Henrique Guilherme de Oliveira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Henrique Guilherme de Oliveira
Nome completo Henrique Guilherme de Oliveira
Outras Grafias EQUAL
Pai Joaquim de Oliveira

Biografia

Dados biográficos

Filho de Joaquim de Oliveira.

Carreira

Nomeado para substituir o pai. Após a morte do pai, a 17 de janeiro de 1803, pede para ficar com o lugar que ocupava.

"architecto das obras dos pharoes", cargo criado e conferido a Joaquim de Oliveira a 03 de março de 1792 e ocupado depois por Henrique Guilherme de Oliveira. O lugar é posteriormente pedido por Martinho Peixoto.

Examinado por José da Costa e Silva[1][2].

Outras informações

Obras

  • Memoria, em a qual se mostra o estado da real valla de Alpiarça e sitios adjacentes, seu melhoramento e utilidades que delle resultam. Offerecida a S. A. R. o Principe Regente Nosso Senhor por Henrique Guilherme de Oliveira. Lisboa. 1800. 1 vol. 4º grande, 42 páginas com mapa da vala, desde a vila da Chamusca até porto de Muge (Biblioteca da Ajuda).
  • Plano urbanístico de Porto Covo.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 474.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 219 e 473.

Bibliografia e Fontes

  • Quaresma, António Martins. Porto Côvo: um exemplo de urbanização das luzes. Santiago do Cacém: 1988.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo