Baltazar Álvares

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Baltazar Álvares
Nome completo Baltazar Álvares
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento +1560-00-00T00:00:00Z
Morte +1630-00-00T00:00:00Z
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Sobrinho de Afonso Álvares. Em 1587 é confirmado o aforamento que lhe fez o conde de Monsanto de terras do morgado de S. Mateus, em Alenquer. D. Sebastião refere-se a ele como "meu moço de câmara e arquitecto". Moço de câmara e arquitecto de D. Filipe I.

Carreira

Em 1579 trabalha como arquitecto do Convento de Santo Antão-o-Novo. Nesse mesmo ano, trabalha como mestre das obras das Ordens de S. Tiago e Avis. Mestre de obras em 1580, assume o lugar de mestre de obras dos paços de Santarém, Almeirim e Salvaterra e do Mosteiro da Batalha, por morte de António Mendes. Em 1598 trabalha como arquitecto do mosteiro grande de S. Bento de Lisboa e em 1600 trabalha como arquitecto do Colégio de S. Bento de Coimbra.

Entre 1598 e 1624, trabalha como arquitecto da Igreja de S. Vicente de Fora, substituído depois por Pedro Nunes Tinoco[1][2].

Outras informações

Sousa Viterbo não está seguro do parentesco entre Afonso e Baltazar Alvares. Nos documentos, assina Baltazar Alves. Sousa Viterbo aponta a existência de outro Baltazar Alvares, contemporâneo deste, exercendo funções de mestre de carpintaria da Ribeira das Naus, não estando certo sobre serem o mesmo.

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 15-19 e 493
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 218-220.

Fontes

Referências bibliográficas


Ligações Externas


Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo

em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Baltazar_%C3%81lvares