Domingos Parente da Silva

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Domingos Parente da Silva
Nome completo Domingos Parente da Silva
Outras Grafias valor desconhecido
Pai José Parente
Mãe Inácia Baptista
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) Francisco Carlos Parente
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 4 maio 1836
Lisboa, Lisboa, Portugal
Morte 17 novembro 1901
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Domingos Parente da Silva cursa a Academia de Belas Artes de Lisboa, seguindo o curso de pintura histórica, sendo premiado com a medalha de ouro no concurso trienal pelo quadro Abel e Caim.

Dedica-se posteriormente à arquitectura.

Projecta e constrói os Recreios Whitoyne, na praça dos Restauradores (hoje Avenida Palace). Projecta os Jerónimos, igreja e museu; a instalação de camaratas e enfermarias anexas à Casa Pia de Lisboa; uma igreja para Alpiarça, um matadouro para Santarém; um grandioso edífico para hospital de alienados; projecta e constrói parte dos paços do Concelho em Lisboa.

Entra para as Obras Públicas em 1884, entrando no quadro dos arquitectos. Trabalha no arranjo e decoração do Tribunal de Contas e nas obras dos paços das Necessidades e da Ajuda.

Trabalha na decoração de festas públicas e edifícios particulares, em Portugal e no Brasil.

Projecta o pórtico do Cemitério dos Prazeres.

Promovido a arquitecto de 1ª classe por falecimento de Valentim José Correia.

Membro da secção de arquitectura da Sociedade Nacional de Belas Artes e presidente da assembleia geral da Associação dos Construtores Civis[1].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 240-241.

Fontes

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Domingos Parente da Silva In Wikipédia


Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo