Guião de redação - Pessoas

Fonte: eViterbo
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Esta página serve de guia à redação de uma página de Pessoas

Nota prévia

Actualmente a plataforma eViterbo tem dois tipos de fichas/entradas de biografias de pessoas:


1 - As criadas inicialmente no projecto piloto do grupo das Artes cujos conteúdos que actualmente se encontram na maioria das páginas são tirados das seguintes obras de Viterbo:

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. 1899/1904/1922
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 1906, 1911
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Artes e Artistas em Portugal. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. A Gravura em Portugal. Breves apontamentos para a sua história. Lisboa: Tipografia da Casa da Moeda e Papel Selado, 1909.


E que cabe-nos actualizar ou disponibilizar conteúdo que complete as entradas já criadas e criar novas entradas.


2. As entradas criadas no âmbito do projecto TechNetEMPIRE

Estes dois tipos de entradas não têm um código base uniformizado, por esse motivo a equipe do projecto está a trabalhar que ao longo do decorrer deste fique tudo uniformizado. De modo a minimizar os erros, foi decidido que quer o trabalho de criação de páginas quer de alteração do código fonte das páginas já existentes seja feito pela equipe permanente do projecto.

Estamos a dar prioridade às entradas que estão a ser trabalhadas no âmbito do projecto mas antes de começarem a trabalhar numa página por favor escrevam para o email: technetempire@fcsh.unl.pt com o nome da pessoa/instituição para que possa ser verificado se está tudo bem.


Existem dois modos de entradas numa wiki: através do “editar” ou através do “Editar-Código fonte”. Este guia só trata do primeiro.

Organização das entradas de Pessoas

Uma entrada da wiki eViterbo é composta por 3 partes distintas: o corpo de texto (1), a infobox (2) e as categorias (3).

Partes da pagina.png

CORPO DE TEXTO Organização

O corpo de texto é um dicionário biográfico, só que online. O texto deve seguir as subsecção estipuladas e deve ter uma escrita informativa e sóbria.

Deve funcionar autonomamente da infobox repetindo as informações que nela constam mas ao mesmo tempo completar. Ou seja, é o local onde se deve explicar decisões de preenchimento de dados na infobox, como por exemplo: temos dados muito fortes que José nasceu cerca de 1590 mas na infobox não se pode colocar “cerca de 1590” colocamos na infobox 1590 e explicamos no texto porquê. Se pelo contrário se os indícios são muito pouco e as certezas menos, ainda não colocamos nada na infobox e explicamos no texto que uma fonte refere que nasceu cerca de 1590 mas que temos muitas dúvidas sobre o assunto.

O CORPO de TEXTO tem diversas subsecções nas quais se devem organizar TODAS as entradas: Biografia (Dados biográficos, Carreira e Outras informações), Obras, Referências bibliográficas, Fontes, Bibliografia, Ligações Externas, Autor(es) do artigo, Financiamento.

Todas estas informações estão sempre presentes a cinza em nota que surge a cinza com um ponto de exclamação à frente.

Biografia - Trata-se de fazer escrever como se fosse uma entrada de um dicionário biográfico normal. Os dados colocados na infobox têm de ser repetidos e é aqui que colocamos as fontes, as dúvidas, as justificações dos dados, etc. As entradas se não actualizarem a informarem, devem ser assumidas como um estado da arte.  Não muito longas, e devem ser escritas de um modo informativo e simples.

É composta pelos dados biográficos e pela carreira.  

Dados biográficos  - Nome pelo qual é conhecido (e variações). Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes.  

Carreira -  Percurso profissional após a formação. Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas infoboxes, bem como as justificações das informações que lá estão, subdividida em períodos cronológicos se necessário.

Outras informações - é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores

Obras – Lista de obras de sua autoria que podem estar ou não referidos anteriormente. Incluí projectos não realizados, cartografia, relatórios , livros, etc.  mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na infobox, mas deve constar aqui.

Notas - as notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography

Fontes -  Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography

Bibliografia - Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Tenha sido ou não construída na construção da entrada. Atenção: Chicago bibliography   

Ligações Externas - Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia   

Autor(es) do artigo – Nome do autor da entrada

Financiamento - Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 (pré-preenchido)

- Acrescentar as referências requeridas pelos vossos contratos, bolsas, etc.

DOI - A acrescentar posteriormente

Citar este artigo - é feito automaticamente

Guia 2.png

CORPO DE TEXTO Redação

Para se dar início à redação deve-se primeiro verificar que se fez o login e que o nome do utilizar aparece. Depois clicar em "Editar" no canto superior direito da página.

A escrita deve ser informativa e sóbria, respeitando a seguinte formatação:

  • Os nomes próprios e os topónimos, devem ser actualizados para a grafia actual. Devendo-se quer na infobox quer no corpo de texto chamar a atenção para a existência de outras grafias.
  • As Notas (que são colocadas automaticamente com uma referência) devem estar antes das virgulas e dos pontos finais.

Exemplo: " foi sepultado no mesmo hospital[5], " e "São Francisco de Lisboa[6]."

  • Em caso de citação deve-se usar: " aspas duplas " e "aspas simples 'dentro' das aspas duplas" e a pontuação fora das aspas "aspas".
  • No caso do uso de traços para fazer um comentário importante - deve ser usado - um espaço depois e antes do comentário. Exemplo: deve - ser feito - assim / não deve -ser feito- assim
  • As datas devem ser colocadas no formato 7 de Junho de 1647
  • A biografia deve ser colocada por ordem alfabética de autor seguindo o sistema

LINKS: Os textos podem e devem ter Hiperlinks internos. Os hipertlinks externos são de editar ao máximo deixando-os sobretudo para o campo das fontes e ligações externas. Isto porque esses links precisam de "manutenção" pois os endereços mudam, as páginas são apagadas, etc, vamos reduzidas por isso reduzir os hiperlinks externos ao mínimo.

Os hiperlinks internos devem ser colocados no no formato <nowiki>Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho<nowiki> e não http://ieeta-eviterbo.web.ua.pt/index.php/Academia_Real_de_Fortifica%C3%A7%C3%A3o,_Artilharia_e_Desenho É importante respeitar esta regra pois só deste modo se pode garantir a fácil manutenção dos links internos.

Depois de criado o link se a página não existir aparece a vermelho, se a página existir aparece a azul. Tomem nota que qualquer virgula ou acento pode fazer com que a wiki não reconheça a página, por isso deve-se confirmar sempre que o nome existe ou não mas com pequenas alterações relativamente ao que estamos a digitar.

INFOBOX Organização

Esta parte de explicação da infobox é complementar à que se encontra no Guião de criação da página – pessoas.

Existem dois modos de preencher: “Editar” e “Editar código-fonte” (nos separadores à direita, acima do título da página). Cada campo da Infobox deve ser preenchido segundo as indicações que aparecem dentro das "< >" (NOTA: a informação entre "< >" é apenas indicativa e não aparece publicada, pelo que deverá ser mantida como ajuda para edições futuras).

As indicações devem ser seguidas à risca.

A infobox está dividida nas seguintes partes:

Dados Biográficos – dados biográficos, preencha o máximo possível. Alguns campos podem não parecer importantes em alguns contextos mas em outros são (por exemplo religião).

Residência - residência oficial. Adicione a Cidade, Distrito, Região ou semelhante, País com um link escolhendo uma das opções disponíveis que já estão georreferenciadas. Caso o local não esteja ainda referenciado na wiki peça através do email do projecto para o local ser adicionado. Ex.: Lisboa, Lisboa, Portugal ou Portugal-

Formação - informações conhecidas sobre a formação superior ou outra (formal ou não formal)

Posto – Informação relativa à carreira militar. Posto, coronel, tenente, etc.

Cargo - informações sobre cargos ocupados. Quando são nomeados para alguma coisa, directamente ligados às instituições ou obras.

Actividades – actividades conhecidas, cabe tudo o que não entrou anteriormente nos cargos. Ex: Levantamento do Vale do Rio Zambeze, Comissão de implementação para rede de ensino primário, Comissão de Melhoramentos, etc.

INFOBOX Redação

Para começar a editar a infobox basta clicar duas vezes em cima.

Aparece a caixa de edição com instruções do que é cada campo . Estas instruções não aparecem, podem ficar escrevendo à sua frente.

REDAÇÂO GENÉRICA DE:
DATAS - As datas tem que ser colocadas nos seguintes formatos:
data completa {{dtext|01|06|1869}}
data só com mês e ano {{dtext||06|1869}}
data só com ano {{dtext|||1869}}

LOCALIZAÇÂO - No preenchimento dos campos de localização (ex."Local de nascimento", "Local de morte", "Residência" ou "Local de Formação") deve ser escolhido o nome da Cidade, Distrito, Região (ou semelhante) ou País, conforme os dados que existem. Deve-se seguir o formato Local, Cidade, Distrito, Região ou semelhante, País. Deve ter o formato de um link ou seja (Ex.Lisboa, Lisboa, Portugal ou Portugal).
Caso já esteja georreferenciado e que tenha o link activo (Ex.Lisboa, Lisboa, Portugal ou Portugal) aparece a azul se não aparece a vermelho.
Caso o local não esteja ainda referenciado na wiki peça através do email do projecto para o local ser adicionado, indique nome e referências geográficas.

Exemplos:
Local especifíco: Nome do Local, Cidade,- (hífen indica que continua opu seja que depois tem que se ir a Coimbra, para ver qual o distrito e país)Quinta de Santa Cruz, Coimbra,-
Cidade: Nome da cidade, Distrito, País Lisboa, Lisboa, Portugal
Distrito: Nome do Distrito, País Lisboa, Portugal
País Portugal-

Todas as localizações já criadas podem ser encontradas aqui: TechNetEMPIRE Locais

REDAÇÂO ESPECIFICA:

DADOS BIOGRÁFICOS – dados biográficos, preencha o máximo possível. Alguns campos podem não parecer importantes em alguns contextos mas em outros são (por exemplo religião) por isso por favor preencham caso saibam se não deixar em branco.

RESIDÊNCIA - residência oficial. Adicione a data conhecida de Cidade, Distrito, Região ou semelhante, País com um link escolhendo uma das opções disponíveis que já estão georreferenciadas. Caso o local não esteja ainda referenciado na wiki peça através do email do projecto para o local ser adicionado.

Ex.: Cidade de Lisboa Lisboa, Lisboa, Portugal

Portugal-

FORMAÇÂO - informações conhecidas sobre a formação superior ou outra (formal ou não formal). O campo de local de formação só deve ser preenchido caso se saiba o local e não a instituição. Se se preencher a instituição não é necessário colocar local.

POSTO – Informação relativa à carreira militar. Posto, coronel, tenente, etc.

CARGO - informações sobre cargos ocupados. Quando são nomeados para alguma coisa, directamente ligados às instituições ou obras. O campo de local de cargo só deve ser preenchido caso se saiba o local e não a instituição. Se se preencher a instituição não é necessário colocar local.

ACTIVIDADES - actividades conhecidas, cabe tudo o que não entrou anteriormente nos cargos. Só existem 15 campos para actividades. Caso se conheçam mais do que 15 devem ser consideradas as 15 mais relevantes para o percurso profissional ou que marquem a mudança geográfica. Esse processo de selecção e a descrição completa deve ser colocada do corpo de texto. Caso não se saiba o nome da actividade, ou fossem diversas em grande importância não se deve preencher o campo de designação mas tão somente a data e o local.

As actividade devem ser o mais genéricas possível.

Exemplo:

Joaquim era Coronel de Artilharia, foi nomeado Engenheiro para o distrito de Quelimane, Moçambique de 1880 a 1 de setembro de 1894. Onde trabalhou no levantamento do Vale do Rio Zambeze e na delimitação da fronteira , comissão de implementação para rede de ensino primário, Comissão de Melhoramentos de Quelimane,

Posto: Coronel | arma: artilharia

Cargo: Engenheiro | Local: Quelimane, Zambézia, Moçambique | Data de início: 1880 | Data de fim: 1 de setembro de 1894 (não se coloca a instituição pois poderia ser pelo menos em dois ou três instituições: Departamento de Obras Públicas, Câmara Municipal de Quelimane e Companhia da Zambézia

Actividade 1 : Levantamento de Rio | Local: Vale do Rio Zambeze, Zambézia, Moçambique

Actividade 2: Delimitação de fronteira | Local: Moçambique

comissão de implementação para rede de ensino primário - pode não se colocar uma vez que não é importante para o nosso trabalho e muitos deles pertencia a inúmeras comissões destas. Colocar no texto escrito.

CATEGORIAS Organização

As categorias são etiquetas. Servem para mais facilmente se agregar informação.

No editar as categorias surgem no campo superior direito num botão com três traços horizontais, entre o botão  ? e o [[ ]]. São a 4ª opção. Existem categorias visiveis e ocultas. As ocultas não aparecem nas páginas mas podem ser utilizadas para agregar informação é o caso da TechNetEMPIRE Pessoas ou TechNetEMPIRE Instituições.

Neste momento, a wiki apresenta as seguintes categorias principais, representando as suas várias vertentes: • Categoria: Pessoas • Categoria: Profissões • Categoria: Instituições • Categoria: Obras • Categoria: Glossário • Categoria: (designação do projecto em que foi desenvolvida)
Para aceder à lista de Categorias seguir este link: Categorias:

As Categorias estão organizadas em::

Gerais:
[[Categoria: Pessoas]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]

Específicas, exemplos:
[[Categoria:Ensino Militar]]
[[Categoria:Administração central]]
[[Categoria: Activos Século XVIII]]
[[Categoria: Activos Século XIX]]
[[Categoria: Portugal]]
[[Categoria: Lisboa]]
[[Categoria: Pedreiros]]
[[Categoria: Engenheiros]]

E devem seguir esta hierarquia no mais geral para o mais especifico. No menu das categorias é possível reorganizar simplesmente movendo o "botão". Podem consultar todas as categorias existentes do projecto aqui: Categorias

CATEGORIAS Redação

As categorias têm a forma de hiperlinks, aparecerem a azul é porque existem se for a vermelho é porque não existe. Nesse caso contactar a equipa permanente do projecto.

Para criar categorias escrever: [[Categoria: Nome da Categoria]] – o nome deve começar por maiúsculas.

[[Categoria: APAGAR]]‏‎ - para páginas que foram criadas em duplicado, ou não são relevantes, etc. as páginas que aqui são colocadas serão apagadas (apenas Administradores podem apagar páginas).

Categoria: Pessoas – Todas as pessoas inseridas nesta base encontram-se nesta categoria. Cada fica contém, no código, [[Categoria: Pessoas]]. Esta categoria está dividida em duas subcategorias que dizem respeito à cronologia e à geografia.

·      [[Categoria: Activos Século  xxx]] – diz respeito ao século de actividade da pessoa (a figura pode ter estado activa em mais do que um século).

·      [[Categoria: Activos em]] – diz respeito ao país; dentro de cada país encontra-se as várias terras, divididas por unidades administrativas: distritos e ilhas para Portugal; Estados para o Brasil. O Geográfico do projecto TechNetEMPIRE tem categorias separada.

Em ambos os casos são tidos em conta os nomes e divisões administrativas actuais, não os antigos. Para Marrocos e na Índia optou-se por manter os seus nomes antigos (ex. Alcácer-Ceguer, Mazagão…) e acrescentar as denominações actuais. Ceilão encontra-se na categoria  Sri Lanka; São Jorge da Mina encontra-se na categoria Gana e da subcategoria Elmina.

Categoria: Profissões - Nesta categoria, as pessoas estão organizadas por profissão (não por cargo). As profissões não são os cargos, ex. um arquitecto das obras reais é um arquitecto, dentro da categoria Arquitectos, um pintor a óleo é um pintor. Os nomes das categorias de profissão são sempre no plural ex. [[Categoria: Pedreiros]].

Esta categoria está a ser trabalhada para se poderem clarificar a que se referem certos termos. Para isso podem ser utilizadas as páginas do glossário.

As profissões a colocar nesta lista apenas são aquelas relevantes para o trabalho (ou seja, que estão relacionadas com arte, arquitectura, etc.).

Categoria: Instituições - Refere-se a instituições relacionadas com as figuras: onde trabalham, que integram, ordens religiosas, ordens militares, escolas…

Categoria: Obras

Diz respeito a todas as obras, nunca vão ter páginas funcionam só como agregadores. Tem duas vertentes:

Páginas individuais das obras  - Aparecem em “Páginas na categoria…”:

Subcategorias que se referem a estaleiros/obras (ex. . Esta segunda vertente permitirá reunir numa só categoria todas as pessoas envolvidas numa determinada obra ao longo dos séculos, colocando a respectiva categoria na página da pessoa.

NOTA: As categorias devem ser ordenadas do mais geral para o mais especifico. Seguindo a seguinte regra:

Pessoas | Activos no Século .... | Activos em | Geográfico (do mais geral para o mais especifico) | Profissão | Instituição | Obra