António Pinto da Fonseca

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


António Pinto da Fonseca
Nome completo António Pinto da Fonseca
Outras Grafias EQUAL


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Partiu para a Índia em 1612, investido no recém-criado cargo de provedor das fortalezas com a função de superintender as as obras nas fortalezas e a artilharia, visitá-las com um engenheiro e informar-se do estado em que se achavam. Esse cargo fora criado a 9 de fevereiro de 1611.

Antes de ir para a Índia havia militado na Flandres, onde ganhara grande nome e fama.

Opôs-se à construção de uma igreja jesuíta. Em Diu traçou a obra do baluarte da barra. Executou a fortaleza de Cochim, cumprindo o traçado feito pelo engenheiro Júlio Simão.

A 7 de janeiro de 1614 o rei fê-lo provedor e visitador geral das fortalezas do Estado da Índia.

Em 1629 achava-se em Malaca com o título de capitão-geral do sul e poderes de vida da fazenda, participou no cerco da cidade[1].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 405

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo