Francisco de Oliveira Barbosa

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Francisco de Oliveira Barbosa
Nome completo Francisco de Oliveira Barbosa
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Cargos
Cargo Astrónomo


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Francisco de Oliveira Barbosa era astrónomo. Trabalhou no levantamento de cartas corográficas e hidrográficas de São Paulo[1].

Outras informações

Obras

Carta corografia e hidrografica de toda a costa do mar da capitania de S. Paulo, levantada e configurada pelo Coronel do Real Corpo de Engenheiros João da Costa Ferreira desde o Rio Sahi extrema da capitania da parte do Sul the a ponta da Enceada da Bertioga, e da dita ponta the a extrema da parte do Norte pelo seu Ajudante Antonio Rodrigues Montezinho, tudo baixo dos pontos de longitude e Latitude calculados pelo Astronomo de S. Alteza Real Francisco de Oliveira Barboza, e riscada pelo segundo Tenente do mesmo Real Corpo Rofino Jozé Felizardo e Costa. Na mesma Carta vão os Mapas das Observações Astronomicas que se fizerão nesta Capitania desde o ano 1789 e o das madeiras de ley que se achão nos Rios reservaods para os cortes reais; suas navegações, tanto de summacas como de canoas, o numero de estaleiros, aonde se constroem embarcações. 0m,980x1m,492 (Original a aguarela, com assinatura de João da Costa Ferreira - Arquivo Militar do Rio e Sociedade de Geografia de Lisboa).

Cartas Corographias e Idrograficas de toda a costa e portos da Capitania de São Paulo com as plantas topograficas das suas villas e Fortificações respectivas. Levantadas e configuradas por João da Costa Ferreira, Coronel graduado do Real Corpo de Engenheiros debaxo dos pontos de latitude e longitude observados pelo Astronomo de S.A.R. Francisco de Oliveira Barboza em 1791 sendo as logitudes contadas da ponta mais occidental da Ilha do Ferro para o Oriente as latit. todas Austrais. 7 fl. 0m,484x0m,484 (Original a aguarela - Arquivo Militar do Rio).

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 241-242.

Fontes

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo