Carlos Agostinho da Costa
Carlos Agostinho da Costa | |
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Nome completo | Carlos Agostinho da Costa |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | valor desconhecido |
Morte | valor desconhecido |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Instrução básica |
Cargos | |
Cargo | Apontador |
Data | Início: 01 de junho de 1863 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 04 de outubro de 1865 Fim: 1878 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 03 de junho de 1878 Fim: outubro de 1879 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: janeiro de 1881 |
Actividade | |
Actividade | Desenho hidrográfico |
Data | Início: 1866 Fim: abril de 1868 |
Local de Actividade | Lisboa, Portugal |
Actividade | Desenho de arquitectura |
Data | Início: 1874 Fim: 1874 |
Local de Actividade | Almada, Lisboa, Portugal |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: julho de 1877 Fim: 1878 |
Local de Actividade | Algarve, Portugal |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: 03 de junho de 1878 Fim: outubro de 1879 |
Local de Actividade | Angola |
Actividade | Acompanhamento de obra |
Data | Início: 03 de junho de 1878 Fim: novembro de 1879 |
Local de Actividade | Angola |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Foi nomeado, após realização de exame, condutor auxiliar do corpo de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria por portaria de 4 de Outubro de 1865[1][2].
Entre Julho de 1877 e 1878, esteve contratado condutor de trabalhos na secção de estudos de variantes do Caminho-de-Ferro do Algarve, tendo participado no estudo da variante da Portela do Vale de Isca[3], em Odemira. Nesse período serviu sob as ordens do engenheiro Alexandre Maria Ortigão de Carvalho e, segundo este, com bom desempenho[4].
Serviu na Direcção das Obras Públicas de Angola como condutor de 3.ª classe entre 3 de Junho de 1878, data em que foi nomeado, até Outubro de 1879, quando regressou ao Reino com autorização do Governador Geral de Angola[5][6]. No período em funções, trabalhou nos dois primeiros lanços a cargo da 1.ª secção de estradas de Loanda ao Alto Dombe[7] juntamente com Henrique de Carvalho[8]. Esteve encarregue do estudo, e posterior construção dos primeiros nove quilómetros da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, a qual executou com "zelo e actividade (...) mostrando grande aptidão nos trabalhos desta ordem", de acordo com o atestado do major Henrique dos Santos Rosa, engenheiro de 1.ª classe da província[5]. Segundo Agostinho da Costa, a sua exoneração foi motivada pela falta de resposta favorável a dois requerimentos apresentados para que fosse promovido a outro lugar na Direcção das Obras Públicas de Angola[6]. Por documento, datado de 1882, conhece-se a realização de uma vistoria aos trabalhos realizados por Agostinho da Costa, ordenada por Manuel Rafael Gorjão, engenheiro director da Direcção. A vistoria era motivada pela pouca confiança que o director tinha no condutor, bem como pela "insistência em regressar ao reino estando eu ausente de Loanda"[7]. Da análise aos documentos relativos à construção da estrada do Alto Dombe, a comissão nomeada constataria o processamento do pagamento de quantias excessivas por Agostinho da Costa ao empreiteiro contratado. Apesar desta circunstância não ter tido consequências, uma vez que o condutor já se encontrava exonerado desde 6 de Dezembro de 1879, ela acha-se referida no documento como vindo "confirmar as que deram causa à exoneração"[9], estabelecendo-se uma relação entre os dois factos.
O regresso repentino ao reino, autorizado sem o conhecimento de Manuel Gorjão, fora permitido, segundo o secretário-geral do Governador, pelas vantagens para a fazenda pública da saída, mas igualmente pela circunstância de Agostinho da Costa ter expresso "o propósito deliberado de nada fazer quando pretendessem obrigá-lo a trabalhar"[10]. Segundo Manuel Gorjão, o condutor havia já manifestado a mesma postura perante o trabalho de que estava incumbido como reação à não promoção no quadro da Direcção de Obras Públicas: "há tempo a esta parte mostrava nenhuma assiduidade no trabalho, constando-me que se lastimava muito por não ter sido promovido a condutor de 2.ª classe, e atribuindo a falta de promoção, a ter eu informado que, por equidade e conveniência do serviço, não podiam deixar de ser promovidos, quando ele o fosse, os condutores [Daniel Pinto Moraes] Sarmento e Carvalho"[8]. A oposição do engenheiro director à saída de Agostinho da Costa devia-se à consequente redução do número, já exíguo na província, de técnicos qualificados para dirigirem obras públicas, entre as quais a estrada do Dombe, "obra importante (...) com trabalhos a mais de 18 quilómetros de distância de Loanda, onde fica apenas um empregado, o condutor de 3.ª classe Henrique de Carvalho [e] que mesmo em Portugal exigiria pelo menos um empregado técnico"[8].
Condutor de trabalhos de 1.ª classe na Direcção dos estudos do Caminho de Ferro na "Fronteira" em 1881[6].
Requer a sua colocação no quadro de obras públicas de Angola ou Moçambique em Janeiro de 1881[6].
Obras
Estudo e início de construção da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, em Angola (1878).
Notas
- ↑ [s.n.], [s.d.], Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865, 1 de Maio de 1878.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício de João Pedro Tavares Figueiredo a Carlos Agostinho da Costa, 28 de Janeiro de 1878.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de atestado de desempenho de funções, 18 de Março de 1878.
- ↑ 5,0 5,1 Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de atestado de desempenho de funções, 15 de Novembro de 1878.
- ↑ 6,0 6,1 6,2 6,3 Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento, 14 de Janeiro de 1881.
- ↑ 7,0 7,1 Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Cópia do auto de vistoria de tarefas na estrada do Alto Dombe, 25 de Fevereiro de 1880.
- ↑ 8,0 8,1 8,2 Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício de Manuel Rafael Gorjão ao Director Geral do Ultramar, 24 de Outubro de 1879.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício, 6 de Abril de 1882.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar, 22 de Outubro de 1879.
Fontes
Aviso, Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2.
Sociedade de Geografia de Lisboa. Expedição scientifica á Serra da Estrela em 1881. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
Bibliografia
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João de Almeida Barata
https://orcid.org/0000-0001-9048-0447
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
Barata Almeida, João de. "Carlos Agostinho da Costa", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 27/03/2024). Consultado a 14 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Carlos_Agostinho_da_Costa. DOI: []
Direcção das Obras Públicas de Angola