]
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. 22 de Outubro de 1879.


"Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593[https://files.diariodarepublica.pt/gratuitos/1s/1913/02/03700.pdf .]
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 23 de Abril de 1879.


"Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1901&mes=12&tipo=a-diario&filename=1901/12/28/D_0294_1901-12-28&pag=50&txt=Bernardo%20Antonio%20de%20S%C3%A1 .]
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 24 de Outubro de 1879.


==Bibliografia==
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento. 14 de Janeiro de 1881.
Cardoso, João Luís, e Júlio Roque Carreira. "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede (Bombarral): estudo do espólio das escavações de Bernardo de Sá (1903/1905)". Em ''Estudos Arqueológicos de Oeiras'', 11: 97-228. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras, 2003[https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/download/101/99 .]


==Ligações Externas ==
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 15 de Novembro de 1878.
 
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 18 de Março de 1878.
 
Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865. 1 de Maio de 1878.
 
Aviso, Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1865&mes=12&tipo=a-diario&filename=1865/12/21/D_0289_1865-12-21&pag=2&txt=Carlos%20Agostinho%20da%20Costa .]
 
"Chafariz de Cacilhas". ''Diario Illustrado'' 3, no. 754 (Novembro 1874): [1][https://bndigital.bnportugal.gov.pt/viewer/118544/?return=1&prev_next=0#page=1&viewer=picture&o=info&n=0&q= .]
 
Campos, Carlos Augusto da Silva. ''Almanach Commercial de Lisboa por Carlos Augusto da Silva Campos para 1887''. Lisboa: Companhia Typographica, 1886[https://www.google.pt/books/edition/Almanach_Commercial_de_Lisboa/86ILAQAAIAAJ?hl=pt-PT&gbpv=1&dq=%22Carlos+Agostinho+da+Costa%22&pg=PA102&printsec=frontcover .]
 
Direcção dos Caminhos de Ferro de Loanda. ''Monographia do Caminho de Ferro de Malange''. Luanda: Imprensa Nacional, 1909.
 
Portaria de 1 de Outubro de 1910, Diário do Governo, no. 221, 4 de Outubro de 1910, 3367[https://files.diariodarepublica.pt/gratuitos/1s/1910/10/22100.pdf .]
 
Portaria de 21 de Abril de 1908, Diário do Governo, no. 91, 24 de Abril de 1908, 1199[https://digigov.cepese.pt/pt/pesquisa/listbyyearmonthday?ano=1908&mes=4&tipo=a-diario&filename=1908/04/24/D_0091_1908-04-24&pag=3&txt=Carlos%20Agostinho%20da%20Costa .]
 
Portaria de 29 de Abril de 1911, Diário do Governo, no. 104, 5 de Maio de 1911, 1836[https://files.diariodarepublica.pt/1s/1911/05/10400/18361837.pdf .]
 
Sociedade de Geografia de Lisboa. ''Expedição scientifica á Serra da Estrela em 1881.'' Lisboa: Imprensa Nacional, 1883[https://www.csarmento.uminho.pt/site/files/original/0ad3f9efc86984f348a54f9491f5bccc8ac51a80.pdf .]
==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
João de Almeida Barata
João de Almeida Barata
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==Financiamento==
==Financiamento==
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
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Bolsa de investigação no CHAM - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a referência UIDB/04666/2020, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), para desenvolvimento de trabalhos de investigação na plataforma eViterbo
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Edição atual desde as 20h12min de 10 de abril de 2024


Carlos Agostinho da Costa
Nome completo Carlos Agostinho da Costa
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Formação
Formação Instrução básica
Cargos
Cargo Apontador
Data Início: 01 de junho de 1863

Cargo Condutor auxiliar
Data Início: 04 de outubro de 1865
Fim: 1878

Cargo Condutor de 3ª classe
Data Início: 03 de junho de 1878
Fim: outubro de 1879

Cargo Condutor de 1ª classe
Data Início: janeiro de 1881
Actividade
Actividade Desenho hidrográfico
Data Início: 1866
Fim: abril de 1868
Local de Actividade Lisboa, Portugal

Actividade Desenho de arquitectura
Data Início: 1874
Fim: 1874
Local de Actividade Almada, Lisboa, Portugal

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: julho de 1877
Fim: 1878
Local de Actividade Algarve, Portugal

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: 03 de junho de 1878
Fim: outubro de 1879
Local de Actividade Angola

Actividade Acompanhamento de obra
Data Início: 03 de junho de 1878
Fim: novembro de 1879
Local de Actividade Angola


Biografia

Dados biográficos

Desconhece-se, até ao momento, os dados biográficos de Carlos Agostinho da Costa.

Realizou em liceu desconhecido os exames às disciplinas de Português, Francês, Matemática elementar e Introdução à História Natural[1].

Carreira

Serviu como apontador de 2.ª classe na Direcção das Obras Públicas de Portalegre entre a sua nomeação em 1 de Junho de 1863 e, pelo menos, Novembro desse ano. Sendo necessária a autorização do director para a sua continuidade naquela Direcção, esta deverá ter sido concedida segundo informação manuscrita constante do documento que refere "Aprove-se e participe-se à Contabilidade"[2].

Após realização de exame, foi nomeado condutor auxiliar do corpo de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria por portaria de 4 de Outubro de 1865[3][4]. Trabalhou junto da Administração das Águas de Lisboa, mais precisamente "nos trabalhos gráficos do traçado do canal de Marvila", sob as ordens do engenheiro Joaquim Nunes de Aguiar, entre 1866[5] e Abril de 1868. Seguidamente, serviu junto da Direcção das Obras Públicas de Leiria até 30 de Outubro do mesmo ano, "data em que se extinguiu a Engenharia Civil"[1].

A experiência em trabalhos hidráulicos determinou a sua participação em obras da iniciativa da Companhia das Águas de Lisboa, das Câmaras Municipais da Chamusca e de Cascais, e da Real Casa Pia de Lisboa[1]. Dirigiu também, em 1874, as obras de construção do novo chafariz de Cacilhas, da iniciativa da Câmara Municipal de Almada, presidida por Bernardo Francisco da Costa. O projecto foi apresentado em 3 de Junho, tendo sido iniciada a obra em 10 de Agosto e inaugurada em 1 de Novembro de 1874[6].

Entre Junho[1] ou Julho de 1877 e 1878, esteve contratado como condutor de trabalhos na secção de estudos de variantes do Caminho-de-Ferro do Algarve, tendo participado no estudo da variante da Portela do Vale de Isca[7], em Odemira. Nesse período, serviu sob as ordens do engenheiro Alexandre Maria Ortigão de Carvalho e, segundo este, com bom desempenho[8].

Realizou comissão de serviço no Império no lugar de condutor de 3.ª classe alocado à Direcção das Obras Públicas de Angola entre 3 de Junho de 1878, data em que foi nomeado, até Outubro de 1879, quando regressou ao Reino com autorização do Governador Geral de Angola[9][10]. No período em funções, trabalhou nos dois primeiros lanços a cargo da 1.ª secção de estradas de Loanda ao Alto Dombe[11] juntamente com Henrique de Carvalho[12]. Esteve encarregue do estudo dos primeiros nove quilómetros da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, e posterior construção, a qual executou com "zelo e actividade (...) mostrando grande aptidão nos trabalhos desta ordem", de acordo com o atestado do major Henrique dos Santos Rosa, engenheiro de 1.ª classe da província[9]. Participou na construção da estrada de Luanda ao Cacuaco e nos estudos da variante de ligação dessa localidade ao Bengo[13].

Segundo Agostinho da Costa, a sua exoneração foi motivada pela falta de resposta favorável a dois requerimentos apresentados, em 1879, para que fosse promovido a outro lugar na Direcção das Obras Públicas de Angola[10]. Por documento, datado de 1882, conhece-se a realização de uma vistoria aos trabalhos realizados por Agostinho da Costa. A fiscalização fora ordenada por Manuel Rafael Gorjão, engenheiro director da Direcção, e motivada quer pela pouca confiança que este último tinha no condutor, quer pela "insistência" demonstrada por Agostinho da Costa em "em regressar ao reino estando eu ausente de Loanda"[11]. Da análise aos documentos relativos à construção da estrada do Alto Dombe, a comissão nomeada constataria o processamento do pagamento de quantias excessivas por Agostinho da Costa ao empreiteiro contratado, "ou por ignorância ou por má fé". Apesar desta circunstância não ter tido consequências, uma vez que o condutor já se encontrava exonerado desde 6 de Dezembro de 1879, ela acha-se referida no documento como vindo "confirmar as que deram causa à exoneração"[14], estabelecendo-se uma relação entre os dois factos.

O regresso repentino ao Reino, autorizado sem o conhecimento de Manuel Gorjão, fora permitido, segundo o secretário-geral do Governador, pelas vantagens que a saída representava para a fazenda pública, mas igualmente pela circunstância de Agostinho da Costa ter expresso "o propósito deliberado de nada fazer quando pretendessem obrigá-lo a trabalhar"[15]. Segundo Manuel Gorjão, o condutor havia já manifestado a mesma postura perante o trabalho de que estava incumbido, reagindo dessa forma à não promoção no quadro da Direcção de Obras Públicas: "há tempo a esta parte mostrava nenhuma assiduidade no trabalho, constando-me que se lastimava muito por não ter sido promovido a condutor de 2.ª classe, e atribuindo a falta de promoção, a ter eu informado que, por equidade e conveniência do serviço, não podiam deixar de ser promovidos, quando ele o fosse, os condutores [Daniel Pinto Moraes] Sarmento e Carvalho"[12]. Segundo parecer de Manuel Gorjão ao Director Geral do Ultramar, este não se opusera à promoção de Agostinho da Costa, que achava ser "de justiça o deferimento da sua pretensão" dada a sua "prática de trabalhos de obras públicas", mas tão somente que fosse promovido na condição de os condutores em igualdade ou melhor circunstância também o serem[16]. A oposição do engenheiro director à saída de Agostinho da Costa devia-se à consequente redução do número, já exíguo na província, de técnicos qualificados para dirigirem obras públicas, entre as quais a estrada do Dombe, "obra importante (...) com trabalhos a mais de 18 quilómetros de distância de Loanda, onde fica apenas um empregado, o condutor de 3.ª classe Henrique de Carvalho [e] que mesmo em Portugal exigiria pelo menos um empregado técnico"[12].

Em Janeiro de 1881, enquanto condutor de trabalhos de 1.ª classe na Direcção dos estudos do Caminho-de-Ferro na "Fronteira", possivelmente em exercício no Algarve, requereu a sua colocação no quadro da Direcção das Obras Públicas de Angola ou Moçambique[10]. Nesse ano, no mês de Agosto, participou na expedição científica à Serra da Estrela organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa a pedido do governo português. Esteve afecto, na qualidade de condutor e chefe de secção, à secção auxiliar de topografia liderada por António Xavier de Almeida Pinheiro[17]. Igualmente sob a direcção de António Almeida Pinheiro, serviu no lugar de sub-chefe na Companhia Nacional de Caminhos de Ferro em 1886[18].

Apesar não termos notícia da sua efectiva colocação nas províncias do Império nas décadas de 80 e 90 do século XIX, em 1908, encontrava-se nomeado no lugar de condutor de 1.ª classe da 2.ª divisão de serviços de construção e exploração da Direcção dos Caminhos-de-Ferro de Luanda[19]. Em Outubro de 1910, mantinha esse lugar[20], estando, no final desse ano, encarregue de trabalhos na construção do caminho-de-ferro de Malange[21], juntamente com Aníbel Coelho Montalvão, sob a direcção do engenheiro Pedro António Álvares[22]. Em Maio de 1911, mantinha o lugar na Direcção dos Caminhos-de-Ferro de Luanda[23].

Obras

Traçado do canal de Marvila (1866-1868).

Chafariz de Cacilhas (1874).

Estudo e início de construção da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, em Angola (1878).

Construção da estrada de Luanda ao Cacuaco, em Angola (1878).

Estudo da variante de ligação entre Cacuaco ao Bengo, em Angola (1878).

Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Requerimento. 18 de Março de 1878.
  2. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 22 da Direcção das Obras Públicas do Districto de Portalegre ao Director Geral das Obras Públicas. 14 de Novembro de 1863.
  3. Aviso, Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.
  4. Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865. 1 de Maio de 1878.
  5. Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 181 da Direcção das Obras Públicas para o abastecimento das águas de Lisboa ao Direcção Geral das Obras Públicas. 15 de Janeiro de 1866.
  6. "Chafariz de Cacilhas", [1].
  7. Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de João Pedro Tavares Figueiredo a Carlos Agostinho da Costa. 28 de Janeiro de 1878.
  8. Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 18 de Março de 1878.
  9. 9,0 9,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 15 de Novembro de 1878.
  10. 10,0 10,1 10,2 Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento. 14 de Janeiro de 1881.
  11. 11,0 11,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Cópia do auto de vistoria de tarefas na estrada do Alto Dombe. 25 de Fevereiro de 1880.
  12. 12,0 12,1 12,2 Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 24 de Outubro de 1879.
  13. Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 23 de Outubro de 1879.
  14. Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 6 de Abril de 1882.
  15. Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. 22 de Outubro de 1879.
  16. Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 23 de Abril de 1879.
  17. Sociedade de Geografia de Lisboa, Expedição scientifica á Serra da Estrela em 1881, III.
  18. Campos, Almanach Commercial de Lisboa, 102.
  19. Portaria de 21 de Abril de 1908, Diário do Governo, no. 91, 24 de Abril de 1908, 1199.
  20. Portaria de 1 de Outubro de 1910, Diário do Governo, no. 221, 4 de Outubro de 1910, 3367.
  21. Anúncio 26, Diário do Governo, no. 64, 20 de Dezembro de 1910, 839-840.
  22. Direcção dos Caminhos de Ferro de Loanda, Monographia do Caminho de Ferro de Malange, 37.
  23. Portaria de 29 de Abril de 1911, Diário do Governo, no. 104, 5 de Maio de 1911, 1836.

Fontes

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 22 da Direcção das Obras Públicas do Districto de Portalegre ao Director Geral das Obras Públicas. 14 de Novembro de 1863.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Ofício n.º 181 da Direcção das Obras Públicas para o abastecimento das águas de Lisboa ao Direcção Geral das Obras Públicas. 15 de Janeiro de 1866.

Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários, cx. 45, proc. 18. Costa, Carlos Agostinho da. Requerimento. 18 de Março de 1878.

Anúncio 26, Diário do Governo, no. 64, 20 de Dezembro de 1910, 839-840.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Cópia do auto de vistoria de tarefas na estrada do Alto Dombe. 25 de Fevereiro de 1880.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 6 de Abril de 1882.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício. 23 de Outubro de 1879.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de João Pedro Tavares Figueiredo a Carlos Agostinho da Costa. 28 de Janeiro de 1878.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. 22 de Outubro de 1879.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 23 de Abril de 1879.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar. 24 de Outubro de 1879.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento. 14 de Janeiro de 1881.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 15 de Novembro de 1878.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de atestado de desempenho de funções. 18 de Março de 1878.

Arquivo Histórico Ultramarino. 769/2. 1D. MU. Cx. 1877-1920. Processos Individuais. ANG. Carlos Agostinho da Costa. Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865. 1 de Maio de 1878.

Aviso, Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.

"Chafariz de Cacilhas". Diario Illustrado 3, no. 754 (Novembro 1874): [1].

Campos, Carlos Augusto da Silva. Almanach Commercial de Lisboa por Carlos Augusto da Silva Campos para 1887. Lisboa: Companhia Typographica, 1886.

Direcção dos Caminhos de Ferro de Loanda. Monographia do Caminho de Ferro de Malange. Luanda: Imprensa Nacional, 1909.

Portaria de 1 de Outubro de 1910, Diário do Governo, no. 221, 4 de Outubro de 1910, 3367.

Portaria de 21 de Abril de 1908, Diário do Governo, no. 91, 24 de Abril de 1908, 1199.

Portaria de 29 de Abril de 1911, Diário do Governo, no. 104, 5 de Maio de 1911, 1836.

Sociedade de Geografia de Lisboa. Expedição scientifica á Serra da Estrela em 1881. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Autor(es) do artigo

João de Almeida Barata

https://orcid.org/0000-0001-9048-0447

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

Bolsa de investigação no CHAM - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a referência UIDB/04666/2020, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), para desenvolvimento de trabalhos de investigação na plataforma eViterbo

DOI

Citar este artigo

Almeida Barata, João de. "Carlos Agostinho da Costa", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 10/04/2024). Consultado a 12 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Carlos_Agostinho_da_Costa. DOI: []