Conde de Forbin

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Conde de Forbin
Nome completo Louis Nicolas Philippe Auguste de Forbin
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 19 de agosto de 1777
[[La Roque-d'Anthéron]]
Morte 22 de fevereiro de 1841 (63 anos)
[[Paris]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Louis Nicolas Philippe Auguste de Forbin foi um pintor francês, primeiro barão e depois conde de Forbin. Foi aluno de Jacques-Louis David. Era amigo de François Marius Granet.

Esteve em Lisboa a servir sob as ordens do general Delaborde, durante a ocupação francesa. Então percorreu o nosso país com Domingos Sequeira como guia, visitando, entre outros sítios, Alcobaça e Coimbra. Estas visitas serviram-lhe de tema a pinturas sobre Inês de Castro mencionadas pelo Marquês de Resende na obra que dedicou à imperatriz da Áustria.

Escreveu sobre as suas viagens a Portugal na obra Voyages dans le Levant, en 1817 et 1818 (1819).

Carreira

Em 1816 foi nomeado director geral dos museus reais de França. Expôs nos salões parisiense de 1831 e 1833[1].

Outras informações

Obras

  • c. 1817 - Uma ou duas pinturas representando a exumação/coroação de Inês de Castro. Nela domina a arquitectura que, longe de ser semelhante à do claustro convento de Santa Clara a Velha de Coimbra ou à de Alcobaça, onde ocorreram os eventos, mais se assemelha à do mosteiro dos Jerónimos. (ver comentários)


Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Artes e Artistas em Portugal, 20-26.

Bibliografia e Fontes

  • Abrantès, Laure Junot, Souvenirs d'une ambassade et d'un séjour en Espagne et en Portugal, de 1808 à 1811. Paris: Ollivier, 1837.
  • Marquês de Resende, Souvenirs de Coimbre: dediés a sa Majésté l'Impératrice Douairiére d'Autriche. Munique: Imprimerie de Charles Wolf, 1849.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo