Baltazar Álvares

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Baltazar Álvares
Nome completo Baltazar Álvares
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento +1560-00-00T00:00:00Z
Morte +1630-00-00T00:00:00Z
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Sobrinho de Afonso Álvares. Em 1587 é confirmado o aforamento que lhe fez o conde de Monsanto de terras do morgado de S. Mateus, em Alenquer. D. Sebastião refere-se a ele como "meu moço de câmara e arquitecto". Moço de câmara e arquitecto de D. Filipe I.

Carreira

Em 1579 trabalha como arquitecto do Convento de Santo Antão-o-Novo. Nesse mesmo ano, trabalha como mestre das obras das Ordens de S. Tiago e Avis. Mestre de obras em 1580, assume o lugar de mestre de obras dos paços de Santarém, Almeirim e Salvaterra e do Mosteiro da Batalha, por morte de António Mendes. Em 1598 trabalha como arquitecto do mosteiro grande de S. Bento de Lisboa e em 1600 trabalha como arquitecto do Colégio de S. Bento de Coimbra.

Entre 1598 e 1624, trabalha como arquitecto da Igreja de S. Vicente de Fora, substituído depois por Pedro Nunes Tinoco[1][2].

Outras informações

Sousa Viterbo não está seguro do parentesco entre Afonso e Baltazar Alvares. Nos documentos, assina Baltazar Alves. Sousa Viterbo aponta a existência de outro Baltazar Alvares, contemporâneo deste, exercendo funções de mestre de carpintaria da Ribeira das Naus, não estando certo sobre serem o mesmo.

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 15-19 e 493
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 218-220.

Fontes

Referências bibliográficas


Ligações Externas


Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo

em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Baltazar_%C3%81lvares