António Francisco Rosa

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


António Francisco Rosa
Outras Grafias EQUAL
Nascimento
Oeiras
Morte 08 de maio de 1829
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Tinha filhos.

Carreira

Estuda arquitectura com José Joaquim Ludovice.

Arquitecto ajudante das Obras Públicas e do Paço de Nossa Senhora da Ajuda. Após a morte de Francisco Xavier Fabri passa a primeiro arquitecto, dirigindo a obra.

Recebe o hábito de Cristo.

A partir de 1821 é sub-inspector do dito Palácio.

Debate documentado entre Rosa e Joaquim da Costa e Silva, que foi, também, inspector do Palácio[1].

Era inspector da Sala do Risco do Palácio da Ajuda[2]

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 415
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 157.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo

"António Francisco Rosa" in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa. (última modificação: 27/08/2024). Consultado a 04 de outubro de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ant%C3%B3nio_Francisco_Rosa