Manuel Pimentel: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
mSem resumo de edição
(Varia)
Linha 269: Linha 269:


=== Dados biográficos ===
=== Dados biográficos ===
Manuel Pimentel nasceu em Lisboa a 10 de Março 1650, tendo sido baptizado na igreja paroquial de Santa Justa a 20 de Março de 1650. Era o segundo filho de [[Luís Serrão Pimentel]] e sua mulher Isabel de Godines, sendo assim dois anos mais velho do que seu irmão [[Francisco Pimentel]].
Manuel Pimentel nasceu em Lisboa a 10 de Março 1650, tendo sido baptizado na igreja paroquial de Santa Justa a 20 de Março de 1650. Era o segundo filho de [[Luís Serrão Pimentel]] e sua mulher Isabel de Godines<ref name=":0">Machado, ''Biblioteca Lusitana'', III, 338-340.</ref>, sendo assim dois anos mais velho do que seu irmão [[Francisco Pimentel]].
 
Segundo Barbosa Machado, a principal fonte para os seus dados biográficos, estudou no Colégio de Santo Antão em Lisboa, destacando-se na língua latina e como poeta, pois aos quatorze anos escreveu a Vida de S. Francisco Xavier em mais de oitocentos versos<ref name=":0" />. Na opinião de Luís de Albuquerque é provável que tenha também frequentado a Aula da Esfera no mesmo colégio jesuíta<ref>Albuquerque, "Manuel Pimentel", 80.</ref>. Graduou-se na Universidade de Coimbra em Leis e Cânones, no ano de 1674.
 
Para além da língua latina, dominaria igualmente o castelhano, italiano e francês. Além da sua particular apetência por matérias científicas e sendo já cosmógrafo-mor, continuou a distinguir-se na poesia latina, destacando a sua participação nas academias literárias, como a Academia dos Generosos (a que já tinha pertencido seu pai) e em 1717 na renovada Academia Portuguesa, promovida pelo conde da Ericeira, D. Francisco Xavier de Meneses, onde recitou várias lições de Filologia e Filosofia Moral. Dotado de personalidade brilhante e afável, a sua casa seria frequentada pelas mais ilustres pessoas do reino<ref name=":0" />.
 
Contraiu matrimónio em 1689 com a sua prima Clara Maria de Miranda, filha de Filipe Serrão Pimentel e de Brites Aires Teresa, e do qual nasceram Brites Teresa Pimentel e [[Luís Francisco Pimentel de Miranda]], este último nascido em 1692 e que lhe sucedeu no cargo de cosmógrafo-mor.
 
Por alvará de 26 Outubro de 1709, D. João V fez mercê a Manuel Pimentel de o "''tomar por fidalgo cavaleiro de sua casa''", isto "''em satisfação dos seus serviços referidos e da metade dos que lhe pertencem do dito seu irmão Francisco Pimentel''."<ref>Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, Lv. 3, fl. 403-404, alvará de mercê de fidalgo cavaleiro a Manuel Pimentel, 26 Outubro de 1709.</ref>. Faleceu em 19 de Abril de 1719, depois de uma "colírica "e foi sepultado na capela familiar do claustro do Convento de Carmo em Lisboa. Foi objecto de diversos elogios literários póstumos<ref name=":0" />.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Linha 281: Linha 289:


==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Arquivo Histórico Ultramarino, AHU_ACL_CU_015, Cx. 22, D. 2030, Consulta do Conselho Ultramarino ao rei sobre o requerimento do capitão engenheiro Diogo da Silveira Veloso, 27 de Janeiro de 1707.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria de D. Pedro II, Lv. 64, fl. 218 v., carta de nomeação de Manuel Pimentel como cosmógrafo-mor, 23 de Outubro de 1687.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria de D. João V, Lv. 48, fl. 127 v., alvará de nomeação de Luís Francisco Pimentel de Miranda como cosmógrafo-mor interino, 13 de Agosto de 1713.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria de D. João V, Lv. 66, fl. 175 v., carta de mercê a Luís Francisco Pimentel de Miranda da propriedade do ofício de cosmógrafo-mor, 17 de Dezembro de 1723.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Conselho de Guerra, Consultas, Maço 69, Consulta de 3 de Fevereiro de 1710.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, Lv. 3, fl. 261 v., 409.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, Lv. 3, fl. 403-404, alvará de mercê de fidalgo cavaleiro a Manuel Pimentel, 26 Outubro de 1709.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Inventários post mortem, letra L, maço 44, nº 14, inventários dos bens de Luís Francisco Pimentel.
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Albuquerque, Luís de. “Manuel Pimentel", ''Dicionário de História de Portugal'', dir. Joel Serrão, vol. V, 80. Porto: Livraria Figueirinhas, 1984.
Albuquerque, Luís, Armando Cortesão e Fernanda Aleixo, ed. Manuel Pimentel, ''Arte de Navegar''. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1969.
Conde, Antónia Fialho. "Manuel Pimentel", ''Dicionário de Cientistas, Engenheiros e Médicos Portugueses''. Lisboa: CIUHCT, 2022; on-line. Consultado a 1 de Setembro de 2022[https://dicionario.ciuhct.org/pimentel-manuel/ .]
Correia, Carlos Alberto Calinas. "A arte de navegar de Manuel Pimentel (as edições de 1699 e 1712)". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.
Ferreira, Nuno Alexandre Martins. "Luís Serrão Pimentel (1613-1679): Cosmógrafo Mor e Engenheiro Mor de Portugal." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2009.
Machado, Diogo Barbosa. ''Biblioteca Lusitana, Histórica, Artística e Cronológic''a, vol. III. Coimbra: Atlântica Editora (1752) 1966.
Matos, Rita Cortês de. "António de Mariz Carneiro Cosmógrafo-Mor de Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
Olival, Fernanda. "O acesso de uma família de cristãos-novos portugueses à Ordem de Cristo", Ler História 33 (1997): 67-82
Ribeiro, Dulcyene Maria. "A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, Matemática e ensino da Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil". Tese de Doutoramento, Universidade de São Paulo, 2009.
Sousa, António Caetano, ''História Genealógica da Casa Real Portuguesa'', tomo VIII 8: 339-341.


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->

Revisão das 19h42min de 30 de dezembro de 2022


Manuel Pimentel
Nome completo Manuel Pimentel
Outras Grafias Manoel Pimentel
Pai Luís Serrão Pimentel
Mãe Isabel de Godines
Cônjuge Clara Maria de Miranda
Filho(s) Brites Teresa Pimentel, Luís Francisco Pimentel de Miranda
Irmão(s) Jorge Pimentel, Francisco Pimentel, Ana Maria Pimentel
Nascimento 10 março 1650
Lisboa, Lisboa, Portugal
Morte 19 abril 1719
Sexo Masculino
Religião Cristã
Residência
Residência Lisboa, Lisboa, Portugal
Formação
Local de Formação Lisboa, Lisboa, Portugal

Data Fim: 1674
Instituição de Formação Universidade de Coimbra
Local de Formação Coimbra, Coimbra, Portugal
Cargos
Cargo Cosmógrafo-mor
Data Início: 1680
Fim: 1687

Cargo Cosmógrafo-mor
Data Início: 1687
Fim: 1719

Cargo Professor
Data Início: 1684
Fim: 1685


Biografia

Dados biográficos

Manuel Pimentel nasceu em Lisboa a 10 de Março 1650, tendo sido baptizado na igreja paroquial de Santa Justa a 20 de Março de 1650. Era o segundo filho de Luís Serrão Pimentel e sua mulher Isabel de Godines[1], sendo assim dois anos mais velho do que seu irmão Francisco Pimentel.

Segundo Barbosa Machado, a principal fonte para os seus dados biográficos, estudou no Colégio de Santo Antão em Lisboa, destacando-se na língua latina e como poeta, pois aos quatorze anos escreveu a Vida de S. Francisco Xavier em mais de oitocentos versos[1]. Na opinião de Luís de Albuquerque é provável que tenha também frequentado a Aula da Esfera no mesmo colégio jesuíta[2]. Graduou-se na Universidade de Coimbra em Leis e Cânones, no ano de 1674.

Para além da língua latina, dominaria igualmente o castelhano, italiano e francês. Além da sua particular apetência por matérias científicas e sendo já cosmógrafo-mor, continuou a distinguir-se na poesia latina, destacando a sua participação nas academias literárias, como a Academia dos Generosos (a que já tinha pertencido seu pai) e em 1717 na renovada Academia Portuguesa, promovida pelo conde da Ericeira, D. Francisco Xavier de Meneses, onde recitou várias lições de Filologia e Filosofia Moral. Dotado de personalidade brilhante e afável, a sua casa seria frequentada pelas mais ilustres pessoas do reino[1].

Contraiu matrimónio em 1689 com a sua prima Clara Maria de Miranda, filha de Filipe Serrão Pimentel e de Brites Aires Teresa, e do qual nasceram Brites Teresa Pimentel e Luís Francisco Pimentel de Miranda, este último nascido em 1692 e que lhe sucedeu no cargo de cosmógrafo-mor.

Por alvará de 26 Outubro de 1709, D. João V fez mercê a Manuel Pimentel de o "tomar por fidalgo cavaleiro de sua casa", isto "em satisfação dos seus serviços referidos e da metade dos que lhe pertencem do dito seu irmão Francisco Pimentel."[3]. Faleceu em 19 de Abril de 1719, depois de uma "colírica "e foi sepultado na capela familiar do claustro do Convento de Carmo em Lisboa. Foi objecto de diversos elogios literários póstumos[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Machado, Biblioteca Lusitana, III, 338-340.
  2. Albuquerque, "Manuel Pimentel", 80.
  3. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, Lv. 3, fl. 403-404, alvará de mercê de fidalgo cavaleiro a Manuel Pimentel, 26 Outubro de 1709.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino, AHU_ACL_CU_015, Cx. 22, D. 2030, Consulta do Conselho Ultramarino ao rei sobre o requerimento do capitão engenheiro Diogo da Silveira Veloso, 27 de Janeiro de 1707. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria de D. Pedro II, Lv. 64, fl. 218 v., carta de nomeação de Manuel Pimentel como cosmógrafo-mor, 23 de Outubro de 1687.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria de D. João V, Lv. 48, fl. 127 v., alvará de nomeação de Luís Francisco Pimentel de Miranda como cosmógrafo-mor interino, 13 de Agosto de 1713.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria de D. João V, Lv. 66, fl. 175 v., carta de mercê a Luís Francisco Pimentel de Miranda da propriedade do ofício de cosmógrafo-mor, 17 de Dezembro de 1723.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Conselho de Guerra, Consultas, Maço 69, Consulta de 3 de Fevereiro de 1710.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, Lv. 3, fl. 261 v., 409.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, Lv. 3, fl. 403-404, alvará de mercê de fidalgo cavaleiro a Manuel Pimentel, 26 Outubro de 1709.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Inventários post mortem, letra L, maço 44, nº 14, inventários dos bens de Luís Francisco Pimentel.

Bibliografia

Albuquerque, Luís de. “Manuel Pimentel", Dicionário de História de Portugal, dir. Joel Serrão, vol. V, 80. Porto: Livraria Figueirinhas, 1984.

Albuquerque, Luís, Armando Cortesão e Fernanda Aleixo, ed. Manuel Pimentel, Arte de Navegar. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1969.

Conde, Antónia Fialho. "Manuel Pimentel", Dicionário de Cientistas, Engenheiros e Médicos Portugueses. Lisboa: CIUHCT, 2022; on-line. Consultado a 1 de Setembro de 2022.

Correia, Carlos Alberto Calinas. "A arte de navegar de Manuel Pimentel (as edições de 1699 e 1712)". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.

Ferreira, Nuno Alexandre Martins. "Luís Serrão Pimentel (1613-1679): Cosmógrafo Mor e Engenheiro Mor de Portugal." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2009.

Machado, Diogo Barbosa. Biblioteca Lusitana, Histórica, Artística e Cronológica, vol. III. Coimbra: Atlântica Editora (1752) 1966.

Matos, Rita Cortês de. "António de Mariz Carneiro Cosmógrafo-Mor de Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.

Olival, Fernanda. "O acesso de uma família de cristãos-novos portugueses à Ordem de Cristo", Ler História 33 (1997): 67-82

Ribeiro, Dulcyene Maria. "A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, Matemática e ensino da Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil". Tese de Doutoramento, Universidade de São Paulo, 2009.

Sousa, António Caetano, História Genealógica da Casa Real Portuguesa, tomo VIII 8: 339-341.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo