Filipe Brias

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Filipe Brias
Nome completo Filipe Brias
Outras Grafias EQUAL

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Em 1578 é arquitecto militar[1].

"Considerado, pelo historiador Rafael Moreira, como um escultor de origem flamenga do séc. XVI, novos dados foram recentemente apresentados pelo historiador Pedro Flôr que tem por base processos da inquisição os quais vêm lançar alguma luz sobre a sua biografia. Sabe-se que, em depoimentos dos anos 50 e 60 do séc. XVI prestados à inquisição por alguns mestres carpinteiros de marcenaria, Filipe Brias é apresentado como um escultor francês que contactava com a elite de corte, tendo trabalhado em Lisboa e em Tomar. Em Abril de 1558 parte para a Índia acompanhando o Vice Rei D. Constantino de Bragança. É de sua autoria a escultura de Cristo na Cruz (1551) encomendada pelo infante D. Luís (filho de D. Manuel I) para o Mosteiro dos Jerónimos."[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 136.
  2. Artistas do Mosteiro dos Jerónimos.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo