José Pereira de Sena: diferenças entre revisões
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desenhador dos Caminhos de Ferro Português e desenhador das Obras Públicas | |||
Ingressou na [[Direcção-Geral das Obras Públicas]] em 1856 no cargo de desenhador<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/06/1868.</ref>. | |||
Trabalhou como desenhador na construção do caminho de ferro do Pinhal de Leiria a São Martinho e nas obras do Lazareto onde exerceu também o cargo de chefe de secretaria, e nas obras da Escola Politécnica. A 8 de Outubro de 1864 requereu para integrar o corpo de engenharia civil das Obras Públicas como desenhador<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 8/10/1864. </ref>. | |||
A 26 de Agosto de 1867 foi solicitado à Comissão dos Melhoramentos da Capital para trabalhar temporariamente com o arquitecto [[José Maria Nepomuceno]] nas obras do Asilo Maria Pia como desenhador das Obras Públicas de Lisboa<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 26/8/1867.</ref>. A 1 de Fevereiro de 1868 foi transferido para o 4º grupo de estradas, para executar estudos e servir nos trabalhos de campo, como condutor<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1/02/1867. </ref>. A 30 de Junho de 1868, o chefe da 4ª divisão pediu ao director geral das Obras Públicas a equiparação do seu ordenado de desenhador para o de condutor devido aos trabalhos de campo que tinha vindo a realizar de 4 de Junho de 1868 em Castro Daire sob a orientação do engenheiro Mello Cardozo <ref name=":0" />. O pedido foi recusado, tendo sido feito posteriormente, a 17 de Agosto de 1869, um pedido de indeminização correspondente ao tempo que esteve destacado em Castro Daire<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 17/08/1869.</ref>. | |||
A 30 de Setembro de 1869, o chefe da 4ª divisão propôs a nomeação de Pereira de Sena para condutor auxiliar, justificando que ''"sabendo não só desenhar com perfeição, mas estando pratico nos trabalhos de campo de levantar planta, nivelar, e proceder aos calculos para os projectos"'' e que o mesmo servia há 10 anos quase sempre como condutor de trabalhos de campo<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 30/09/1869.</ref><ref>Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/07/1870.</ref>. | |||
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Em Setembro de 1876 assume o cargo de director interino, substituindo [[Henrique Dias de Carvalho]] que por motivos de saúde tinha regressado ao reino. | |||
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Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1864-???. | |||
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==Autor(es) do artigo== | ==Autor(es) do artigo== | ||
Mafalda Pacheco | |||
CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa | |||
https://orcid.org/0000-0002-1091-6325 | |||
==Financiamento== | ==Financiamento== |
Revisão das 14h38min de 10 de agosto de 2022
José Pereira de Sena | |
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Nome completo | José Caetano Pereira de Sena |
Outras Grafias | José Caetano Pereira de Senna |
Pai | Pedro Caetano de Oliveira |
Mãe | Ana Benedita Pereira de Sena |
Cônjuge | Ana da Glória de Salema |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1826 Seia, Guarda, Portugal |
Morte | 28 setembro 1878 São Tomé, São Tomé e Príncipe |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Cargos | |
Cargo | Desenhador |
Data | Início: 1858 Fim: 28 de julho de 1870 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 28 de julho de 1870 Fim: 27 de setembro de 1873 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 27 de setembro de 1873 Fim: 27 de fevereiro de 1877 |
Cargo | Director |
Data | Início: 20 de novembro de 1876 Fim: 08 de janeiro de 1877 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 05 de outubro de 1878 Fim: 28 de dezembro de 1878 |
Actividade | |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Local de Actividade | Leiria, Portugal |
Actividade | Acompanhamento de obra |
Data | Início: 26 de agosto de 1867 |
Local de Actividade | Lisboa, Portugal |
Actividade | Acompanhamento de obra |
Data | Fim: 10 de maio de 1873 |
Local de Actividade | Porto, Portugal |
Actividade | Desenho de arquitectura |
Local de Actividade | São Tomé, São Tomé e Príncipe |
Actividade | Vistoria |
Local de Actividade | São Tomé, São Tomé e Príncipe |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
desenhador dos Caminhos de Ferro Português e desenhador das Obras Públicas
Ingressou na Direcção-Geral das Obras Públicas em 1856 no cargo de desenhador[1].
Trabalhou como desenhador na construção do caminho de ferro do Pinhal de Leiria a São Martinho e nas obras do Lazareto onde exerceu também o cargo de chefe de secretaria, e nas obras da Escola Politécnica. A 8 de Outubro de 1864 requereu para integrar o corpo de engenharia civil das Obras Públicas como desenhador[2].
A 26 de Agosto de 1867 foi solicitado à Comissão dos Melhoramentos da Capital para trabalhar temporariamente com o arquitecto José Maria Nepomuceno nas obras do Asilo Maria Pia como desenhador das Obras Públicas de Lisboa[3]. A 1 de Fevereiro de 1868 foi transferido para o 4º grupo de estradas, para executar estudos e servir nos trabalhos de campo, como condutor[4]. A 30 de Junho de 1868, o chefe da 4ª divisão pediu ao director geral das Obras Públicas a equiparação do seu ordenado de desenhador para o de condutor devido aos trabalhos de campo que tinha vindo a realizar de 4 de Junho de 1868 em Castro Daire sob a orientação do engenheiro Mello Cardozo [1]. O pedido foi recusado, tendo sido feito posteriormente, a 17 de Agosto de 1869, um pedido de indeminização correspondente ao tempo que esteve destacado em Castro Daire[5].
A 30 de Setembro de 1869, o chefe da 4ª divisão propôs a nomeação de Pereira de Sena para condutor auxiliar, justificando que "sabendo não só desenhar com perfeição, mas estando pratico nos trabalhos de campo de levantar planta, nivelar, e proceder aos calculos para os projectos" e que o mesmo servia há 10 anos quase sempre como condutor de trabalhos de campo[6][7].
Em 1867 encontrava-se como condutor de 2ª classe na Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe.
e encarregado de secção
Em Setembro de 1876 assume o cargo de director interino, substituindo Henrique Dias de Carvalho que por motivos de saúde tinha regressado ao reino.
Outras informações
Obras
Notas
- ↑ 1,0 1,1 Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/06/1868.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 8/10/1864.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 26/8/1867.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1/02/1867.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 17/08/1869.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 30/09/1869.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 18/07/1870.
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Obras Públicas, Processos Individuais. cx. 758/1, 1D MU, 1884-1932, "José Pereira de Senna", 1864-???.
Bibliografia
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Mafalda Pacheco
CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa
https://orcid.org/0000-0002-1091-6325
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- José Pereira de Sena (última modificação: 10/08/2022). eViterbo. Visitado em 02 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jos%C3%A9_Pereira_de_Sena