Gregório Lopes: diferenças entre revisões

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Genro de [[Jorge Afonso]] por ter casado com uma sua filha, Isabel Jorge. Vivia numas casas de Jorge Afonso por trás do Mosteiro de S. Domingos de Lisboa.  
Genro de [[Jorge Afonso (1)|Jorge Afonso]] por ter casado com uma sua filha, Isabel Jorge. Vivia numas casas de Jorge Afonso por trás do Mosteiro de S. Domingos de Lisboa.  
Pai do pintor [[Cristóvão Lopes]]. Terá morrido por volta de 1551 pois nesse ano foi sucedido como pintor régio pelo seu filho.
Pai do pintor [[Cristóvão Lopes]]. Terá morrido por volta de 1551 pois nesse ano foi sucedido como pintor régio pelo seu filho.


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Entre 1520 e 1525 pintou com [[Jorge Leal]] o políptico da Capela do Salvador para o Mosteiro de S. Francisco de Lisboa.
Entre 1520 e 1525 pintou com [[Jorge Leal]] o políptico da Capela do Salvador para o Mosteiro de S. Francisco de Lisboa.
Em 1529 diz-se numa carta de pagamento que estava a trabalhar nas lezírias de Vila Franca.
Em 1529 diz-se numa carta de pagamento que estava a trabalhar nas lezírias de Vila Franca.
Entre 1536 e 1539 pintou para a Charola do Convento de Cristo em Tomar.
Entre 1536 e 1539 pintou para a Charola do Convento de Cristo em Tomar<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 104.</ref>.
   
   
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==Bibliografia e Fontes==
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*[http://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-0221/9/05/C05006/meta;jsessionid=F50E62F027F37576C76BEEE43E774F7A.ip-10-40-2-120 Antunes, Vanessa et al., "Gregório Lopes painting workshop: characterization by X-ray based techniques. Analysis by EDXRF, μ-XRD and SEM-EDS." <i>Journal of Instrumentation</i> 9 (Maio 2014): 1-11.]
*[http://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-0221/9/05/C05006/meta;jsessionid=F50E62F027F37576C76BEEE43E774F7A.ip-10-40-2-120 Antunes, Vanessa et al., "Gregório Lopes painting workshop: characterization by X-ray based techniques. Analysis by EDXRF, μ-XRD and SEM-EDS." ''Journal of Instrumentation'' 9 (Maio 2014): 1-11.]


*[http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/20137 Antunes, Vanessa et al., "Uncover the mantle: rediscovering Gregório Lopes palette and technique with a study on the painting “Mater Misericordiae”".]
*[http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/20137 Antunes, Vanessa et al., "Uncover the mantle: rediscovering Gregório Lopes palette and technique with a study on the painting “Mater Misericordiae”".]
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*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]  
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]  


*Branco, Manuel J.C., "A Fundação da Igreja do Bom Jesus de Valverde e o Tríptico de Gregório Lopes." <i>A Cidade de Évora</i> 71-76  (1988-1993): 40-71.
*Branco, Manuel J.C., "A Fundação da Igreja do Bom Jesus de Valverde e o Tríptico de Gregório Lopes." ''A Cidade de Évora'' 71-76  (1988-1993): 40-71.


*Caetano, Joaquim de Oliveira, "Gregório Lopes, pintor régio e cavaleiro de Santiago – algumas reflexões sobre o estatuto social do pintor no séc. XV e inícios do séc. XVI." In <i>As Ordens Militares em Portugal e no Sul da Europa, Actas do II Encontro sobre Ordens Militares</i> Lisboa: Colibri/Câmara Municipal de Palmela, 1977.
*Caetano, Joaquim de Oliveira, "Gregório Lopes, pintor régio e cavaleiro de Santiago – algumas reflexões sobre o estatuto social do pintor no séc. XV e inícios do séc. XVI." In ''As Ordens Militares em Portugal e no Sul da Europa, Actas do II Encontro sobre Ordens Militares'' Lisboa: Colibri/Câmara Municipal de Palmela, 1977.


*Caetano, Joaquim de Oliveira, "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1996.
*Caetano, Joaquim de Oliveira, "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1996.
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*Calado, Maria Margarida, "Gregório Lopes. Revisão da obra do pintor régio e sua integração na corrente maneirista." Tese de Licenciatura, Universidade de Lisboa, 1971.
*Calado, Maria Margarida, "Gregório Lopes. Revisão da obra do pintor régio e sua integração na corrente maneirista." Tese de Licenciatura, Universidade de Lisboa, 1971.


*Carvalho, José Alberto Seabra, <i>Gregório Lopes</i>. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999. 
*Carvalho, José Alberto Seabra, ''Gregório Lopes''. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999. 


*Casanova, Amélia Pinto da Silva, "As pinturas de Gregório Lopes em Tomar sob o mecenato de Frei António de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
*Casanova, Amélia Pinto da Silva, "As pinturas de Gregório Lopes em Tomar sob o mecenato de Frei António de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
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*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto, "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2004.]
*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18025 Casimiro, Luís Alberto, "A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550): análise geométrica, iconográfica e significado iconológico." Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2004.]


*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto, "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". <i>Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto</i>, 5-6 (2006-2007): 87-114.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto, "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". ''Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto'', 5-6 (2006-2007): 87-114.]


*Correia, Vergílio, <i>Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.
*Correia, Vergílio, ''Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI.'' Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.


*Couto, João, <i>O Mestre do Paraíso.</i> Lisboa: [s.n.], 1960.
*Couto, João, ''O Mestre do Paraíso.'' Lisboa: [s.n.], 1960.


*Desterro, Maria Teresa,  "A «escola» do Mestre de Romeira e a pintura do maneirismo escalabitano: 1540-1620". Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.
*Desterro, Maria Teresa,  "A «escola» do Mestre de Romeira e a pintura do maneirismo escalabitano: 1540-1620". Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.


*Dias, Pedro, "Pregação de São João Baptista", in <i>No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos</i>. Lisboa: IPM, 1992.
*Dias, Pedro, "Pregação de São João Baptista", in ''No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos''. Lisboa: IPM, 1992.


*[http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/61/54 Duarte, Sónia, "Não desapareceu e está em sítio digno: A extinção das ordens religiosas e a redescoberta da Tábua Quinhentista atribuída a Gregório Lopes, outrora no convento de Santo António da Piedade de Évora." <i>Artison</i> 3 (2016): 63-70.
*[http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/61/54 Duarte, Sónia. "Não desapareceu e está em sítio digno: A extinção das ordens religiosas e a redescoberta da Tábua Quinhentista atribuída a Gregório Lopes, outrora no convento de Santo António da Piedade de Évora." ''Artison'' 3 (2016): 63-709].


*Figueiredo, José, "Uma Excursão de Estudo no Interesse da Arte Portuguesa. O Sr. José de Figueiredo Percorre Alguns Museus da Europa." <i>O Século.</i> 18 de dezembro de 1911.
*Figueiredo, José, "Uma Excursão de Estudo no Interesse da Arte Portuguesa. O Sr. José de Figueiredo Percorre Alguns Museus da Europa." ''O Século.'' 18 de dezembro de 1911.


*Figueiredo, José de, "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal." <i>Boletim de Arte e Arqueologia</i> I (1921).
*Figueiredo, José de, "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal." ''Boletim de Arte e Arqueologia'' I (1921).


*Figueiredo, José de, "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria." <i>Lusitânia</i>, Vol. IV (1927).
*Figueiredo, José de, "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria." ''Lusitânia'', Vol. IV (1927).


*Gaspar, Vítor, <i>A pintura quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim: parceria dos Mestres Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes</i>. Lamego: Direcção Regional de Cultura do Norte, 2015.
*Gaspar, Vítor, ''A pintura quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim: parceria dos Mestres Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes''. Lamego: Direcção Regional de Cultura do Norte, 2015.


*[http://dited.bn.pt/31633/2618/3196.pdf Lopes, Rui de Oliveira, "Imagens para edificar: Modelos didácticos na pintura portuguesa do Renascimento." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2005.]
*[http://dited.bn.pt/31633/2618/3196.pdf Lopes, Rui de Oliveira, "Imagens para edificar: Modelos didácticos na pintura portuguesa do Renascimento." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2005.]


*Markl, Dagoberto e Pereira, Fernando António Baptista, "O Renascimento." In <i>História da Arte em Portugal</i>. Vol. VI. Lisboa: Alfa, 1986.
*Markl, Dagoberto e Pereira, Fernando António Baptista, "O Renascimento." In ''História da Arte em Portugal''. Vol. VI. Lisboa: Alfa, 1986.


*Markl, Dagoberto, "A Pintura no Período Manuelino. Os Ciclos: das oficinas à iconografia." In <i>História da Arte Portuguesa</i> direcção Paulo Pereira. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.
*Markl, Dagoberto, "A Pintura no Período Manuelino. Os Ciclos: das oficinas à iconografia." In ''História da Arte Portuguesa'' direcção Paulo Pereira. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.


*Mendonça, Maria José, <i>Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940.
*Mendonça, Maria José, ''Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses''. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940.


*[http://hdl.handle.net/10316/9757 Policarpo, Isabel Ponce Leão, "Gregório Lopes e a «ut pictura architectura»: os fundos arquitectónicos na pintura do Renascimento português." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.]
*[http://hdl.handle.net/10316/9757 Policarpo, Isabel Ponce Leão, "Gregório Lopes e a «ut pictura architectura»: os fundos arquitectónicos na pintura do Renascimento português." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.]
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*Rita, Dora Iva, "Martírio de S. Sebastião: aproximação à pintura do século XVI.", Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1986.  
*Rita, Dora Iva, "Martírio de S. Sebastião: aproximação à pintura do século XVI.", Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1986.  


*Santos, Reinaldo dos, <i>Os primitivos portugueses.</i> Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
*Santos, Reinaldo dos, ''Os primitivos portugueses.'' Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.


*Santos, Reinaldo dos. "O Mestre de São Bento é Gregório Lopes." <i>Belas Artes</i> 2, nº 16-17 (1961): 3-6.
*Santos, Reinaldo dos. "O Mestre de São Bento é Gregório Lopes." ''Belas Artes'' 2, nº 16-17 (1961): 3-6.


*Serrão, Vítor e Luisa Maria ALVES (coord.). <i>Estudo da pintura portuguesa : oficina de Gregório Lopes: actas.</i> Lisboa: Instituto de José de Figueiredo, 1999.
*Serrão, Vítor e Luisa Maria ALVES (coord.). ''Estudo da pintura portuguesa : oficina de Gregório Lopes: actas.'' Lisboa: Instituto de José de Figueiredo, 1999.


*Silva, Alcina Santos, “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.  
*Silva, Alcina Santos, “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.  


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*[http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA20/trindade2004.html Trindade, Luísa, "Uma outra representação da Rua Nova dos Mercadores, em Lisboa: a tábua do “martírio de S. Sebastião”, de Gregório Lopes." <i>Medievalista</i> 20 (Julho – Dezembro 2016).]
*[http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA20/trindade2004.html Trindade, Luísa, "Uma outra representação da Rua Nova dos Mercadores, em Lisboa: a tábua do “martírio de S. Sebastião”, de Gregório Lopes." ''Medievalista'' 20 (Julho – Dezembro 2016).]


*Vieira, Afonso Lopes, <i>Da reintegração dos primitivos portugueses</i>. Lisboa: Amigos do Museu, 1923.  
*Vieira, Afonso Lopes, ''Da reintegração dos primitivos portugueses''. Lisboa: Amigos do Museu, 1923.  


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1903.


==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
*Gregório Lopes In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio_Lopes Wikipédia].
*Gregório Lopes In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio_Lopes Wikipédia].
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->
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==Autor(es) do artigo==  
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Edição atual desde as 14h02min de 13 de fevereiro de 2020


Gregório Lopes
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) Cristóvão Lopes, Grimasena Lopes
Nascimento
[[Lisboa]]
Morte c. 1551
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Genro de Jorge Afonso por ter casado com uma sua filha, Isabel Jorge. Vivia numas casas de Jorge Afonso por trás do Mosteiro de S. Domingos de Lisboa. Pai do pintor Cristóvão Lopes. Terá morrido por volta de 1551 pois nesse ano foi sucedido como pintor régio pelo seu filho.

Carreira

A 25 de abril de 1522 recebeu de D. João III a renovação do seu cargo de pintor régio, que já era no tempo de D. Manuel. Entre 1520 e 1525 pintou com Jorge Leal o políptico da Capela do Salvador para o Mosteiro de S. Francisco de Lisboa. Em 1529 diz-se numa carta de pagamento que estava a trabalhar nas lezírias de Vila Franca. Entre 1536 e 1539 pintou para a Charola do Convento de Cristo em Tomar[1].

Outras informações

Obras

  • 1536-1539 - Retábulo para a Charola do Convento de Cristo, representando Santo António, S. Sebastião, S. Bernardo e St. Maria Madalena.
  • Retábulo com o Martírio de S. Quintino para a Igreja de Nossa Senhora do Sobral de Monte Agraço.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 104.

Bibliografia e Fontes

  • Branco, Manuel J.C., "A Fundação da Igreja do Bom Jesus de Valverde e o Tríptico de Gregório Lopes." A Cidade de Évora 71-76 (1988-1993): 40-71.
  • Caetano, Joaquim de Oliveira, "Gregório Lopes, pintor régio e cavaleiro de Santiago – algumas reflexões sobre o estatuto social do pintor no séc. XV e inícios do séc. XVI." In As Ordens Militares em Portugal e no Sul da Europa, Actas do II Encontro sobre Ordens Militares Lisboa: Colibri/Câmara Municipal de Palmela, 1977.
  • Caetano, Joaquim de Oliveira, "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)." Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1996.
  • Calado, Maria Margarida, "Gregório Lopes. Revisão da obra do pintor régio e sua integração na corrente maneirista." Tese de Licenciatura, Universidade de Lisboa, 1971.
  • Carvalho, José Alberto Seabra, Gregório Lopes. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999. 
  • Casanova, Amélia Pinto da Silva, "As pinturas de Gregório Lopes em Tomar sob o mecenato de Frei António de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
  • Correia, Vergílio, Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.
  • Couto, João, O Mestre do Paraíso. Lisboa: [s.n.], 1960.
  • Desterro, Maria Teresa, "A «escola» do Mestre de Romeira e a pintura do maneirismo escalabitano: 1540-1620". Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.
  • Dias, Pedro, "Pregação de São João Baptista", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Lisboa: IPM, 1992.
  • Figueiredo, José, "Uma Excursão de Estudo no Interesse da Arte Portuguesa. O Sr. José de Figueiredo Percorre Alguns Museus da Europa." O Século. 18 de dezembro de 1911.
  • Figueiredo, José de, "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal." Boletim de Arte e Arqueologia I (1921).
  • Figueiredo, José de, "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria." Lusitânia, Vol. IV (1927).
  • Gaspar, Vítor, A pintura quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim: parceria dos Mestres Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes. Lamego: Direcção Regional de Cultura do Norte, 2015.
  • Markl, Dagoberto e Pereira, Fernando António Baptista, "O Renascimento." In História da Arte em Portugal. Vol. VI. Lisboa: Alfa, 1986.
  • Markl, Dagoberto, "A Pintura no Período Manuelino. Os Ciclos: das oficinas à iconografia." In História da Arte Portuguesa direcção Paulo Pereira. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.
  • Mendonça, Maria José, Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940.
  • Rita, Dora Iva, "Martírio de S. Sebastião: aproximação à pintura do século XVI.", Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1986.
  • Santos, Reinaldo dos, Os primitivos portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
  • Santos, Reinaldo dos. "O Mestre de São Bento é Gregório Lopes." Belas Artes 2, nº 16-17 (1961): 3-6.
  • Serrão, Vítor e Luisa Maria ALVES (coord.). Estudo da pintura portuguesa : oficina de Gregório Lopes: actas. Lisboa: Instituto de José de Figueiredo, 1999.
  • Silva, Alcina Santos, “As Flores da Pintura da «Anunciação» dos Séculos XVI E XVII. A Simbologia Cristã e a Arte Decorativa”. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2011.
  • Vieira, Afonso Lopes, Da reintegração dos primitivos portugueses. Lisboa: Amigos do Museu, 1923.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1903.

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